segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Queimados já tem Cartilha de Acessibilidade

Municípios da Baixada Fluminense apresentaram seus projetos e soluções durante o III Seminário de Calçadas Acessíveis

Fazendo valer a máxima de que não apenas o Brasil é “de todos”, mas também a cidade de um modo geral, a Prefeitura de Queimados apresentou nesta sexta-feira, 24 de agosto, sua Cartilha técnica “Andar Melhor”. O III Seminário de Calçadas Acessíveis faz parte do Projeto Mobilidade Urbana – Programa Calçada Acessível, e contou com a apresentação de demais trabalhos dos municípios de Nova Iguaçu, Seropédica, Paracambi, Mesquita, Nilópolis, Mangaratiba e Japeri.

O encontro aconteceu no auditório da Firjan, em Nova Iguaçu, em conjunto com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e a UFRJ. O material elaborado pelo corpo técnico do município de Queimados apresenta soluções para os passeios públicos e diretrizes voltadas para políticas públicas em prol da revitalização e padronização de calçadas, além de informações que visam conscientizar a população sobre a importância de calçadas seguras que sigam os critérios de acessibilidade. Um dos principais objetivos é garantir melhores condições de acesso e locomoção aos portadores de deficiência física.

Para o coordenador do Projeto “Mobilidade Urbana”, Marcelo Kaiuca, o empenho dos órgãos públicos foi um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso da iniciativa. “As Prefeituras souberam abraçar a ideia e se dedicaram, fizeram com que o Projeto realmente acontecesse”, destacou Kaiuca, que também é presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (ASDINQ).

Na ocasião, o subsecretário de Obras, André Bianche, destacou a prioridade do Projeto para Queimados. “Já está claro para todos nós o que é preciso ser feito, todas as esferas estão interligadas nesse sentido. O próximo passo agora é frisar na questão da aplicabilidade e, logo depois, realizar um grande trabalho de conscientização e educação”, ressaltou Bianche, assegurando em seguida que as construções públicas mais recentes como o Centro de Atividades da Terceira Idade (no bairro Vila Pacaembu) e a Praça da Juventude (no bairro São Miguel) serão acessíveis e as outras já existentes também serão adaptadas.

Queimados conta com, aproximadamente, 14 mil pessoas com deficiência e foi pioneira em todo o estado a levar seu corpo técnico para participar do curso de capacitação Mobilidade Urbana em Calçadas Acessíveis. A Cartilha Acessível “Andar Melhor” será encaminhada para a câmara de vereadores, e após a votação será sancionada a lei municipal de mobilidade urbana, garantindo a padronização das calçadas e a acessibilidade de um modo geral à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.