terça-feira, 21 de agosto de 2012

IV CONFABANQ reúne mais de cinco mil pessoas em Queimados

Bandas queimadenses Leões e Comeq Fanáticos se classificam pela primeira vez para a etapa Nacional

Nem mesmo o frio espantou as mais de três mil pessoas que, ao invés de se encolheram embaixo do cobertor, foram até a Vila Olímpica para conferir as atrações da quarta edição do Concurso de Fanfarras e Bandas de Queimados neste final de semana (18 e 19/08). O IV CONFABANQ esquentou o clima da cidade e levou aproximadamente 1.800 músicos para disputarem entre si, na etapa que também serviu como seletiva do Estadual, com a participação de 40 bandas vindas de todo o estado do Rio.

O torneio é uma iniciativa da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ) e Associação de Apoio às Bandas e Fanfarras Estaduais (AABAFERJ).

As equipes competiram ao longo dos dois dias em categorias diferentes e um dos grandes destaques do CONFABANQ ficou por conta das Bandas Leões e Fanáticos Comeq Tambores, pratas da casa, que conseguiram classificação inédita para disputar a etapa Nacional ainda este ano, no mês de novembro. Conquistando o vice-campeonato nas categorias: Banda de percussão com instrumentos melódicos – juvenil e sênior, respectivamente, o diretor musical e coordenador do evento na cidade, Elias Oliveira, atribui as conquistas e o sucesso do evento à organização e empenho de todos os participantes. “Só sei que é muita felicidade, o reconhecimento do trabalho veio com a classificação para a etapa Nacional. São mais de 100 queimadenses, com sorriso de orelha a orelha, que vão a São Paulo para disputar o torneio representando o município”, comentou Elias emocionado.

Queimados pode sediar etapa Nacional

Para o presidente da Federação de Fanfarras e Bandas do Estado do Rio de Janeiro e maestro, Vinícius Lemos, a etapa estadual é uma verdadeira prévia da Nacional e acredita que Queimados está preparado para sediar uma competição desse porte. “Estamos todos satisfeitos com a qualidade do evento e, em especial, dos competidores. Por mim, caso a competição do próximo ano seja mesmo no Rio, Queimados é a minha indicada para sediá-la”, revelou o presidente.

Durante todo o encontro as bandas agitaram o público com sucessos populares como “Extravasa” e “La Bamba”. Entre os quesitos em julgamento estiveram: técnica musical, melodia, harmonia, repertório, marcha, garbo, uniforme e instrumentos. Os jurados foram selecionados pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados em parceria com a Federação de Bandas e Fanfarras do Estado do Rio de Janeiro (FFABERJ). Cada categoria foi disputada em 1º, 2º e 3º lugar, segundo as regras da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras.

2 comentários:

  1. PARABÉNS À PREFEITURA DE QUEIMADOS!!! PARABÉNS À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO!!! RAROS SÃO OS MUNICÍIOS QUE SE DISPÕEM A SEDIAR OS CAMPEONATOS ESTADUAIS, COM A QUALIDADE QUE PUDEMOS OBSERVAR EM NOSSA CIDADE.

    ResponderExcluir
  2. Parabens aus organisadores elias pricipaumente espero que vc continue assim quedeus te abensoe ete muitas fossas pr vc faser mas e mas barabens atodos

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.