terça-feira, 23 de outubro de 2012

Educadores participam do III Concurso Professor Alberto Pirro em Queimados


Alegria, sucesso e resultado foram as palavras da vez na festa que comemorou o dia dos professores em Queimados nesta segunda-feira, 22 de outubro, no ginásio da Escola Municipal Metodista. Mais uma vez, reconhecendo o bom desempenho dos educadores da rede municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, promoveu a terceira edição do Concurso Professor Alberto Pirro, prêmio que elege os professores que desenvolveram as melhores práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula ao longo do ano. Na ocasião os professores se reuniram para assistirem juntos à palestra do apresentador de televisão e presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), Daniel Godri.

O também professor, Daniel Godri, no intuito de estimular os educadores, ministrou a palestra ‘’Colaboradores Brilhantes, Líderes Fascinantes’’ animando o público com metáforas divertidas e relatos de experiências profissionais bem sucedidas utilizando técnicas de auto motivação. “Nenhuma escola do mundo ensina experiência, a não ser a vida. Basta despertar em si mesmo a capacidade de se motivar e buscar sempre se aperfeiçoar”, destacou Godri.

Após a apresentação do palestrante, a Secretaria de Educação prestou homenagens a algumas figuras importantes que se destacaram no cenário educacional do município como a atual secretária, Mírian Motta, o ex-secretário Lenine Lemos, a subsecretária Lina Vasconcelos e a filha do professor Alberto Pirro – professor, grande entusiasta da Educação na rede municipal de Queimados e patrono do Concurso, Ingrid Gaudiero. A diretora da Escola Municipal Luiz de Camões, Adriana do Carmo Felipe, também foi homenageada por conta do desempenho record no município, atingido pela Escola, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 5,2%.

 A secretária Mírian Motta, agradeceu aos professores pelo carinho e dedicação aos alunos. “Eu sou e sempre serei grata a todos vocês por poder fazer parte desta grande família junto com esta grande equipe. Acredito que uma educação melhor é possível sim, não apenas para o aluno, mas para o profissional que também merece ser valorizado e respeitado”, destacou Mírian.

Projetos pedagógicos abrilhantam a festa

O grande destaque da festa ficou mesmo por conta da entrega dos prêmios. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos – ganharam estadias de final de semana com direito a acompanhante, em hotel com destino escolhido pelo vencedor, em qualquer lugar do Brasil além do notebook, um laptop e um tablet (computador em forma de prancheta), respectivamente.

Duas unidades foram as grandes vencedoras do Prêmio. A Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Brandão, pela segunda vez consecutiva conquistando o lugar mais alto do pódio, se destacou nas categorias Educação Infantil, com o projeto “Brincando e Aprendendo com os Clássicos Infantis” e I Segmento (anos iniciais). A unidade Professora Scintilla Exel, levou a melhor nas categorias II Segmento e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com os projetos ‘’Gráficos x Drogas’’ e ‘’Chute essa pedra’’.

O Concurso Alberto Pirro valoriza propostas pedagógicas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, desde a educação infantil até o ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção tem como critérios a qualidade, a criatividade, nível de participação das turmas, aplicabilidade e a repercussão do trabalho na escola. O professor e escritor Alberto Pirro foi professor e um dos grandes entusiastas da Educação na rede municipal de Queimados. Após a emancipação da cidade, no início da década de 90, participou ainda mais ativamente das atividades voltadas para a Educação e, em especial, para a manutenção e valorização do desfile cívico no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.