terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mais de 20 mil crianças tiveram acesso ao teatro em Queimados

Crianças assistindo a peça "Fala que é amor" no Teatro Municipal Metodista

Luzes, sorrisos, emoções, possibilidades e sensações. Além de entreter, o teatro tem o poder de ampliar os horizontes culturais e sociais. Há quatro anos, o município de Queimados vem proporcionando gratuitamente aos cidadãos o acesso a espetáculos de qualidade com o Festival de Inverno de Teatro. Em todas as edições, foram apresentados mais de 20 espetáculos e, pelo palco do Teatro Marlice Margarida Ferreira da Cunha, já passaram atores famosos como os globais Rodrigo Santana, Miguel Nader e Wagner Trindade. 

Secretário de Cultura Antônio Almeida
O secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida, destaca a importância do evento para a população. “Estamos seguindo determinações do Prefeito Max Lemos que é proporcionar aos moradores da cidade a possibilidade de ampliar sua visão de mundo e ter acesso à cultura, gratuitamente. Além de auxiliar o teatro, oportunizando a formação de plateia”, conta Antônio.

O Festival de Teatro é uma ação da Prefeitura Municipal de Queimados que oferece convites para os espetáculos às escolas públicas e privadas da cidade. Dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, responsável pelo evento, dão conta que, somando as quatro edições do Festival de Inverno de Teatro, cerca de 20 mil crianças já assistiram às peças oferecidas. O evento já faz parte do calendário anual da cidade.

Muitos dos que passaram pelo festival foram ao teatro pela primeira vez, como a pequena Raiane de Oliveira Araújo, de 07 anos, aluna do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Metodista, que assistiu à peça “Fala que é amor”, destinada ao público infantil. “Foi muito legal, eu adorei a historinha deles! E o beijo no final foi lindo”, contou Raiane.

Raiane e a professora Jaciane
A professora de Raiane, Jaciane Peçanha Veloso, afirmou que toda sua turma ficou encantada com a apresentação. “Além da reação das crianças dentro do teatro ao ver a peça, elas falaram da apresentação a semana toda e até quiseram encenar uma cena em sala de aula. Ir ao teatro incentiva a imaginação das crianças, e, na idade deles, em que absorvem toda a informação que as dão, com certeza incentiva a criatividade”, declarou.

Para a Psicopedagoga, Laura Gomes Lopes, o teatro incentiva a criança a se tornar um adulto mais criativo e com valores sociais. “Quando uma criança assiste a uma peça em que o tema é respeito, ela aprende de forma lúdica este valor e, como sabemos, quando uma criança aprende algo ela leva aquilo para a vida toda. O teatro também pode abrir na mente de uma criança possibilidades diversas de comportamento e até profissões. A vida adulta dessa criança é diretamente afetada pelas experiências vividas na fase infantil”, contou a profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.