segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividades educativas marcam o Dia do Meio Ambiente em Queimados

Visando frisar a importância da participação de todos os segmentos da sociedade em prol da conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados realizará diversas atividades educativas, no dia 05 de junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A partir das 9h, os técnicos da  Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEMURMA) e os alunos da Escola Municipal Oscar Weisnsckenck realizarão uma caminhada ecológica, visitando os moradores da região para falar da importância da preservação do meio ambiente e dar dicas sobre como proceder em determinadas situações, como por exemplo, o descarte do óleo de cozinha e noções de coleta seletiva. A atividade contará também com a distribuição de folhetos informativos e distribuição de mudas, além de oficinas de papel reciclado.

Já na parte da tarde, a partir das 15h, será apresentada no Teatro da Escola Marlice Ferreira da Cunha a esquete teatral “Proibido jogar óleo no ralo”, que mostra a importância da coleta do óleo de fritura usado, que despejado no solo pode contaminar até 10 mil litros de água. O dia também contará com a entrega do prêmio para os vencedores do concurso de melhor redação, que tem como tema "Economia verde: Ela te inclui?” e, é desenvolvido com os estudantes da Rede Municipal de Ensino. O primeiro lugar ganhará uma bicicleta, o segundo receberá um slackline (fita de nylon, estreita e flexível, utilizada para a prática do esporte de equilíbrio que leva o mesmo nome) e o terceiro um DVD.

As comemorações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente serão concluídas com a palestra sobre questões ambientais de um modo geral destacando, em especial, a importância do licenciamento ambiental para o desenvolvimento do município. A discussão será direcionada aos gestores públicos, empresários e representantes da sociedade civil. O dia será encerrado com a apresentação da Guarda Ambiental - criada recentemente na cidade.

O Secretário Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente, Alexander Riboura Dornellas, ressalta a relevância de alertar a população sobre a problemática da preservação ambiental. “Estamos seguindo as determinações do prefeito Max Lemos que entende a grande necessidade de fomentarmos ações que servem para conscientizar a população sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Por isso, buscamos fazer uma programação que inserisse todas as faixas etárias, diversos setores governamentais e da sociedade civil”, frisou Dornellas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.