quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Centros de Referência de Assistência Social de Queimados realizam a formatura de 269 alunos



Turma do Projovem do CRAS do Inconfidência
Tendo em vista que qualificação profissional e geração de emprego são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da cidade, o Projovem Trabalhador de Queimados formou, no Teatro Escola Marlice Margarida F. da Cunha, 269 alunos que participaram do projovem adolescente e do projeto Geração de Trabalho e Renda que concluíram seus cursos nos 8 Centros de Referência de Assistência Social – os CRAS – espalhados pela cidade. O Projovem Trabalhador, que tem por objetivo fomentar no adolescente a consciência de cidadão, ensinando os direitos e deveres de cada pessoa além de dar instruções sobre a preparação de currículos e comportamento em entrevistas de emprego, formou 119 jovens.

A adolescente Priscila da Silva Santos de 16 anos, que estudou no CRAS do bairro Inconfidência, conta como o curso a ajudou a obter novos conhecimentos. “No projeto eu aprendi noções importantes sobre os direitos das mulheres, das crianças e dos adolescentes e do cidadão. E ainda, recebi instruções sobre como elaborar meu currículo e me comportar em uma entrevista de emprego. Vou levar esses conhecimentos pra minha vida”, diz Priscila. As orientadora e facilitadora do CRAS do Inconfidência, Ana Lúcia Melo e Regina Sampaio, eram só sorrisos. “É gratificante fazer esse trabalho. Nós presenciamos uma mudança na vida desses meninos, eles entram de uma maneira e saem completamente diferentes”, conta, orgulhosa, Ana.

Clemerina
Também se formou na mesma tarde, 150 participantes dos cursos de corte e costura, manicure, cabelereiro, artesanato, entre outros que compõe as oficinas do Geração de Trabalho e Renda, que tinham componentes das mais variadas idades. Quem falou ao público foi a Dona Clemerina Caetano, de 75 anos, e destacou que nunca é tarde para se movimentar e que todas as mulheres idosas devem participar deste projeto, “eu amo dançar bolero e vocês precisam experimentar também!”. Quem emocionou o público foi a pequena Ester Paixão, de 9 anos, que agradeceu a todos os professores e contou como foi a reação dos pais ao vê-la falando inglês. “Meus pais ficaram muito surpresos com o meu aprendizado. Eu amei fazer o curso e agradeço a todos que ajudaram. Thank you!”, agradeceu em inglês a pequena Ester.

Ester
Alunos criam roteiro e encenam peça

Durante a cerimônia, os adolescentes do Projovem encenaram uma peça escrita e montada por eles que tinha como tema “Romeu e Julieta: Vasco da Gama X Flamengo”, que contou a clássica história de amor na visão e com as características do cotidiano da turma de jovens. Na história da visão dos jovens, o amor impossível entre dois adolescentes que torciam para times diferentes e de grande rivalidade: Julieta era vascaína, enquanto Romeu era flamenguista. Para não se casar com um “sapo de óculos feio”, Julieta e Romeu passam um esmalte rosa que os leva a adormecer e parecerem mortos. Neste momento os pais vêem que o amor é realmente verdadeiro e decidem apoiar o casal. No final as duas famílias de flamenguistas e vascaínos selam a união com um delicioso churrasco na laje. Nem é preciso dizer o quanto o imenso público que estava presente se divertiu e gargalhou com a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.