segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Mais de 100 idosos participam de “aulão” de ginástica terapêutica em Queimados

Aulas de Tai Chi Chuan 

Quem disse que os idosos ficam parados. Para provar o contrário mais de 100 idosos de Queimados participaram do primeiro “aulão” de ginástica terapêutica do ano ao ar livre na última sexta-feira (25), na Praça dos Eucaliptos. A iniciativa é uma das “armas” da Secretaria de Municipal da Terceira Idade de Queimados contra o sedentarismo e de prevenção contra doenças crônicas, que oferece aulas gratuitas de arte marcial e de ginástica terapêutica No dia, idosos que participam dos pólos de atividade física da cidade tiveram aulas de de Tai Chi Chuan, Lian Gong e Capoeira. 

Idosos praticam capoeira na Praça do Eucaliptos
O “aulão” tem o objetivo de incentivar à prática de exercícios físicos (alongamentos) e mentais que proporcionam relaxamento muscular. De acordo com o calendário de atividades da Secretaria, as aulas vão acontecer toda última sexta-feira do mês, a partir das 8h30. Para o secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho, o Dequinha (foto), o “aulão” além de ser uma atividade física funciona também para confraternizar. “Além de cuidarem do corpo e da mente será uma oportunidade para os idosos interagirem com amigos e professores. Nossos idosos devem sempre ser respeitados. Essa iniciativa é uma forma de levar mais qualidade de vida e alegria a eles”, contou Dequinha.       

Subsecretário da Terceira Idade de Queimados, professor Antônio Amorim (foto), vê o encontro como uma integração e confraternização entre os idosos além de cuidar do corpo e da mente. “Essa atividade é importante para nós porque além de ser um alongamento trabalha nossa concentração. É sempre bom fazer alguma atividade e não ficar parado, principalmente, quando já está aposentado ”, ressaltou Amorim. 

A ginástica contou com a presença do mestre de Tai Chi Chuan da Federação de Wushu e Kung Fu Tradicional do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Antônio da Silva, e do coordenador do projeto “Capoeira para 3ª Idade de Queimados”, mestre Cumprido. As atividades foram encerradas com um café da manhã na própria Secretaria.  

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa, todos os dias que vou trabalhar vejo os jovem da terceira idade fazendo ginástica pela manhã na praça do eucalipto.

    Graziela Meireles

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.