terça-feira, 31 de julho de 2012

Minha Casa, Minha Vida em Queimados já tem mais de 20 mil inscritos

      
                                                                                        
Como o primeiro município da Baixada Fluminense a assinar o convênio de construção de unidades habitacionais com o “Minha Casa, Minha Vida”, Queimados já ultrapassa a casa dos 20 mil no número total de inscritos no programa. Através dos cadastros, realizados pela Secretaria de Habitação, a Prefeitura de Queimados entregou mais de 2.500 unidades habitacionais à população e outras 1.500 já estão em construção nos bairros Belmonte, Eldorado e São Jorge. Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades estão: pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, assim como as que estão sendo beneficiadas pelo Programa Auxílio-Moradia (moradores de áreas de risco), e terão garantidos os seus imóveis, respeitadas as proporções legais. Aos idosos são destinados 10% e aos deficientes 5%. As casas são destinadas para pessoas com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

De acordo com a subsecretária de Habitação, Ruth Costa, só nos últimos dois meses, mais de 14 mil pessoas foram até o órgão para se cadastrarem no programa. “Diariamente realizamos mais de 100 atendimentos por conta do Minha Casa, Minha Vida e, apesar das inscrições já estarem encerradas este ano, a procura ainda é grande”, declarou a subsecretaria, que atribui o sucesso à credibilidade do programa. É o que confirma a dona de casa Maria Ivonise da Silva, de 47 anos, que recentemente fez a inscrição. “Quando ouvi o anúncio pela primeira vez não me inscrevi porque pensei que jamais viraria realidade. Quando vi os apartamentos no Valdariosa todos bonitinhos e com gente morando, não tive dúvidas e tratei logo de fazer a minha inscrição”, revelou a moradora do Fanchem.

Até o momento mais de duas mil famílias já foram beneficiadas e só no Condomínio Valdariosa foram construídos 1.500 apartamentos divididos em três fases, todos já entregues. O empreendimento ganhou ainda o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social do Brasil – Faixa 1, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio é destinado às pessoas com renda mensal de até R$ 1,6 mil e se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

No bairro Belmonte os futuros moradores do Residencial Senador Paulo Duque já foram até o local para escolherem suas casas, que serão entregues até o fim do mês de agosto. São 220 unidades que contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, além de espaços privativos nos fundos e na frente, ambos com autorização para a permanência de animais de pequeno porte. Outras 407 famílias também já podem comemorar a realização do sonho da casa própria no bairro São Jorge. Todas as unidades do condomínio contam com sistema solar de aquecimento para o uso de chuveiros e redução em aproximadamente 50% nas contas de luz e água, a previsão de entrega das chaves é para o mês de setembro.

Caps faz festa julina para pacientes em Queimados

Fechando os festividades julinas, a segunda-feira (30) foi de arraiá em Queimados. O Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria Municipal de Saúde, organizou uma festa para mais de 100 pacientes que são atendidos pela unidade de saúde mental. A festa contou com comidas típicas, quadrilhas, brincadeiras e brechó.

O Caps é destinado às pessoas que sofrem transtornos psicológicos e psiquiátricos graves. A unidade, que atende mais de 100 pacientes por mês, disponibiliza ainda atividades terapêuticas como oficinas de música, dança, leitura e teatro. O Caps funciona na Travessa Marques, nº 195 – Centro, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Informações: 2779-9103.  

Queimados realiza II Jornada esportiva Estudantil e Cultural de Esportes de Areia

Times em campo na última edição do campeonato
Quem passa pela praça dos Eucaliptos já percebeu a movimentação de montagem da quadra para a II Jornada Estudantil e Cultural de Esportes de Areia. O torneio conta com a participação de times de todas as escolas públicas da cidade em diferentes modalidades como o vôlei, futebol de areia, handebit e futevôlei nas categorias sub-12, sub-14 e sub-17.

Nesse final de semana, 4 e 5 de agosto, a partir das 10h, os times se enfrentam na etapa classificatória para o campeonato. De 7 a 24 de agosto, começa o torneio para definir os três primeiros lugares de cada categoria.
 
O Secretário de Esportes e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro Guimarães, relata que o torneio conta com a participação de 30 a 40 alunos por escola e promete agitar o centro da cidade. Quem quiser conferir as disputas pode comparecer ao ginásio, a partir das 10h, neste final de semana, de 7-10 e 22-24 de agosto a partir das 19h, e de 13 a 21 a partir das 14h. A competição é uma parceria entre as Secretarias de Esporte e Lazer e de Educação.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Queimados realiza 4ª Copinha de Judô


A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Esporte e Lazer, realizará no próximo domingo, 5 de agosto, a 4ª Copinha de Judô de Queimados, onde serão premiados atletas de 4 a 14 anos, divididos em categorias, classificados até o terceiro lugar. A expectativa é que mais de 300 competidores de toda a região participem do torneio.

As instituições interessadas deverão inscrever seus atletas na Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados até o dia 2 de agosto, na Vila Olímpica, situada na Avenida Maracanã, s/nº, no bairro Vila Pacaembu, munidos de um documento de identificação que contenha foto e a data de nascimento do judoca, até às 17h.

As disputas acontecerão nas duas categorias, masculina e feminina, no Ginásio Municipal de Esportes da Escola Municipal Metodista de Queimados, que fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira nº 735 – Vila Pacaembu, Queimados – das 8h às 15h.

Defesa Civil forma Voluntários Seniors em Queimados

Os 50 Voluntários Seniors da primeira turma coordenada pela da Defesa Civil de Queimados se formam nesta terça-feira, 31 de julho. A cerimônia, acontecerá às 17h no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha.

Entre os dias 23 e 27 de julho, a turma recebeu instruções para atender a população em casos de calamidade pública e emergências, após a entrega dos diplomas, os formandos serão empossados como representantes da Defesa Civil.

Para o coordenador da Defesa Civil, Major Neves, os voluntários estarão prontos para representar a defesa civil seja em casos de emergência ou em cerimônias civis.

O projeto Voluntários Senior é uma parceria entre as Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e Promoção da Cidadania, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Terceira Idade.

Queimados ganha Vara Única de Trabalho com sistema informatizado de aten...

Queimados lança pedra fundamental de fábrica da Cless Cosméticos

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Voluntários da Defesa Civil realizam aula prática em Queimados


Extintor de incêndio, botijão de gás e muita fumaça invadiram a Praça dos Eucaliptos na manhã desta sexta-feira. A aula prática marcou a reta final do Projeto Voluntários Seniors da Defesa Civil. Na ocasião, os participantes tiveram a oportunidade de praticar os conhecimentos teóricos obtidos durante toda a semana sobre prevenção de acidentes e instruções de auxílio à comunidade.

Na atividade, o grupo, de aproximadamente 50 idosos, foi dividido em três equipes para participarem dos três estandes oferecidos. No primeiro estande, orientados por instrutores da Defesa Civil, os voluntários tinham o desafio de apagar um botijão de gás em chamas apenas com o dedo. A técnica exige que o participante se agache e rasteje ao chão para não correr o risco de se queimar, ao se aproximar do botijão é preciso utilizar o dedo para tampar o local de saída de gás. Já no segundo, tiveram a chance de aprender a manusear um extintor de incêndio para apagar chamas. E, no terceiro, os idosos simularam a transferência de um indivíduo acidentado, em cima da maca.

Voluntária Marina Francisco
A participante Marina Francisco dos Santos, 64 anos, se diz emocionada com a oportunidade. “Essa semana está sendo incrível e a aula prática está superando as expectativas, pois realmente estamos realizando tudo o que ouvimos nas palestras, além de nos sentirmos úteis para a cidade”, relatou Marina.

O projeto só foi possível pelo empenho e união das coordenadorias de Defesa Civil e de Políticas Públicas para o Idoso juntamente com o apoio da Prefeitura, como destaca Coordenadora do projeto, Creuza Araújo da Silva. “Agradeço muito à cidade de Queimados pelo apoio e por ceder a estrutura, sem a qual não seria possível realizar o projeto”, declara.


Para o Coordenador da Defesa Civil, Major Neves, esse é apenas o começo de grandes projetos para a cidade. “Este é o projeto embrionário, e o nosso desejo é que ele cresça e se multiplique. É o princípio do sonho para a Defesa Civil ter pessoas prontas para auxiliar a comunidade em casos de calamidades e o que desejamos agora é obter mais apoio para podermos ampliar o projeto”, disse Neves.

O trabalho dos voluntários não se limita apenas ao auxílio em casos de emergências, eles também podem representar a cidade em eventos civis e ainda realizar ações como recolhimento de alimentos e roupas, e fundar uma frente para cuidar de idosos e crianças. O projeto, além de capacitar os idosos, proporciona um ambiente que eleva a auto-estima do voluntário.

Ao final do encontro, os voluntários cantaram alegres e emocionados o Hino do Município.

O trabalho termina na próxima terça-feira, às 17h, no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, quando acontece a formatura da turma, já a postos para servir aos cidadãos queimadenses.




quinta-feira, 26 de julho de 2012

Feira da Roça de Queimados recebe visita de ativista do Greenpeace

Mostrando que o hábito alimentar saudável, através do consumo de produtos agroecológicos - sem a utilização de agrotóxicos -, está cada vez mais em alta, a Feira da Roça de Queimados recebeu nesta quinta-feira, dia 26, uma visita ilustre. Ativista da organização mundial de defesa do meio ambiente, o Greenpeace, Ika Fredes, visitou a Feira da Roça para conhecer o projeto de agricultura familiar da cidade e divulgar ações de conscientização e incentivo do grupo ativista sobre a importância de consumir alimentos orgânicos.

Natural da capital Santiago (Chile), erradicada no Brasil há 15 anos, a psicopedagoga falou que o principal motivo da visita era divulgar as vantagens de ter um hábito alimentar saudável sem o consumo de alimentos que levam agrotóxicos. “Um amigo me falou feira e, então, resolvi conhecer e ver como funciona. Estou aproveitando a oportunidade para divulgar sobre a importância de não consumir produtos industrializados. Eles levam químicas que podem ocasionar diversos tipos doenças ao com o passar dos anos”, frisou Ika.

Segundo ela (foto, à esq.), o Greenpeace possui ao menos sete núcleos no país. Quando perguntada sobre a iniciativa da feira, que só comercializa produtos 100% naturais, a ativista respondeu: “Se todos fizessem isso acredito que muitas pessoas iriam aderir aos produtos transgênicos e orgânicos. Elas poderiam evitar diabetes, colesterol alto e pressão alta, por exemplo, apenas reeducando sua alimentação. O problema é que elas não têm acesso à informação, daí a minha vinda para cá”.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, Orlando Sá, há intenção da Feira da Roça se tornar itinerante. “Queremos ampliar a feira e levá-la aos outros bairros do município nos dias de quarta-feira e aos sábados. Nosso primeiro teste será na próxima quarta-feira, na estrada dos Caramujos, à beira da linha férrea”, adiantou Orlando Sá.

Atualmente, mais de 20 produtores participam do projeto comercializam hortifrutigranjeiros, doces caseiros, cachaça artesanal, mel, frutas legumes e verduras. A Feira da Roça de Queimados há dois anos sempre às quintas-feiras, das 8h às 13h, na Rua Elói Teixeira, s/n° - Centro.

Time feminino de Basquete Queimadense luta pela a vitória neste domingo


O time queimadense de basquete feminino sub 17 terá nesse domingo o seu embate final. O jogo decisivo será contra o Duque Kings, time de Duque de Caxias, no SESC de Nova Iguaçu, a partir das 8h, e dará a um dos times o título de campeão da Super Liga de Basquetebol, a maior do Rio de Janeiro.

O técnico do time, Bruno Rodrigues, o Space, está confiante na vitória. “Nosso time está bem preparado e estamos indo para ganhar”, declara Space.

Na ocasião, os times sub 17 e sub 15 masculino também enfrentaram os times de Duque kings e Grajaú, respectivamente, para a fase classificatória do torneio.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Queimados terá mais dois novos acessos à Via Dutra

Novas entradas vão permitir acesso à Dutra sem passar
pelo Centro do município

acesso à Dutra pelo bairro Jardim Excelsior
Pensando no crescimento comercial, industrial e, conseqüentemente, no aumento do fluxo de veículos, o município de Queimados terá mais dois acessos à Via Dutra. As duas opções de entrada e saída da cidade vão “desafogar” o trânsito nos horários de fluxo intenso de veículos.

A medida, segundo a secretária municipal de Obras, Cleide Oliveira, foi tomada pelo rápido crescimento e desenvolvimento da cidade. “Queimados cresceu de maneira muito rápida. Para acompanhar esse crescimento temos que dar mais opções aos motoristas. As duas entradas foram escolhidas estrategicamente para escoar o fluxo do trânsito, principalmente na atual entrada”, disse a secretária. Um dos fatores que explicam o aumento do número de veículos na cidade está ligado diretamente aos quase nove mil veículos emplacados através do Posto de Vistoria do DETRAN, em funcionamento desde 2011, no bairro Fanchem.  

acesso à Dutra pelo bairro Santa Rosa

Dos novos acessos à Via Dutra, o primeiro será na entrada do bairro Jardim Excelsior, através da Estrada da Onça. A nova entrada irá beneficiar também os moradores dos bairros Inconfidência, Riachão, Campo da Banha, Parque Faria, Parque Flamengo, Aliança e Flesman. Já o segundo acesso, que ganhará um portal, será pelo bairro Santa Rosa beneficiando os moradores dos bairros Eldorado, Campo Alegre, Granja Alzira, Belmonte, Parque Ipanema, Vila Nanci, Jardim Queimados e Jardim da Fonte. 

Benefício aos comerciantes locais

Segundo um estudo da Secretaria Municipal de Obras realizado para a escolha dos locais de acesso à Rodovia Presidente Dutra, as novas entradas vão beneficiar diretamente mais de 30 mil moradores.  O primeiro acesso (Jardim Excelsior) fará divisa com o município de Nova Iguaçu e já o segundo acesso (Santa Rosa), fará fronteira com Japeri.

Para a doceira, Dalva Pimenta, a nova entrada ajudará o seu negócio, pois vai facilitar a chegada de muitos dos seus clientes que vem de Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis na sua casa. “Muitos deles reclamam de ir ao Centro de Queimados pela Via Dutra e depois ter que retornar até o meu bairro. Agora, vai ficar mais fácil já que o acesso pelo bairro Jardim Excelsior vai encurtar o trajeto até minha casa quase uns 10 quilômetros”, vibrou Dalva, moradora do bairro Aliança.  

Atualmente, a cidade de Queimados possui um acesso à margem da Via Dutra. A principal entrada liga os motoristas até o Centro pela Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira. As obras, que estão em andamento no acesso ao Jardim Excelsior, têm previsão para conclusão até o final do ano. Já as obras de acesso pelo bairro Santa Rosa não deram início pois aguarda a liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).  

Time Feminino de Voleibol de Queimados sobe ao pódio no XV Jogos da Baixada

Depois da categoria sub-14 de vôlei Feminino e Masculino subirem ao pódio no XV Jogos da Baixada, foi à vez da categoria sub-17 repetir o feito. As meninas conquistaram o 2º lugar na competição arrematando a medalha de prata, enquanto os meninos conquistaram o 5º lugar no torneio.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro Guimarães, os resultados são frutos do bom trabalho que está sendo realizado. “O resultado é um espelho de tudo que viemos realizando durante os anos com os jovens. O voleibol tem feito um trabalho efetivamente positivo. E a tendência é crescer ainda mais”, destaca Monteiro.

Defesa Civil de Queimados capacita idosos

A Prefeitura de Queimados está promovendo curso para voluntários da defesa civil. O projeto “Voluntários Sêniors da Defesa Civil” conta com a participação de 50 idosos e tem como objetivo a capacitação dos voluntários para promover ações educativas preventivas contra acidentes. No curso, os voluntários aprendem sobre prevenção, preparação para emergências, a reconstrução das áreas afetadas e como agir em caso de emergências.

A participante Léa de Abreu Lima, 71 anos, está animada com os novos conhecimentos adquiridos com o curso. “Quando eu sofria queimaduras, tinha como hábito passar pomadas e cremes, e isso eram errado! Agora, aprendi que, ao me queimar, preciso deixar o ferimento embaixo da água corrente. E aqui, eu encontrei muitos amigos. A turma virou uma família!”, conta Léa.

Para o Coordenador da Defesa Civil de Queimados, Major Neves, o projeto vai além de uma capacitação, é uma ação de valorização do idoso. “O projeto é um treinamento para que o ancião possa atuar ativamente na sociedade, mas, não para por aí, o curso levanta a auto-estima do idoso e o faz se sentir importante para a comunidade”, disse o major.

A programação acontece até sexta-feira, onde os alunos terão a oportunidade de praticar todos os conhecimentos adquiridos. O aulão prático acontece na Praça dos Eucaliptos, às 9h. Segundo o Professor Amorim, o evento será uma grande experiência para os voluntários. “Nesta aula eles terão contato com equipamentos e simulações de situações perigosas, como, por exemplo, apagar uma chama de fogo com o extintor de incêndio”, conta animado, o Coordenador de Políticas Públicas para a Terceira Idade.

E, na terça-feira, 27, às 17h, acontecerá no Teatro Metodista, a formatura desta turma, que estará pronta para servir a cidade. O curso é uma realização da Secretaria de Segurança através da Defesa Civil em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para a 3ª idade e o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da Pessoa Idosa (COMDEPI).

Programação:
26/07 - quinta-feira 
9h às 10h30 – Combate a incêndio: Major B.M Sidclei Gomes Gonçalves 

27/07 - sexta-feira
9h às 12h – Aula Prática: COMDEC (Coordenadoria Municipal de Defesa Civil)

31/07 - terça-feira
17h – Formatura

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Alunos do Projovem Trabalhador de Queimados participam da final do I Torneio de Digitação do Programa

A partir da próxima segunda-feira, 23 de julho, às 20h, os alunos do turno da noite do Projovem Trabalhador de Queimados participam da etapa final do I Torneio de Digitação realizado pelo projeto. Os critérios de avaliação do concurso permancem os mesmos da eliminatória, que aconteceu no último dia 16 e classificou os cinco melhores digitadores para a fase final, e consistem em julgar a rapidez e agilidade na hora de digitar, além do menor número de erros de digitação. Os primeiros colocados já poderão sair do Espaço Cidadão com uma bolsa integral (100% de desconto) em curso preparatório para concurso público na cidade e uma bicicleta novinha para casa, respectivamente.

O Projovem Trabalhador na cidade é uma parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Atualmente dois mil alunos participam dos 27 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo projeto. As aulas acontecem de segunda à sexta, em três turnos (manhã, tarde e noite), e os alunos contam com uma bolsa de R$100 por mês, além de transporte gratuito para chegar à sala de aula. Os ônibus cedidos pela Prefeitura passam pelos principais pontos da cidade para transportar os alunos até o Espaço Planeta Cidadão.

Queimados lança pedra fundamental de fábrica da Cless Cosméticos

Queimados busca a hegemonia no Voleibol

Depois de conquistar o lugar mais alto do pódio na categoria sub-14 do voleibol (feminino e masculino) na XV Olimpíadas da Baixada, os times queimadenses de vôlei feminino e masculino da categoria sub-17, vão em busca do mesmo feito no torneio.  Os jogos vão acontecer neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de Julho, no SESC de São João de Meriti, às 9h.  No sábado (21), as meninas entram em quadra e no domingo (22) será a vez do time masculino.

Para o técnico Marcos Antônio Marciano de Carvalho, a expectativa é de classificação, já que os times conseguiram boas colocações no ano passado. “Nós estamos indo buscar a vitória, pois na última competição o time masculino conquistou o vice-campeonato e o time feminino se tornou campeão”, lembrou Marcos Antônio Marciano.

Livros novos e usados para todos os gostos em Queimados

Incentivar à leitura com a venda de mais de cinco mil títulos que saem bem mais em conta que em uma livraria convencional. Esse é o objetivo da Feira de Livros que ficará em Queimados até o dia 15 de agosto, na Praça Nossa Senhora da Conceição (Centro), de segunda à sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 15h.  

Realizado pela Associação Brasileira do Livro (ABL), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, 10 estandes que disponibilizam em média três mil títulos cada, a feira oferece títulos infantis, didáticos, acadêmicos, romances, poemas e demais gêneros literários, além de exemplares usados e novos com até 20% de desconto. Os livros custam a partir de R$ 2,00. A idéia dos livreiros – muitos proprietários de cebos – é estimular a leitura de todas as pessoas independentemente da idade.

Prova de que o gosto pela leitura começa desde cedo, Júlia Otta de Souza (foto), de 8 anos, apreciava as obras infantis com a mãe até escolher um sucesso da literatura mundial, Peter Pan. “Em casa já tenho um livro da Pequena Sereia. Agora, já vou poder ler sobre o Peter Pan, além de brincar de quebra-cabeça”, contou a pequena Júlia, que é fã dos desenhos da Walt Disney, referindo-se ao clássico infantil interativo.

Segundo a mãe de Júlia, Sabrina Otta de Souza, de 37 anos, a filha gosta de ler e quando entra loja sempre insiste para comprar livros. ”Ela sempre gostou muito de ler. Volta e meia ela pede para comprar livros de historinhas. Essas feiras são ótimas para estimular a leitura”, comentou Sabrina Otta, instantes depois de comprar o exemplar infantil por apenas R$ 10,00. 

De acordo com o coordenador da feira de livros, César Antônio da Silva, o valor de cada título está diretamente ligado ao seu estado de conservação. “Os livros aqui saem muito mais baratos do que numa livraria, por exemplo. Além dos usados, que não tira sua importância é claro, também vendemos livros novos com um desconto interessante”, informou o organizador da feira, que faz simultaneamente na Praça Saens Peña, na Tijuca.  

A feira disponibiliza ainda dois estandes à Secretaria Municipal de Cultura. Os boxes serão utilizados para exposição de artesanatos e desenhos de artistas da cidade. A próxima parada do projeto será no mês de agosto na Zona Oeste do Rio, no Calçadão de Bangu e na Praça Rinque em Santa Cruz.

Queimados terá palestra sobre o ECA

Em comemoração aos 22 anos da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Ong ComCausa Cultura de Direitos, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados, realiza o encontro “ECA+22” nesta sexta-feira, dia 20, em Queimados. O encontro terá palestras sobre a implantação de políticas públicas em defesa dos direitos da criança e do adolescente, os avanços da Lei n° 8069/90 – ECA e uma mesa de debates com pedagogos que atuam em Centros de Defesa dos Direitos Humanos (CRDHs).    

O “ECA+22” será realizada no Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú), das 16h às 19h. O evento será aberto ao público.  

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Time de Basquete Masculino participa do Torneio Carioca em Juiz de Fora

O esporte em Queimados está com tudo. Além de preencher duas páginas do Jornal O Dia, falando sobre o sucesso dos times feminino e masculino de vôlei na conquista da medalha de ouro na categoria sub-14 na XV Olimpíadas da Baixada, ainda vem confirmando participação em campeonatos de grande importância. Agora foi a vez do time de basquete masculino que participou no Torneio Carioca (adulto masculino). O torneio, que aconteceu em Juiz de Fora (MG) na noite do dia 18 e teve a cobertura da Globo Minas, foi a realização de um sonho para os meninos que compõem o time. 

Para o técnico da equipe queimadense, Bruno Rodrigues Freire, o Space, a participação neste campeonato foi a realização de um sonho. “Os meninos estão encantados. É uma experiência que eles vão lembrar para sempre”, contou Space sobre o sentimento dos seus atletas.


Time saindo para Juiz de Fora
Os resultados positivos da Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados é fruto de anos de investimento nos atletas e muito treino semanal. Alguns desses atletas superam as dificuldades para treinar por amor ao esporte, como é o caso do aluno Thiago Paulino, que treina desde os 16 anos e vai a pé aos treinos. “O Thiago tem 20 anos e treina há quatro com a gente aqui na Vila Olímpica. Ele mora no bairro carente Vale D’Ouro e anda 40 minutos para chegar até os treinos e nunca faltou um dia sequer”, conta orgulhoso, o professor Space.  

Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, o objetivo está sendo alcançado: “Nossa meta é proporcionar a cidade, e aos moradores que praticam esportes, a possibilidade de disputar competições de alto nível”, comentou Monteiro. E as competições não param, no próximo dia 22 (domingo) será a vez das meninas disputarem a final da Super Liga de Basquete Feminino 2012, contra Duque Kings no Sesc de Nova Iguaçu, às 11h.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Projovem Trabalhador de Queimados promove torneio de digitação

Alunos do turno da noite competem entre si e concorrem a bicicleta e bolsa de estudo

A partir da próxima segunda-feira, 16 de julho, às 20h, os alunos do turno da noite do Projovem Trabalhador de Queimados participam do I Torneio de Digitação realizado pelo projeto. Os critérios de avaliação do concurso consistem em julgar a rapidez e agilidade na hora de digitar, além do menor número de erros de digitação. O estudante vencedor já poderá sair do Espaço Cidadão levando, além de uma bicicleta novinha para casa, uma bolsa integral (100% de desconto) em curso preparatório na cidade para concurso público.

O Projovem Trabalhador na cidade é uma parceria entre a Prefeitura de Queimados com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Atualmente dois mil alunos participam dos 27 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo projeto.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Shows de música gospel neste final de semana em Queimados

Alex & Alex
As noites de inverno prometem ser mais quentes com shows gospels de fé e louvor em Queimados. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza durante três dias a “Festa de Inverno Evangélica”. De 13 a 15 de julho, artistas do cenário gospel se apresentam na Avenida Queimados, s/nº - Fanchem (próximo ao túnel), a partir das 19h, para levantar os fiéis. Todos os dias uma banda local abrirá os shows.   

Toni Carfi
Na sexta-feira (13), os gêmeos Alex e Alex cantam o melhor do gospel romântico como “Muda Minha Vida”, “Até o Céu te Ouvir” e “A Química”. Já no Sábado (14), a festa será comandada pelo cantor Ton Carfi e o grupo “Os Arrebatados”. E no domingo (15), Thalles Roberto fecha o festival em grande estilo com os sucessos do seu último CD e DVD (ao vivo) “História Escrita pelo Dedo de Deus”. O artista vai cantar sucessos como “Deus da Minha Vida”, “Eu Escolho Deus” e a música de trabalho “História Escrita pelo Dedo de Deus”. A entrada é franca.    

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Apresentação de balé e 4º Torneio Inter-Regional de Judô em Queimados

O final de semana começa agitado para os fãs de dança e esporte em Queimados. Nesta sexta-feira, dia 06 de julho, as alunas do balé da Vila Olímpica de Queimados se apresentam, às 17h, no Teatro Municipal Metodista (Av. Ver. Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembú) para mostrar toda elasticidade e beleza da dança clássica. Já no sábado e domingo (07 e 08), a partir das 8h, os judocas vão entrar no tatame para a disputa do 4º Torneio Inter-Regional de Judô nas categorias sub-13 a sub-23. As lutas serão realizadas no Ginásio Municipal Metodista.    

A competição, que é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Queimados e a Federação de Judô do Estado do Rio de janeiro (FJERJ), reunirá diversas academias do Estado do Rio. O Inter-Regional serve como uma etapa seletiva de judocas que representarão o Rio de Janeiro na disputa do Campeonato Brasileiro.  

Queimados lança pedra fundamental de fábrica da Cless Cosméticos

Mais uma vez, Queimados se destaca no cenário desenvolvimento econômico e industrial da Baixada Fluminense. Nesta quinta-feira-feira, 05 de julho, mais uma empresa oficializou sua instalação na cidade. A empresa Cless Cosméticos - voltada para linha de produtos de beleza e de higiene pessoal feminina - lançou a pedra fundamental para a construção da sua fábrica no bairro Santa Rosa. A previsão é que as primeiras etapas das obras comecem em 40 dias.

A companhia de cosmético paulista vai ocupar um terreno de 91 mil m² para construção de unidade fabril e um parque logístico para distribuição de produtos. A Cless Cosméticos será a 32ª empresa a se instalar no município desde o ressurgimento do Distrito Industrial. 

O investimento, inicialmente, será de R$ 30 milhões podendo chegar até R$ 90 milhões. Com a construção da fábrica, a expectativa é que cerca de 700 empregos diretos e indiretos sejam gerados após a conlusão das obras.

A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença do presidente da empresa, Luiz Piccoli (foto), do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, do deputado estadual, Zaqueu Teixeira, e demais autoridades municipais. A fábrica será construída seguindo padrões de sustentabilidade como a reutilização da água e a utilização de energia solar pensando na economia de energia.

Antes do lançamento, o presidente da Cless Cosméticos, Luiz Piccoli, falou sobre a expectativa de instalar uma fábrica na cidade. “É um prazer construir uma das nossas unidades em Queimados. Estamos investindo e sabemos dos desafios que nos aguardam. Mas de uma coisa nós temos certeza: valerá à pena!”, disse Piccoli, que agradeceu pela recepção calorosa dos convidados.

Para o prefeito Max lemos, a chegada da empresa representa mais uma vitória no desenvolvimento econômico de Queimados.“A instalação da Cless Cosméticos é mais um passo importante para o crescimento de Queimados. Além de ser uma empresa de ponta, em tecnologia, ela vai gerar empregos”, comentou o prefeito.

Fundada em setembro de 2004 e 100% brasileira, a companhia tem uma linha de produtos voltados para profissionais de beleza (secadores, mouses, fixadores, entre outros) que são considerados como referência no mercado. Atualmente, a empresa de cosméticos possui 70 mil pontos de vendas e em 2011 adquiriu a marca Luxor, de pranchas e secadores profissionais, expandindo no segmento de eletrobeleza.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Queimados ganha Vara Única de Trabalho com sistema informatizado de atendimento

Rapidez no atendimento, redução do tempo de espera e desburocratização de processos trabalhistas. Essas são as propostas da Vara Única do Trabalho de Queimados, que teve o Termo de Cessão do imóvel entre a Prefeitura Municipal de Queimados e a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 1ª Região assinado nesta quarta-feira, dia 04 de julho, na Rua Elói Teixeira, nº 50 – Centro.

A solenidade da assinatura do Termo de Cessão contou com a presença do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, autoridades municipais e da presidente do TRT da 1ª Região, Maria Lourdes D’Arrochela Sallaberry, do seu vice-presidente, Carlos Alberto Araújo Drummond, e do procurador-geral de Queimados, Carlos Afonso de Lima.

Para o prefeito Max Lemos, a instalação da Vara do Trabalho na cidade vai facilitar a vida de muitos moradores que antes tinham que ir até Nova Iguaçu para atendimento. “Uma unidade da Justiça do Trabalho aqui em Queimados é mais um passo rumo ao crescimento do nosso município. Com essa nova unidade, muitos trabalhadores não terão mais que se deslocar até outra cidade para acompanhar seus processos trabalhistas”, destacou Max Lemos.

O prédio de três pavimentos, que é alugado pela Prefeitura, foi cedido ao TRT da 1ª Região para facilitar o atendimento dos trabalhadores de Queimados que antes tinham que acompanhar o trâmite de seus processos na Vara de Trabalho (VT) de Nova Iguaçu. Com a aprovação da Lei Nº 12.656/2012, que determinou a criação de mais duas VT’s em Nova Iguaçu e a descentralização de sua jurisdição sob os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Paracambi e Queimados, o Tribunal Regional aprovou a instalação de uma VT em Queimados.


Para receber a unidade, o município passou por estudos feitos do Comitê de Apoio à Administração (CAD) da Diretoria-Geral do TRT/RJ. A pesquisa do CAD utilizou critérios de avaliação como quantidade demandas de acesso à Justiça do Trabalho na região, localização e acesso ao VT e a movimentação processual.

Com a criação da VT de Queimados, haverá uma redução de quase 350 processos que tramitam nos VT's de Nova Iguaçu, por ano. A unidade também atenderá os municípios vizinhos como Japeri e Paracambi. A previsão é que o prédio da Justica do Trabalho comece a funcionar em três meses.

Processo Judicial Eletrônico (PJe)

A unidade da Justiça do Trabalho em Queimados será a segunda do Estado com o sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). O PJe, que informatiza procedimentos relativos à tramitação dos processos, reduz o tempo de burocracia em até 60 dias. 

Com o sistema, as pessoas podem acompanhar online seus processos trabalhistas diretamente no site do TRT.  Além disso, ele é conectado com a Receita Federal e com o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para confirmar a representação jurídica de ambas as partes.
 

Mais de 200 famílias contempladas pelo “Minha Casa, Minha Vida” participam de reunião e visitam suas casas

As 220 famílias beneficiadas pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”, participaram nesta terça-feira, 3 de julho, de uma reunião com integrantes da Secretaria Municipal de Habitação, representantes da Caixa Econômica Federal, e da Casaplan, empresa responsável pela construção, para conhecerem a minuta do contrato e as regras do condomínio Residencial Senador Paulo Duque. Após a reunião os moradores se dividiram em dois grupos para visitar as casas, no bairro Belmonte, e fizeram uma lista das opções de casas da preferência de cada família.

O município de Queimados foi o primeiro da Baixada Fluminense a ter assinado convênio de construção de unidades habitacionais com o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Para o prefeito Max Lemos a oportunidade de oferecer uma vida mais digna aos queimadenses é questão de cidadania. “Ao todo serão beneficiadas mais de 4 mil famílias e só no Condomínio Valdariosa foram construídos 1.500 apartamentos divididos em três fases, todos já entregues. A qualidade de vida e, em especial, a casa das pessoas é uma questão social primordial para toda a cidade de um modo geral”, reiterou Lemos.

A dona de casa Cláudia Nascimento, mãe de cinco filhos, é uma das contempladas do programa que não escondeu o sorriso e revelou que nunca viveu a emoção de morar em casa própria. “Sem dúvida nenhuma foi a melhor oportunidade que já tive de conseguir uma casa que vai ser minha de verdade. Agora o meu sonho de criar melhor meus filhos já virou realidade”, disse Cláudia, ainda emocionada ao escolher sua casa no local.

Todas as casas contam com sala, dois quartos, banheiro, cozinha, área de serviço, além de áreas privativas nos fundos e na frente, sendo autorizada assim a permanência de animais de pequeno porte, esclarece Ruth Costa, subsecretária de Habitação. “São duas áreas privativas que podem ser utilizadas da forma que o proprietário achar melhor, é possível utilizá-las como garagem e até mesmo um espaço para o bichinho de estimação - que era uma preocupação bem comum entre os futuros moradores”, destacou Ruth, explicando em seguida que serão permitidos apenas animais de pequeno porte como gatos e cachorros.

Vale ressaltar que os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades garantem que pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, assim como as que estão sendo beneficiadas pelo Programa Auxílio-Moradia (moradores de áreas de risco), terão garantidos os seus imóveis, respeitadas as proporções legais. Aos idosos serão destinados 10% e os deficientes ficarão com 5%.

Clóvis Monteiro - Palestra Motivacional - O poder da comunicação.

terça-feira, 3 de julho de 2012

III Seminário Municipal de Previdência de Queimados

Queimados ganhará Vara do Trabalho

Nesta quarta-feira, 4 de julho, a Prefeitura de Queimados, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, dará o pontapé inicial para a instalação da Vara Única do Trabalho às 11h. O Termo de Cessão do imóvel será assinado na própria sede das futuras instalações do órgão, na Rua Elói Teixeira, nº328 – no Centro.

A medida é fruto da sanção da Lei Nº 12.656/2012, que criou duas novas Varas do Trabalho em Nova Iguaçu, onde inicialmente Queimados estava sob jurisdição. A Diretoria-Geral do TRT/RJ, através de análises das demandas de acesso à Justiça do Trabalho, aspectos demográficos e sociais, além da necessidade de agilizar a movimentação processual, o Tribunal Pleno do Regional aprovou, em 14 de junho, a descentralização da jurisdição na região.

A Vara Única do Trabalho de Queimados terá jurisdição sobre o município, além de Japeri e Paracambi. Com a criação da VT na cidade será possível reduzir em, aproximadamente, 200 processos que tramitam em cada Vara do Trabalho de Nova Iguaçu por ano.

Queimados terá festa de réveillon em grande estilo

crédito foto: Mariana Ares 
É como dizem: “depois do mês de junho, o ano já acabou”. O ditado popular, que é usado para ressaltar como o tempo passa rápido, nunca foi tão feliz para os moradores de Queimados. Tudo isso, porque o município será sede do “Réveillon da Baixada 2013”. A cidade participou da Gincana da Baixada no último sábado (30) na Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, em Engenheiro Pedreira, em Japeri, e recebeu o direito de sediar a festa de fim de ano em grande estilo com shows gratuitos de grandes nomes da música.    

Promovida pela Globo Rio, a gincana reuniu alunos de 13 a 17 anos de escolas públicas dos municípios de Duque de Caxias, Queimados, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Seropédica, Magé e Nilópolis. Para ganhar a gincana a levar a festa para “casa”, os alunos tiveram que suar a camisa nas provas de revezamento, bingo, quiz cultural, raciocínio lógico, equilíbrio, entre outras.    

O projeto prevê contemplar todos os municípios da Baixada Fluminense em que o vencedor de cada edição participa no ano seguinte da gincana, mas não pode sediar novamente o Réveillon. Sendo assim, São João de Meriti - novamente cidade vencedora - como já sediou a festa em 2011, passa a vez para Queimados que ficou em segundo lugar somando 46 pontos.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Mais de 100 alunos do Proerd se formam em Queimados

Mais de 100 alunos estiveram no Teatro Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, em Queimados, nesta segunda-feira, 02 de julho, para receber os certificados de formandos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que já formou mais de 2000 alunos só em 2011. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar do Rio de Janeiro em parceria com escolas da rede pública de ensino e família de jovens carentes. O objetivo do Programa é oferecer atividades didáticas prevenindo o uso de drogas e a violência entre crianças.

Para o cabo Marcos Rogério, do 24º Batalhão de Queimados, a parceria com todos os órgãos governamentais e sociedade civil são de extrema importância para o sucesso do Proerd. “Só assim, juntos, conseguiremos vencer a guerra contra as drogas e a violência”, destacou o cabo.

Em Queimados, o Proerd já é desenvolvido há seis anos nas escolas da rede pública. A implantação do Programa Educacional no Rio de Janeiro, em 1992, foi fruto do interesse da Polícia Militar em realizar um projeto de prevenção voltado especialmente para a população jovem, sobre as drogas, seus principais problemas e conseqüências. Para atuarem no programa, Policiais Instrutores passam por um processo de seleção, e os aprovados recebem um treinamento especial que inclui habilidades de comunicação e noções de técnicas de ensino, além de aulas de psicologia, dinâmicas de grupo, informações sobre as drogas e relações interpessoais.

A secretária Municipal de Educação de Queimados, Mirian Motta, enfatizou a importância de manter as crianças livres das drogas o quanto antes. “Com o Proerd as crianças estão tendo a oportunidade de conhecer prematuramente os efeitos e conseqüências devastadoras das drogas. As crianças tem se tornado verdadeiros soldados e difusores do Programa em prol do combate às drogas”, destacou Mirian.

Há 18 anos, o Proerd está presente em todos os estados do Brasil e através dele mais de três mil policiais militares instrutores são verdadeiros ativistas no combate às drogas. Atualmente, mais de 4,5 milhões de alunos já participaram do Programa.