quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Profissionais de Enfermagem participam do “Capacita Coren” em Queimados


O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), através do programa Capacita Coren, realizou nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, o curso de capacitação “Emergência e Urgência” para profissionais de Enfermagem no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Durante todo o dia, cerca de 150 profissionais entre eles: auxiliares, técnicos e enfermeiros da Baixada Fluminense aprenderam novas técnicas e procedimentos de primeiros socorros, a diagnosticar casos considerados de urgência, melhorar a rapidez do primeiro atendimento para evitar o agravamento da vítima, entre outros.

Segundo a palestrante e coordenadora do Capacita Coren, Lilian Behring (foto), o programa de capacitação tem como objetivo aprimorar a qualificação dos profissionais de Enfermagem e, assim, melhorar a qualidade e a rapidez dos atendimentos às vitimas. “Nesse curso específico eles aprendem novas técnicas e procedimentos em emergências. Também ensinamos como avaliar o grau da gravidade do paciente e a importância da rapidez no atendimento”, explicou a professora.

Ainda segundo ela, o Coren-RJ é uma entidade que disponibiliza diversos cursos gratuitos à categoria. “Mais de 60 cursos são oferecidos pelo Conselho. Ao final dos cursos, todos os participantes são certificados especificando a carga horária e o tema. Mais de 10 mil pessoas já foram certificadas. Os certificados são válidos em processos seletivos de avaliação de títulos”, comentou Behring, que é doutora em enfermagem cardiovascular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pronto atendimento

Atualmente, a rede municipal de Saúde de Queimados possui quatro ambulâncias para atender situações de emergência. Deste número, duas são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e duas básicas da Secretaria Municipal de Saúde. As unidades móveis ficam no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Segundo o último relatório da Coordenadoria Municipal de Operações do SAMU, 1.441 ocorrências foram atendidas em 2011. Neste ano, desde o mês de janeiro, mais de mil atendimentos foram registrados.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.