quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Jogos para Pessoas com deficiencia de Queimados ensina atletas deficientes a sonharem



Os jogos para pessoas com deficiência de Queimados, a JOPED, foi emocionante. Além da oportunidade de superação na prática do esporte, neste ano os participantes foram incentivados a sonharem com possibilidades infinitas. É que o evento contou com a presença de dois atletas paralímpicos que vieram inspirar pais e crianças a buscarem um futuro melhor, contrariando as impossibilidades. O evento é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Esporte e Lazer. 

Participaram do evento crianças matriculadas na rede pública de ensino e integrantes da APAE de Queimados, disputando jogos de corrida, salto, arremesso de bolas, e corrida de obstáculos, todos adaptados para suas deficiências.


Camille e Yagonny

A atleta paralimpica Camillee Rodrigues, discursou para as crianças de que tudo é possível com força e determinação. A atleta começou a praticar natação aos quatro anos para que a coluna não ficasse atrofiada devido à amputação que teve na perna direita quando tinha três anos. Entre os anos de 2007 e 2008, conquistou 24 medalhas de ouro, nove de prata e dois de bronze; quebrou recordes e foi finalmente consagrada atleta da seleção brasileira paralímpica no final deste segundo ano.
E Yagonny, ao segurar o microfone com os braços amputados, emocionou a todos, deixando as crianças encantadas. Yagonny sofreu um acidente aos instalar um letreiro de armação de ferro. Na hora de suspendê-lo, o material passou perto do fio. O choque de 13mil volts o levou a amputar parte dos dois antebraços. O atleta ganhou as pistas e pouco menos de um ano já havia se tornado o recordista brasileiro nos 800 metros em sua classe (T45).

Foram os campeões da edição deste ano as escolas E.M. Monteiro Lobato, no 3° lugar, a E.M. Professora Maria Corágio Xanchão, no 2° lugar e a grande campeã a E.M. Metodista de Queimados. No evento todos os atletas que participam ganham medalhas.

Equipe da Secretaria de Esporte e Lazer
Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a competição se tornou mais que um evento do calendário estudantil, os jogos são um incentivo para que as crianças não desanimem diante de suas limitações e possam superar os obstáculos e se tornarem exemplo para a sociedade mostrando que, quando há força de vontade não existem impossibilidades. “Abraçar uma atividade física pode transformar a vida de uma criança especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente”, declara Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.