terça-feira, 30 de outubro de 2012

Professores participam de capacitação ecológica

Visando qualificar os professores em prol da educação ecológica de qualidade na rede pública, 40 educadores vão participar da capacitação - que será ministrada pelos técnicos da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente - nesta terça-feira, 30 de outubro. A qualificação faz parte do Projeto Caminho das Águas, já desenvolvido com alunos da rede, que agora adapta uma nova versão para capacitar os professores e visa mostrar ao corpo docente a importância de passar adiante as ações voltadas para a conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região. O ciclo também terá visitas guiadas pela própria cidade, além de palestras e oficinas em salas de aula. Ao final de cada módulo, os 160 mestres inscritos visitarão ainda as margens do Rio Guandu e o Parque natural Municipal Morro da Baleia para realizarem o plantio de mudas.

De acordo com a subsecretária de Educação, Lina Vasconcelos, o projeto vai abranger os 15 mil alunos da rede. “Todos os alunos serão atingidos pela cartilha, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o nosso objetivo é que tenhamos a participação de todos, inclusive, da família dos alunos. Se a sociedade não abraçar a causa, o nosso trabalho fica ainda mais difícil”, concluiu a subsecretária.

‘’Seja Limpeza, Tenha Consciência Ecológica’’ é o título da cartilha paradidática que aborda temas como mudanças climáticas, reciclagem, além de conter instruções para o descarte correto de resíduos e plantio de mudas. O material conta com ilustrações autoexplicativas e linguagem simples com o objetivo de levar mensagens de preservação para todo e qualquer público.

O próximo ciclo acontece no dia 05 de novembro para mais 40 professores.

Queimados forma 1.400 jovens para o mercado de trabalho

O Ginásio Esportivo Metodista de Queimados recebeu um público diferente na última sexta-feira (19). Camisetas, shorts e tênis deram lugar ao vestido longo, salto alto, ternos e sapatos. Os “atletas” dessa vez eram os 1.400 formandos do Projovem Trabalhador do Município de Queimados, que não conseguiam disfarçar o nervosismo e a emoção de receber junto aos seus familiares e amigos o diploma de conclusão do curso. O Curso Profissionalizante é oferecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)através de parceria com a Prefeitura. Os jovens transformaram a formatura em uma festa emocionante.

A solenidade contou com a presença do prefeito Max Lemos, que recebeu homenagem da Gestora do Projeto, Cristina Quaresma. Em sua fala o prefeito destacou a importância da preparação dos jovens para vida pessoal e profissional. “Conseguimos através de ações sérias dentro de nosso governo trazer para o município diversas empresas na área industrial, comercial e de serviços, por isso a qualificação desses jovens vem de encontro ao crescimento que Queimados alcançou nos últimos três anos e meio.” Disse o prefeito.

Segundo Cristina Quaresma o curso que teve duração de seis meses foi administrado no Espaço Cidadão da Prefeitura que ofereceu aos jovens a oportunidade de ser preparar para o mercado de trabalho. “Oferecemos diversos cursos como: turismo, administração, mecânica, construção e reparos entre outros. Além de uma bolsa de R$ 100,00/mês, lanche e transporte.” Finalizou a Gestora.

Esteve presente na formatura, além do secretariado municipal, os vereadores e diversas autoridades. Durante o evento foram sorteados dois notebooks aos alunos e não faltou o tradicional bolo que foi distribuído ao público. Muito assediado ao final do evento o prefeito Max Lemos pacientemente ficou posando para fotos com os alunos e seus convidados durante cerca de 40 minutos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ação Comunitária em Queimados atende cerca de 1.000 pessoas

Ação Comunitária recebe mais de 1.000 pessoas


O sábado (26) foi diferente para os moradores do bairro Nossa Senhora de Fátima e adjacências em Queimados. Enquanto os pais tiravam a 2ª via de documentos, se cadastravam no Bolsa Família, cuidavam da aparência no salão de beleza e visitavam a feira de artesanato e da roça as crianças ganhavam aplicação de flúor e se divertiam com atividades de recreação e lazer. Tudo isso de graça e em um só lugar dentro do projeto Ação Comunitária da Prefeitura de Queimados, através da Secretaria de Governo, que aconteceu na Escola municipal Alan Cardec. 
     
Thais
Quem não perdeu a oportunidade foi a dona de casa Josiane de Souza Firmino, que aproveitou o dia para tirar 2ª via de documentos,  receber orientação jurídica e levar sua filha, Thais de Souza, para aplicação de flúor. "A gente não tem isso todo dia, eu trabalho a semana inteira administrando minha casa e não tenho tempo de resolver assuntos importantes como a renovação de documentos. Com o projeto aos sábados posso regularizar minha documentação gratuitamente e ainda deixar minha filha brincando  e aproveitando para aplicar o flúor nos dentes", conta a dona de casa. Além dos serviços de atendimento oferecidos, a criançada também se divertiu com o pula-pula instalado no pátio da escola.



A secretária municipal de governo, Renata Cunha, ressalta que o objetivo da ação é justamente oferecer ao cidadão que não tem tempo ou que não possui dinheiro para pagar as taxas, a oportunidade de normalizar sua documentação e ainda aproveitar para usufruir de outras atividades e lazer. "Seguindo as determinações do Prefeito Max Lemos, todos os anos realizamos 10 eventos como este. A ação visa proporcionar ao morador a oportunidade de aproveitar serviços importantes gratuitamente. Agradecemos também à parceria com as secretarias da cidade que se uniram para a realização do evento", explicou a secretária.

Odilon
Cerca de mil pessoas participaram da ação, que beneficiou moradores do próprio bairro e de proximidades, dentre eles Odilon Lopes da Conceição, que cortou o cabelo que há tempos estava sem ver uma tesoura. “Agora só vou cortar aqui, vou esperar a próxima ação comunitária para cortar o cabelo”, brincou o morador. 

Foram oferecidos serviços de orientação jurídica, emissão da carteira de trabalho, isenção de taxas para 2ª via de documentos, emissão da 1ª via de identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, vacinação contra a gripe, aferição da taxa de glicose e pressão arterial, corte de cabelo, escovação e aplicação de flúor, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros.  


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Agentes de Controle de Vetores conscientizam alunos de Queimados sobre a dengue


Alunos das redes pública e particular aprenderam como se prevenir do mosquito 

Agentes visitam mais de 40 escolas
Agentes de endemia da Secretaria Municipal de Queimados visitaram mais 40 escolas nesta quinta-feira, dia 25. A iniciativa teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de combater o mosquito da dengue, Aedes egypt.    

Durante todo o dia, os alunos aprenderam que com ações simples como: vedar caixas d’águas, limpar as calhas de casa com freqüência, preencher areia nas bordas dos vasos de plantas, não deixar pneus e garrafas expostos às chuvas, entre outras atitudes podem ajudar a combater à proliferação do mosquito. Além da palestra educativa, agentes distribuíram informativos da campanha “10 Minutos contra a Dengue”, da Secretaria de Saúde do Estado. 

Índice de Infestação  

Segundo uma parcial do último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), referente a outubro deste ano, o Índice de Infestação Predial (IIP) em Queimados é de 1,14%. De acordo com a Divisão de Controle de Vetores (DCV) do município, o índice é considerado de médio risco e um dos menores nos últimos cinco anos. Os parâmetros para avaliação de risco são: baixo (0% até 0,99%), médio risco (1,00% até 3,99%) e alto risco (acima de 4,00%). 

O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, diminuindo o risco de transmissão da doença. 

Projovem Trabalhador forma 1.400 alunos em Queimados

Nesta sexta-feira, dia 26 de outubro, a Prefeitura de Queimados realiza a formatura da primeira turma do Projovem Trabalhador do município. Os 1.400 formandos participarão da cerimônia no Teatro Municipal Marlice Ferreira da Cunha (Avenida Hemetério de Oliveira, s/nº, Vila Pacaembu), às 18h.

O Projovem Trabalhador na cidade é uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) com a Prefeitura de Queimados. São 27 cursos profissionalizantes gratuitos oferecidos pelo projeto. As aulas acontecem em três turnos (manhã, tarde e noite) e os alunos contam com uma bolsa de R$100 por mês, além de transporte gratuito para chegar à sala de aula. Os ônibus cedidos pela Prefeitura passam pelos principais pontos da cidade para transportar os alunos até o Espaço Planeta Cidadão.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Servidores queimadenses receberão nesta sexta (26)


O servidor público queimadense terá um motivo a mais para sorrir nesta sexta-feira (26). Em homenagem ao Dia do Funcionário Público, comemorado no dia 28 de outubro, o Prefeito Max Lemos está liberando os salários dos cerca de 3.500 servidores, entre pensionistas, aposentados, estatutários e comissionados amanhã.

A Secretária de Administração, Andreia Regilayne Resende Gonçalves, ressalta que a marca desta administração tem sido o deposito dos salários entre os últimos dias do mês, e especialmente em outubro será depositado 5 dias antes do término do período. “Seguindo as determinações do Prefeito Max Lemos, o depósito é feito sempre antes da virada do mês, o que proporciona aos servidores poder manter suas contas em dia, e neste mês, em comemoração ao Dia do Funcionário Público, todos estarão com dinheiro no bolso nesta sexta”, conta Andreia.

Ação Comunitária neste sábado em Queimados


Iniciativa irá levar serviços gratuitos aos moradores 
do bairro Nossa Senhora de Fátima

Arquivo PMQ: Maio/2012
A Prefeitura de Queimados disponibiliza no próximo sábado, dia 27, uma série de serviços gratuitos à população. Em parceria com a Fundação Leão XIII, Detran,  Ministério do Trabalho e secretarias municipais, os serviços serão oferecidos durante uma ação comunitária na Escola Municipal Allan Kardec, no bairro Nossa Senhora de Fátima, das 9h às 16h.     

No dia, os moradores da região poderão ter acesso a serviços como orientação jurídica, emissão da carteira de trabalho, isenção de taxas para 2ª via de documentos, emissão da 1ª via de identidade, cadastramento no programa Bolsa Família, vacinação contra a gripe, aferição da taxa de glicose e pressão arterial, corte de cabelo, escovação e aplicação de flúor, atividades de recreação e lazer para crianças, entre outros. 

Segundo a secretária municipal de Governo, Renata Cunha, o maior objetivo da iniciativa é levar serviços do governo municipal à população. “Queremos levar serviços gratuitos até eles, esse é o nosso objetivo. Muitos não têm tempo de usufruir da série de serviços oferecidos pelo poder público e o único dia livre deles é o final de semana. Por isso, todas as ações ocorrem aos sábados Num único dia eles terão serviços de saúde, orientação jurídica, emissão de documentos, entre outros.”, explicou a secretária.   

A previsão é que mais de mil pessoas sejam atendidas durante todo o dia. A Escola Municipal Allan Kardec fica na Avenida Doutor Pedro Jorge, lote 2, quadra B – Nossa Senhora de Fátima.   

Profissionais de Enfermagem participam do “Capacita Coren” em Queimados


O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), através do programa Capacita Coren, realizou nesta quarta-feira, dia 24 de outubro, o curso de capacitação “Emergência e Urgência” para profissionais de Enfermagem no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha. Durante todo o dia, cerca de 150 profissionais entre eles: auxiliares, técnicos e enfermeiros da Baixada Fluminense aprenderam novas técnicas e procedimentos de primeiros socorros, a diagnosticar casos considerados de urgência, melhorar a rapidez do primeiro atendimento para evitar o agravamento da vítima, entre outros.

Segundo a palestrante e coordenadora do Capacita Coren, Lilian Behring (foto), o programa de capacitação tem como objetivo aprimorar a qualificação dos profissionais de Enfermagem e, assim, melhorar a qualidade e a rapidez dos atendimentos às vitimas. “Nesse curso específico eles aprendem novas técnicas e procedimentos em emergências. Também ensinamos como avaliar o grau da gravidade do paciente e a importância da rapidez no atendimento”, explicou a professora.

Ainda segundo ela, o Coren-RJ é uma entidade que disponibiliza diversos cursos gratuitos à categoria. “Mais de 60 cursos são oferecidos pelo Conselho. Ao final dos cursos, todos os participantes são certificados especificando a carga horária e o tema. Mais de 10 mil pessoas já foram certificadas. Os certificados são válidos em processos seletivos de avaliação de títulos”, comentou Behring, que é doutora em enfermagem cardiovascular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pronto atendimento

Atualmente, a rede municipal de Saúde de Queimados possui quatro ambulâncias para atender situações de emergência. Deste número, duas são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e duas básicas da Secretaria Municipal de Saúde. As unidades móveis ficam no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID).

Segundo o último relatório da Coordenadoria Municipal de Operações do SAMU, 1.441 ocorrências foram atendidas em 2011. Neste ano, desde o mês de janeiro, mais de mil atendimentos foram registrados.    

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Educadores participam do III Concurso Professor Alberto Pirro em Queimados


Alegria, sucesso e resultado foram as palavras da vez na festa que comemorou o dia dos professores em Queimados nesta segunda-feira, 22 de outubro, no ginásio da Escola Municipal Metodista. Mais uma vez, reconhecendo o bom desempenho dos educadores da rede municipal, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, promoveu a terceira edição do Concurso Professor Alberto Pirro, prêmio que elege os professores que desenvolveram as melhores práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula ao longo do ano. Na ocasião os professores se reuniram para assistirem juntos à palestra do apresentador de televisão e presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), Daniel Godri.

O também professor, Daniel Godri, no intuito de estimular os educadores, ministrou a palestra ‘’Colaboradores Brilhantes, Líderes Fascinantes’’ animando o público com metáforas divertidas e relatos de experiências profissionais bem sucedidas utilizando técnicas de auto motivação. “Nenhuma escola do mundo ensina experiência, a não ser a vida. Basta despertar em si mesmo a capacidade de se motivar e buscar sempre se aperfeiçoar”, destacou Godri.

Após a apresentação do palestrante, a Secretaria de Educação prestou homenagens a algumas figuras importantes que se destacaram no cenário educacional do município como a atual secretária, Mírian Motta, o ex-secretário Lenine Lemos, a subsecretária Lina Vasconcelos e a filha do professor Alberto Pirro – professor, grande entusiasta da Educação na rede municipal de Queimados e patrono do Concurso, Ingrid Gaudiero. A diretora da Escola Municipal Luiz de Camões, Adriana do Carmo Felipe, também foi homenageada por conta do desempenho record no município, atingido pela Escola, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 5,2%.

 A secretária Mírian Motta, agradeceu aos professores pelo carinho e dedicação aos alunos. “Eu sou e sempre serei grata a todos vocês por poder fazer parte desta grande família junto com esta grande equipe. Acredito que uma educação melhor é possível sim, não apenas para o aluno, mas para o profissional que também merece ser valorizado e respeitado”, destacou Mírian.

Projetos pedagógicos abrilhantam a festa

O grande destaque da festa ficou mesmo por conta da entrega dos prêmios. Os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos – ganharam estadias de final de semana com direito a acompanhante, em hotel com destino escolhido pelo vencedor, em qualquer lugar do Brasil além do notebook, um laptop e um tablet (computador em forma de prancheta), respectivamente.

Duas unidades foram as grandes vencedoras do Prêmio. A Escola Municipal Doutor Francisco Manoel Brandão, pela segunda vez consecutiva conquistando o lugar mais alto do pódio, se destacou nas categorias Educação Infantil, com o projeto “Brincando e Aprendendo com os Clássicos Infantis” e I Segmento (anos iniciais). A unidade Professora Scintilla Exel, levou a melhor nas categorias II Segmento e Educação de Jovens e Adultos (EJA) com os projetos ‘’Gráficos x Drogas’’ e ‘’Chute essa pedra’’.

O Concurso Alberto Pirro valoriza propostas pedagógicas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, desde a educação infantil até o ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção tem como critérios a qualidade, a criatividade, nível de participação das turmas, aplicabilidade e a repercussão do trabalho na escola. O professor e escritor Alberto Pirro foi professor e um dos grandes entusiastas da Educação na rede municipal de Queimados. Após a emancipação da cidade, no início da década de 90, participou ainda mais ativamente das atividades voltadas para a Educação e, em especial, para a manutenção e valorização do desfile cívico no município.

Conscientização no combate à dengue nas salas de aula em Queimados


A Secretaria de Saúde de Queimados, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, faz nesta quinta-feira (25) uma ação de conscientização no combate ao mosquito da dengue nas redes pública e particular de ensino. Mais de 40 escolas do município vão receber a visita de agentes de endemia nas salas de aula para falar sobre prevenção e de como combater o mosquito, Aedes aegypt, com ações simples em casa.  

De acordo com o último levantamento (outubro/2012) do Índice de Infestação Predial (IIP), feito pela Divisão de Controle de Vetores (DCV) de Queimados, o município está com 1,14%. O número é considerado de médio risco, considerando os parâmetros: baixo risco (0% até 0,99%), médio risco (1,00% até 3,99%) e alto risco (acima de 4,00%). Segundo a DCV, o índice é um dos menores desde o ano de 2005. 

Queimados ganha 12 medalhas no Desafio de Natação


A piscina do Queimados Futebol Clube ficou inundada de talentos da natação de Belford Roxo e das pratas da casa neste domingo, 21 de outubro. O Desafio de Natação reuniu jovens atletas das duas cidades em busca dos lugares mais altos do pódio. Queimados arrematou 12 medalhas nas 4 disputas que participou. O evento é uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados e a Prefeitura de Belford Roxo.

Campeões exibem suas medalhas
No evento, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, destacou o crescimento dos competidores de Queimados e a importância de participarem de torneios nesse formato para adquirirem experiência. “É importante ressaltar que nossos atletas têm a possibilidade de competirem com nadadores de outros municípios. Essas participações são essenciais para estimular na população queimadense a prática esportiva”, enfatiza Monteiro.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Queimados tem domingo de futebol e solidariedade com a presença de artistas globais



A manhã de domingo foi tomada de curiosos e fãs que lotaram o Queimados Futebol Clube, conhecido como Queimadão, para conferir a presença de artistas que vieram a cidade disputar o Light Futebol Show. Estiveram presentes os atores Kadu Moliterno, Heitor Martinez, Bernardo Mesquita,  Lucas Cordeiro, Rafael Zulu, Nicola Siri, Patrick de Oliveira, o cantor Toni Garrido, entre outros famosos. O projeto da Light em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Queimados arrecadou alimentos não perecíveis para doar à instituições de caridade. Para prestigiar o evento, a entrada custou um quilo de alimento não-perecível. Mais de 300 quilos de alimentos foram arrecadados.

Os artistas tiraram fotos com crianças e fãs e distribuíram abraços e sorrisos. O ator Kadu Moliterno veio de carro sozinho para o município e diz já saber o caminho. “É a segunda vez que venho ao município e a cidade sempre me recebe de braços abertos. É muito bom receber o carinho dos queimadenses e ajudar a instituições de caridade”, comentou o ator que ficou conhecido na televisão por interpretar o personagem “Juba”, da série da década de 80, “Armação Ilimitada”.

Para o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, eventos como esse elevam a autoestima dos cidadãos queimadenses. “Colocar a população em contato com seus ídolos eleva a autoestima dos moradores além de sedimentar o trabalho da secretaria que com suas atividades esportivas serve à cidade o ano inteiro”, enfatiza Monteiro.

Rede de Atenção à Saúde Mental faz trabalho de ressocialização de pacientes em Queimados

Pacientes de residência terapêutica 
Sob determinação do Ministério da Saúde (MS), e com apoio do Ministério Público (MP), em que os hospitais psiquiátricos (manicômios) fossem abolidos no tratamento de pacientes com transtornos mentais, os Centros de Atenção Psicossocial têm sido as principais unidades de atendimento psicológico e psiquiátrico da rede pública de saúde. O motivo da ação, de acordo com o MS, é que os hospitais não possuem estrutura para atender ao número de internações e de oferecer condições salubres durante o tratamento psiquiátrico.     

Em Queimados, a rede municipal de Atenção à Saúde Mental conta com cinco unidades de tratamento: Centros de Atenção Psicossocial (Caps), destinado a adultos, Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), um Núcleo de Álcool e Drogas (AD) e duas residências terapêuticas – unidades que servem de moradia para os pacientes com distúrbios graves oriundos de hospitais psiquiátricos –. O Núcleo, que funciona de segunda à sexta, no Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), faz atendimento de pessoas que buscam se tratar do alcoolismo e da dependência química.   

Tratado como prioridade pelo governo, as unidades de saúde mental têm como função: oferecer terapias ocupacionais, atividades que amenizam complicações psíquicas graves (depressão, autismo, esquizofrenia, entre outros distúrbios) além de ressocializar os pacientes, segundo o prefeito de Queimados, Max Lemos.  Atualmente, o Caps da Prefeitura de Queimados atende 200 pacientes pessoas por mês e o Capsi 100. "A maioria dos pacientes sofre de transtornos mentais graves, sendo o quadro clínico de esquizofrenia o mais comum", contou Max Lemos. 

Segundo o coordenador da Saúde Mental de Queimados, Edílson Ventura (foto), a rede de Atenção à Saúde Mental tem como foco ressocializar os pacientes e, assim, trazê-los ao convívio em sociedade. “Trabalhamos sempre focando na ressocialização dos pacientes. Temos unidades de atendimento espalhadas pela cidade. Nossa intenção é ampliar essa rede de atendimento como mais um Caps e mais duas residências terapêuticas. O Caps será destinado ao tratamento de dependentes químicos e de álcool”, comentou o coordenador. 

Alfabetização de pacientes 

Parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, o projeto do Ministério da Educação (MEC), Brasil Alfabetizado, que recebe alunos analfabetos e/ou analfabetos funcionais da terceira da idade também disponibiliza aulas para pacientes das residências terapêuticas do município. As aulas acontecem de terça à quinta-feira sempre no auditório do CETHID, das 14 às 16h.   

Pacientes têm aulas de alfabetização
Coordenadora do Brasil Alfabetizado e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), Letícia Fajardo, diz que depois que os alunos deficientes intelectuais passaram a freqüentar as aulas e participar de atividades junto com os demais colegas de sala, a iniciativa tem ajudado na convivência com outras pessoas. “Aqui, além da alfabetização, eles têm aulas de desenho e pintura. Essas são as atividades que eles mais gostam de fazer. Depois que passaram a freqüentar as aulas, percebemos que eles ficaram mais comunicativos. Acreditamos que ter contato com outras pessoas vai facilitar o convívio deles em sociedade”, comentou Fajardo.   

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 6% da população sofre de algum tipo de transtorno mental. O número aumenta a cada ano. De acordo com o levantamento da Coordenadoria de Saúde Mental de Queimados, estima-se que mais de 8 mil queimadenses tenham um quadro clínico psiquiátrico classificados em graus leve a moderado.O município possui 138 mil habitantes, segundo o IBGE.

Serviços gratuitos do Caps e Capsi  

Os Caps e Capsi oferecem atividades e serviços gratuitos para tratamento. Os interessados podem procurar a Coordenadoria de Saúde Mental, que fica no Hospital Geral de Queimados/ CETHID (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú), ou ligar para o telefone (21) 2665-8807.  O Caps funciona na Travessa Marques, nº 195, no Centro (telefone: 2779-9103). Já o Capsi fica na Rua Julio Kengen, nº 14, também no Centro (telefone: 2665-1238). As unidades funcionam sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Queimados terá domingo Divino com a presença de atores globais

No próximo domingo (21) a partir das 9h, a bola vai rolar no gramado do Queimados F.C. A partida reunirá parte do elenco do Divino F.C, da novela global Avenida Brasil e outros artistas, como Bernardo Mesquita, os atores Marcos Palmeira, José Loreto, o Darkson de Avenida Brasil, kadu Moliterno, Nicolas Siri, Marcelo Melo, Rafael Zulu, Lucas Cordeiro, Patrick Oliveira, Claudinho Cunha e o cantor Toni Garrido. A Disputa acontecerá entre os artistas e a equipe da Prefeitura de Queimados, que terá a presença do Prefeito Max lemos entre os jogadores.  

A entrada é gratuita, mas quem quiser colaborar poderá entregar 1kg de alimento não perecível na entrada. Na mesma manhã e no mesmo local, atletas ainda cairão na água em busca da vitória no Desafio de natação, na disputa entre Queimados e Belford Roxo.

O Prefeito, Max Lemos, ressalta os benefícios para o morador Queimadense trazidos pelo evento proporcionado pela parceria entre a Prefeitura Municipal de Queimados e a Light. “Esse tipo de acontecimento dá a oportunidade ao cidadão de estar perto de seus ídolos”, destaca o Prefeito Max.

Para o Secretário de esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, o evento faz parte do trabalho da secretaria de inspirar e elevar a auto estima de atletas e moradores de Queimados. “O ano inteiro a Secretaria de Esporte visa dar a oportunidade aos moradores de Queimados de serem inspirados pelo esporte. Este evento ajuda a reforçar essa política que vem mudando a história do esporte na cidade”, declara Monteiro.

Queimados homenageia professores e premia projetos pedagógicos

Para prestar novamente mais uma bonita e merecida homenagem a todo o corpo docente da rede municipal de Queimados por conta do dia dos professores, celebrado no dia 15 de outubro, a prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, premiará três projetos pedagógicos através do Concurso Professor Alberto Pirro. A iniciativa, que já está em sua terceira edição, visa dar continuidade às ações que aprimoraram a qualidade das ações desenvolvidas na rede municipal de ensino. A entrega do prêmio será no dia 22 de outubro, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, às 14h.

Na ocasião, os professores também vão participar da palestra motivacional ministrada pelo apresentador de televisão e presidente do Instituto Brasileiro de Marketing e Vendas (IBMV), Daniel Godri.

O objetivo do concurso é valorizar as propostas onde experiências de ensino/aprendizagem tenham sido vivenciadas na escola, podendo estar relacionadas a qualquer disciplina, área de conhecimento ou conteúdo do currículo escolar brasileiro, desde a educação infantil até o ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA). A seleção tem como critérios a qualidade, a criatividade, nível de participação das turmas, aplicabilidade e a repercussão do trabalho na escola.

Os três melhores projetos de cada categoria serão contemplados com os seguintes prêmios: o 3º lugar ganhará um tablet (computador em forma de prancheta), o 2º lugar receberá um notebook e o 1º lugar será contemplado com uma estadia de final de semana, com direito a acompanhante, em hotel, além do notebook.

O professor e escritor Alberto Pirro foi professor e um dos grandes entusiastas da Educação na rede municipal de Queimados. Após a emancipação da cidade, no início da década de 90, participou ainda mais ativamente das atividades voltadas para a Educação e, em especial, para a manutenção e valorização do desfile cívico no município.

Serviço:

Local - O Ginásio da Escola Municipal Metodista fica na Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº - Vila Pacaembu

Data - 22/10 (segunda-feira)

Horário - às 14h

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Queimados apresenta Plano Local de Habitação de Interesse Social

Visando consolidar ainda mais a política pública habitacional do município e garantir à população o acesso à moradia digna e de qualidade, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Habitação e Obras, apresentou nesta quarta-feira (17/10), no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). Instituído por lei federal – nº 11.124/2005 – o Plano tem como objetivo diagnosticar e promover o planejamento das ações do setor habitacional, além de dar as devidas orientações e diretrizes para regulamentar e alavancar as ações em prol da habitação de interesse social.

A elaboração do PLHIS é dividida em etapas e, nesta primeira fase, a equipe da Secretaria de Habitação e Obras se reuniu com representantes da empresa responsável pela consultoria, ICAU Arquitetura e Urbanização Ltda., para apresentar alguns dados obtidos através de levantamentos iniciais já reunidos pelos técnicos. Para a arquiteta e consultora responsável, Cristina Nacif, a importância do encontro se dá por conta das especificidades de cada município. “A dinâmica de Queimados está mudando e isso já é perceptível. Com o crescimento da cidade é preciso se antecipar e fazer algumas adaptações, um ponto muito positivo foi constatar que a iniciativa pública já está se preparando para lidar com a questão do déficit habitacional na região”, destacou a arquiteta – elogiando o desempenho dos técnicos da Secretaria.

Na ocasião, os bairros da Paz, do Carmo e São Miguel foram detectados com um dos maiores índices de pobreza. De acordo com a secretária de Obras, Cleide Moreira, as três áreas já contam com projetos de saneamento e pavimentação, além do investimento de R$ 31 milhões, através do PAC 2, no Jardim da Fonte, para a estrada que ligará Queimados a Engenheiro Pedreira, Vila Central, Nossa Senhora da Conceição, Vila Guimarães, Estrada Carlos Sampaio, Parque Santiago e Morro da Torre. “Nosso foco é na habitação de interesse social. Assim poderemos planejar e saber exatamente quais serão as áreas que precisamos aplicar, de maneira mais emergencial, os recursos a serem adquirido e como podemos requalificar as construções precárias já existentes”, explicou a secretária de Obras.


Queimados convoca população para participar da construção do PLHIS

A etapa seguinte da elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social será no próximo dia 07 de novembro para dar o pontapé inicial na construção do PLHIS. Técnicos e sociedade civil poderão apresentar propostas para serem aproveitadas e utilizadas no Plano.

O Plano de Habitação de Interesse Social é um plano participativo que pretende captar informações de representantes de todos os segmentos da sociedade para disponibilizar ao município um diagnóstico mais preciso e que possibilite saber exatamente as condições das moradias da população. Temas como qualidade de moradia dos habitantes do município, carência de serviços de infra-estrutura e regularização fundiária também serão discutidos.

Queimados foi um dos primeiros municípios do Brasil a assinar o termo de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, em que são construídas casas e apartamentos destinados à população que recebe até R$ 1.600,00 por mês. Até o primeiro semestre de 2012, mais de 20 mil famílias já haviam sido cadastradas.

Das 3.500 novas unidades habitacionais em construção na cidade, 220 foram entregues só no Belmonte e as 1.500 moradias no bairro Valdariosa também já foram concluídas e inauguradas. O empreendimento ganhou ainda o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social do Brasil – Faixa 1, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Queimados lança cartilha ecológica

A fim de levantar ainda mais a bandeira em prol da conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, aproximar os alunos da comunidade para desenvolverem ações voltadas para a preservação do meio ambiente, as Secretarias Municipais de Educação e Urbanismo e Meio Ambiente de Queimados, apresentaram a nova cartilha ecológica, desenvolvida em parceria com técnicos de ambas as Secretarias nesta terça-feira, 16 de outubro, na sede da Educação.

‘’Seja Limpeza, Tenha Consciência Ecológica’’ é o título da cartilha paradidática que aborda temas como mudanças climáticas, reciclagem, além de conter instruções para o descarte correto de resíduos e plantio de mudas. O material conta com ilustrações autoexplicativas e linguagem simples com o objetivo de levar mensagens de preservação para todo e qualquer público.

Para a diretora da Escola Municipal Luiz de Camões, Adriana do Carmo Felipe, a cartilha é uma ferramenta importante para a consolidação do pensamento voltado para a educação ambiental. “Acredito que iniciativas como estas só chegam para somar. Queimados tem escolas em áreas rurais, como é o caso da Luiz de Camões, e já estamos encarando a chegada do material como algo extremamente positivo. A cartilha será o nosso verdadeiro ‘manual prático de defesa da natureza’ com a vantagem de podermos aplicar os conhecimentos todos juntos e dentro da própria escola”, destacou a diretora da escola com o melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do município – atingindo a marca de 5,2%.

Na ocasião, as diretoras de todas as unidades da rede de ensino estiveram presentes e já confirmaram a participação dos professores na capacitação, que será ministrada pelos técnicos da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, marcada para os próximos dias 30 de outubro e 05 de novembro. A qualificação faz parte do Projeto Caminho das Águas, já desenvolvido com alunos da rede, que agora adapta uma nova versão para capacitar os professores e visa mostrar ao corpo docente a importância de passar adiante as ações voltadas para a conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região. O ciclo também terá visitas guiadas pela própria cidade, além de palestras e oficinas em salas de aula. Ao final de cada módulo, os 160 mestres inscritos visitarão ainda as margens do Rio Guandu e o Parque natural Municipal Morro da Baleia para realizarem o plantio de mudas.

De acordo com a subsecretária de Educação, Lina Vasconcelos, o projeto vai abranger os 15 mil alunos da rede. “Todos os alunos serão atingidos pela cartilha, da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o nosso objetivo é que tenhamos a participação de todos, inclusive, da família dos alunos. Se a sociedade não abraçar a causa, o nosso trabalho fica ainda mais difícil”, concluiu a subsecretária.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Queimados oferece tratamento a laser para Diabéticos

Fisiolaser

Queimados conta com um centro de tratamento gratuito especializado para cuidar de hipertensos e diabéticos há um ano e 10 meses. Mais de 160 funcionários, divididos entre as áreas  de consultas, tratamentos, exames e farmácia, trabalham todos os dias para oferecer ao pacientes tratamento especializado e de qualidade. Nesse tempo, foram realizados mais de 2.300 atendimentos de Fisiolaser, uma tecnologia moderna que ajuda no tratamento das feridas expostas dos diabéticos.

Para minimizar os impactos da doença, os diabéticos contam com uma dieta alimentar balanceada, produtos diet, injeções de insulinas e o laser, importante ferramenta no tratamento do Pé Diabético. Esse tratamento é inovador e conta com técnicas específicas para cada machucado, ele auxilia a renovação dos tecidos, tem efeito antiflamatório, analgésico e ajuda na aceleração da cicatrização do tecido biológico.

Dr Feijó e Dr Gutemberg
O médico do CETHID, Gutemberg Silva, que trabalha com o fisiolaser, destaca que os benefícios do tratamento vão além do físico. “Os pacientes que tem feridas expostas, sofrem com o preconceito e olhares das pessoas. Elas desenvolvem um baixa estima que influencia em seus relacionamentos pessoais. O tratamento do pé diabético com o fisiolaser acelera o processo de cicatrização e traz, além da cura física, o bem-estar ao paciente”, destaca o médico.


Paciente Vantuil
O primeiro paciente do CETHID, Vantuil Martins, conta que o tratamento salvou a sua vida. “Era pra eu estar morto hoje, mas graças ao CETHID, estou aqui, me cuidando e melhorando cada vez mais”, conta o paciente que trata o pé diabético no centro desde a sua inauguração.




Para o Coordenador do CETHID, o médico Raul Lins Feijó, o tratamento a laser é de ponta e sem dúvida único no mercado. “Nós recebemos pacientes de toda a região e até da cidade do Rio de Janeiro, da Barra à Queimados o CETHID é o único hospital que oferece tratamento Fisiolaser aos diabéticos”, declara Feijó.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Prefeitura de Queimados abre concurso para área de educação

São mais de 400 vagas para cargos de níveis médio e superior

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Educação, abre inscrições para  concurso público de cargos efetivos na área da Educação para níveis médio e superior nesta quarta-feira, 10 de outubro. As 255 vagas para nível médio serão distribuídas em Professor de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e Professor de Educação Infantil (Pré-Escolar) com vencimento base de R$853,20 – mais o adicional de 30% para regência de turma, e R$ 932,96 para Secretário Escolar.

Voltadas para o nível superior, as demais 146 vagas serão oferecidas para Orientador Educacional, Orientador Pedagógico, Supervisor Escolar e Professor das disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira, Geografia, História, Ciências, Artes e Educação Física.  O vencimento base para a categoria é de R$1.201,47, somando mais 30% por conta da regência de turma – somente para professores. A Prefeitura Municipal de Queimados destina 5% das vagas para pessoas com deficiência.

A empresa responsável pela elaboração das provas é o CEPUERJ e as inscrições deverão ser efetuadas até o dia 30 de outubro pelo site www.cepuerj.uerj.br ou diretamente no campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que fica na Rua São Francisco Xavier, nº 524 – 1º andar, sala 1006 - bloco A, das 10h às 17h.

A taxa de inscrição pode ser paga até o dia 31 e a data prevista da prova é 09 de dezembro - às 9h para candidatos que disputarão as vagas para nível médio e às 15h para os que disputarão as de nível superior. Ambas terão a duração de quatro horas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Queimados tem maior investimento na Educação da história do município

Acreditando na máxima em que o investimento na educação de qualidade é um dos principais fatores que asseguram um prognóstico ainda mais promissor para a cidade, Queimados continua não medindo esforços em prol do desenvolvimento nessa direção. Desde 2009 a Educação no município deu um salto significativo em busca da excelência dos projetos e práticas pedagógicas na Rede. Uma das primeiras medidas foi criar novas vagas, aumentando de 13.500 para 16 mil o número de alunos, além de implantar - em toda a rede - o desjejum.

Todos os alunos passaram a receber os novos uniformes, sempre no início do ano, nas cores da cidade e um tênis de mola, com design moderno. Ações desenvolvidas em parceria com o governo federal, através do Plano de Ações Articuladas, como cursos de formação continuada e o Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação também são iniciativas constantes e já conhecidas pela comunidade escolar. Outro exemplo de sucesso é o Pró Letramento - Formação Continuada para professores em Linguagem e Matemática – que os qualifica a ministrar o Reforço Escolar, possibilitando os alunos que estivessem com dificuldades pudessem ter aulas no contraturno.

Em relação à infraestrutura, a Escola Municipal Scintilla Exel, uma das maiores unidades escolares do município já está recebendo reforma. Somando um total de R$ 8,5 milhões de investimento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), todas as unidades serão totalmente reformadas.  As escolas municipais Batista, Professora Diva Teixeira Martins, Waldick Cunegundes Pereira e Washington Manuel também serão totalmente informatizadas com acesso gratuito à internet, receberão biblioteca, quadra poliesportiva e refeitório amplo. Com a construção das duas novas unidades nos bairros São Jorge e Ponte Preta, além da reforma em todas as escolas, a estimativa é que Queimados inicie 2013 com mais de 17.500 alunos matriculados.

Planejamento e qualificação garantem o segundo maior Ideb da Baixada

Através de investimentos em qualificação voltados para o corpo docente, adesão de livros paradidáticos e um novo modelo de gestão escolar, a cidade saiu do nono para o segundo lugar no ranking da Baixada, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, até o 9º ano com média 4,3. A média nacional estabelecida para os anos finais é de 3,3 e a cidade teve crescimento considerável nos anos iniciais, pulando de 3,9, em 2007, para 4,3, em 2011.

A Escola Municipal Luiz de Camões alcançou o índice record de 5,2, saindo da casa dos 3,8 dos anos aneriores.

Queimados ganha novas máquinas agrícolas para manutenção de vicinais e infraestrutura rural


Ministério da Agricultura fez repasse de quase R$ 3 milhões para compra de 14 veículos. Aquisição é a maior desde a emancipação do município       

A Prefeitura de Queimados ganhou mais um aliado na manutenção e infraestrutura de vias rurais. O mais novo aliado é uma patrulha mecanizada adquirida nesta sexta-feira, dia 05. A patrulha que é composta por 14 máquinas irá facilitar o escoamento da produção agrícola do município. 

A aquisição foi possível através de um convênio da Caixa Econômica Federal (CEF), com repasse no valor de quase R$ 3 milhões, feito pelo Ministério de Agricultura, sendo 10% do valor contrapartida da Prefeitura. O repasse incluiu a compra de duas motoniveladoras, dois tratores agrícolas, quatro retroescavadeiras, quatro caminhões basculantes e duas escavadeiras hidráulicas.

Para o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, Orlando Sá, o conjunto de máquinas vai melhorar a vida de muitos produtores por facilitar o escoamento da produção agrícola. “Não tínhamos máquinas desse porte desde a emancipação do município, ou seja, há mais de 20 anos. Elas vão ajudar na logística da produção local com a manutenção de vicinais, além de auxiliar na infraestrutura das propriedades rurais”, contou Orlando Sá. 

Os novos maquinários serão utilizados para facilitar a logística da produção local com a manutenção de vicinais e a dragagem de rios. Bairros periféricos, que fazem limite com municípios vizinhos, como Parque Ipanema, Jardim Delamare, Vilar Grande, Fazendinha, entre outros, também irão receber a manutenção de suas vias. Os veículos possuem cabines equipadas com aparelhos de ar-condicionado e têm garantia de um ano pelo fabricante.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Obras de infraestrutura em Queimados não param


Mais de oito bairros já são beneficiados pelas obras

O crescimento da infraestrutura de Queimados já é uma realidade e a população tem motivos para comemorar. São frentes de obras de drenagem, pavimentação e saneamento distribuídas em diversos bairros do município. Em quase quatro anos, mais de 220 ruas foram asfaltadas.  

Bairros do Carmo, Morro da Paz, São Francisco, Santo Antônio, São Jorge e Vila Camarim, por exemplo, são alguns locais beneficiados pelos pacotes de obras de infraestrutura. Com um investimento de R$ 32,3 milhões – através da parceria entre a Prefeitura de Queimados e a Secretaria de Estado de Obras –, as obras de drenagem, saneamento e pavimentação de 50 ruas já começaram.      

De acordo com o projeto, o cronograma de obras incluem ainda a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), um complexo esportivo e de lazer – com pista de atletismo, de skate e uma quadra poliesportiva – no Campo do Palestra (bairro do Carmo). A construção da área esportiva terá verba do governo federal.    

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 

Mais dois bairros também já começam a receber as primeiras etapas de obras. São os bairros Parque Eldorado e Jardim da Fonte. As obras, que fazem parte do PAC, do Governo Federal possuem investimentos de mais de R$ 3,5 milhões.   

Além de infraestrutura no Parque Eldorado estão em fase de conclusão 40 casas populares. Famílias carentes que moram no Morro da Caixa D’água e Beira Rio, áreas consideradas de risco, serão transferidas para unidades habitacionais. Os apartamentos de 40m² terão de um a dois quartos, sala, cozinha e banheiro.    
O bairro Jardim da Fonte terá uma novidade após a conclusão das obras. A região composta por mais de 15 ruas será monitorada por câmeras de vigilância 24 horas por dia. 

Estádio Municipal 

Na Estrada Campo Alegre, será construído ainda o primeiro Estádio Municipal da cidade. O estádio de 60 mil m² e com capacidade para quase 20 mil pessoas será destinado para receber jogos profissionais da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).  

“Sem Terra” com asfalto e revitalização do Rio Abel 

No loteamento conhecido como “Sem Terra”, no bairro Jardim São Miguel, mais de 15 ruas estão em fase pavimentação. O investimento de R$ 26 milhões, do Governo do Estado, abrangerá também os bairros Jardim Magnólia e São Silvestre. Na região, será construído um conjunto habitacional de 120 casas populares, destinadas às famílias do loteamento.  

O principal afluente de Queimados, o Rio Abel, será canalizado e seu entorno revitalizado com arborização, jardins e locais de permanência. O projeto de revitalização de mais R$ 35 milhões de investimento prevê a construção de ciclovias, pista de corrida para prática de exercícios físicos, aparelhos de ginástica e seis pontes de acesso interligando os bairros às margens do Rio. O objetivo é facilitar o trânsito de pedestres e veículos na cidade dando mais qualidade de vida.  

Queimados tem maior programa habitacional da Baixada

Provando que é possível executar uma política habitacional de sucesso e justa para todos, Queimados dá passos largos rumo à diminuição do défcit habitacional na cidade. O município foi um dos primeiros do Brasil a assinar o termo de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para adesão ao Programa “Minha Casa, Minha Vida”, em que são construídas casas e apartamentos destinados à população que recebe até R$ 1.600,00 por mês. De acordo com a Subsecretaria Municipal de Habitação, até o primeiro semestre de 2012, mais de 20 mil famílias já haviam sido cadastradas.

Das 3.500 novas unidades habitacionais em construção na cidade, 1.500 moradias no bairro Valdariosa já foram concluídas e sorteadas. O empreendimento ganhou ainda o prêmio 2011 de melhor Empreendimento de Interesse Social do Brasil – Faixa 1, pela Associação dos Dirigentes de Empresas do mercado Imobiliário (ADEMI). O condomínio se destaca pela construção diferenciada por seguir o conceito de bairro planejado com total infraestrutura urbana – ruas pavimentadas, sinalizadas e iluminadas, com redes de água e esgoto. O condomínio conta também com parquinho para as crianças e espaço gourmet.

Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério das Cidades estão: pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, assim como as que estão sendo beneficiadas pelo Programa Auxílio-Moradia (moradores de áreas de risco), e terão garantidos os seus imóveis, respeitadas as proporções legais. Aos idosos são destinados 10% e aos deficientes 5%.

No bairro Belmonte as 220 casas populares do Condomínio Senador Paulo Duque também já foram entregues e os proprietários já se beneficiaram, desde o primeiro mês, da resolução estabelecida pela presidente Dilma - por decreto - em que a parcela mínima a pagar caiu de R$ 50 para R$ 25. Há ainda mais de 400 unidades habitacionais em construção no Parque São Jorge e outras 22 no Jardim Queimados, ambas com contas de luz e água reduzidas em aproximadamente 50% em suas tarifas.

Queimados decreta imposto zero para construção


A Prefeitura de Queimados conseguiu a aprovação de leis que modificam a legislação urbanística da cidade e a desoneração fiscal referente ao Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), o Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN), além das demais taxas relativas à aprovação de projetos para a construção de unidades habitacionais. A iniciativa possibilita a atração de investimentos habitacionais na cidade e a redução de valor final das unidades.

Esporte e Lazer de Queimados ajuda na formação de cidadãos

Equipe da Secretaria de Esporte e Lazer

As atividades esportivas em Queimados, realizadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, oferece oficinas para meninas e meninos, entre 7 e 17 anos, de futebol de areia, futebol de quadra, voleibol, handebol, judô, basquete, dança, atletismo, futsal, xadrez, além de oferecer o espaço a adultos e idosos para caminhadas e ginásticas livres, todas acompanhadas por um profissional capacitado.

Para participar das atividades entre os juvenis é preciso apresentar certidão de nascimento ou identidade do aluno, identidade do responsável, foto, declaração de matricula escolar, comprovante de residência e atestado médico, que deve ser renovado todos os anos, aprovando a aptidão física para realizar os esportes. 

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o desejo da Secretaria é que a Vila Olímpica seja um lugar de preparo e busca de sonhos para os jovens. “Toda essa estrutura oferece aos jovens da cidade a oportunidade de praticar um esporte e participar de campeonatos da modalidade em que treinam, além de oferecer a chance de se profissionalizarem no esporte. E, com as Olimpíadas no Rio de Janeiro se aproximando, o sonho é de ver os jovens brilhando no evento, representando o país e a cidade de Queimados”, sonha Monteiro que destaca ainda a contribuição do esporte na formação social de cidadãos.

Atletas participam de diversas competições 

Durante todo o ano, os atletas participam de campeonatos e torneios realizados por ligas e federações. Essa participação inspira no jovem o comprometimento com o esporte além de dar a chance de poder vislumbrar múltiplas escolhas e melhores oportunidades. 

Só no ano de 2012 já foram disputados campeonatos regionais e estaduais, além de disputas planejadas e realizadas pela própria Secretaria no município, que renderam vitórias e títulos à cidade da região metropolitana. 

Como se inscrever:

As matriculas acontecem durante todo ano, se houver vagas, e efetivamente no mês de fevereiro. Os interessados devem procurar a Secretaria de Esporte e Lazer, de 8h às 17h, na Av. Maracanã s/n, Vila Pacaembu, na Vila Olímpica.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Distrito Industrial de Queimados ganha nova unidade metalúrgica

Com a economia caminhando a passos largos e deixando para trás a perspectiva pouco promissora dos anos anteriores, em que o Distrito Industrial de Queimados era comparado à uma típica cidade fantasma – contando com apenas sete empresas, o município acaba de receber mais um investimento significativo no ramo da metalurgia. A Deca já deu o pontapé inicial para a ampliação de suas instalações na cidade.

A unidade do Distrito corresponde à produção do segmento de louças e a previsão de inauguração é logo no início de 2013. A estimativa é de que a capacidade anual de produção chegue a 2,4 milhões de peças.

A Duratex, líder em metais sanitários, responsável pelas as assinaturas Deca e Hydra, anunciou também a conclusão da compra da Indústria Metalúrgica Jacareí, unidade de válvulas industriais da Lupatech, por R$ 45 milhões.

Desde a aprovação da lei de redução de IMCS de 19 para 2%, o Distrito Industrial de Queimados passou de sete para 32 empresas. O projeto de ampliação do Distrito Industrial, que dobrará sua área, passando para cerca de três milhões de metros quadrados, já está aprovado, juntamente com a instalação de um heliponto.

Atualmente, os 2.326.575,00m² de área do Distrito já estão ocupados.

Time Masculino de Vôlei Queimadense garante o 3° lugar no Intermunicipal Rio Sul de Vôlei

O time masculino de vôlei queimadense conquistou o terceiro lugar na competição Intermunicipal Rio Sul de Vôlei Masculino. A equipe levou a melhor sobre o time de Resende jogando em casa, no Ginásio da Escola Municipal Metodista. O jogo terminou em 3 sets a 0, com parciais de 25/21, 25/18/ 25/22.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Queimados, Luiz Carlos Monteiro, os resultados vêm de um trabalho incessante dos técnicos, professores e da equipe da Secretaria de um modo geral. “Nós trabalhamos todos os dias para que os meninos tenham a chance de exercer com excelência o esporte que escolheram. Os resultados positivos são conseqüência desse trabalho”, conta Monteiro.

A escalação do time contou com Natan Santos Leal da Silva - líbero, Silvio Gervásio da Silva Junior - ponteiro, Leandro Benedicto da Silva - ponteiro e capitão, Vinícios Fernandes Feitosa de Oliveira - meio de rede, Carlos Eduardo da Silva Machado - saída de rede, Luiz Carlos Marins Jr - saída de rede, Fábio de Ciqueira - levantador.

Grupo da Terceira Idade visita o Centro Esportivo para o Idoso em Queimados

O Centro Esportivo do Idoso em Queimados recebeu a visita de seus beneficiados. O grupo conta com mais de 200 integrantes que visitou o espaço onde terá atividades específicas para o grupo como ginástica, aulas de dança, hidroginástica além de espaços de convivência e lazer.

O Centro será inaugurado nas próximas semanas e demonstra a atenção e o valor que o idoso tem para o município. Elvira Costa, a mulher mais idosa do grupo, com 90 anos, era só sorrisos ao conhecer o centro. “Me sinto valorizada com essas ações. Em Queimados o idoso tem atividades específicas para fazer, além de que aqui, nós fazemos amigos”, contou Elvira.

Para o Coordenador de Políticas Públicas para a pessoa idosa, Professor Amorim, o centro é um reflexo do trabalho de valorização do idoso. “Você conhece uma cidade pelos lugares em que o dinheiro é investido, e Queimados vai proporcionar aos anciãos e as famílias essa valorização”, declara Amorim.

Jogos para Pessoas com deficiencia de Queimados ensina atletas deficientes a sonharem



Os jogos para pessoas com deficiência de Queimados, a JOPED, foi emocionante. Além da oportunidade de superação na prática do esporte, neste ano os participantes foram incentivados a sonharem com possibilidades infinitas. É que o evento contou com a presença de dois atletas paralímpicos que vieram inspirar pais e crianças a buscarem um futuro melhor, contrariando as impossibilidades. O evento é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Esporte e Lazer. 

Participaram do evento crianças matriculadas na rede pública de ensino e integrantes da APAE de Queimados, disputando jogos de corrida, salto, arremesso de bolas, e corrida de obstáculos, todos adaptados para suas deficiências.


Camille e Yagonny

A atleta paralimpica Camillee Rodrigues, discursou para as crianças de que tudo é possível com força e determinação. A atleta começou a praticar natação aos quatro anos para que a coluna não ficasse atrofiada devido à amputação que teve na perna direita quando tinha três anos. Entre os anos de 2007 e 2008, conquistou 24 medalhas de ouro, nove de prata e dois de bronze; quebrou recordes e foi finalmente consagrada atleta da seleção brasileira paralímpica no final deste segundo ano.
E Yagonny, ao segurar o microfone com os braços amputados, emocionou a todos, deixando as crianças encantadas. Yagonny sofreu um acidente aos instalar um letreiro de armação de ferro. Na hora de suspendê-lo, o material passou perto do fio. O choque de 13mil volts o levou a amputar parte dos dois antebraços. O atleta ganhou as pistas e pouco menos de um ano já havia se tornado o recordista brasileiro nos 800 metros em sua classe (T45).

Foram os campeões da edição deste ano as escolas E.M. Monteiro Lobato, no 3° lugar, a E.M. Professora Maria Corágio Xanchão, no 2° lugar e a grande campeã a E.M. Metodista de Queimados. No evento todos os atletas que participam ganham medalhas.

Equipe da Secretaria de Esporte e Lazer
Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a competição se tornou mais que um evento do calendário estudantil, os jogos são um incentivo para que as crianças não desanimem diante de suas limitações e possam superar os obstáculos e se tornarem exemplo para a sociedade mostrando que, quando há força de vontade não existem impossibilidades. “Abraçar uma atividade física pode transformar a vida de uma criança especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente”, declara Monteiro.