quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Queimados terá sistema de monitoramento 24h para prevenção de enchentes


A Prefeitura Municipal de Queimados, através da Secretaria de Defesa Civil deu um passo importante para trazer para a Cidade o Sistema de alertas de cheias desenvolvido pelo INEA (Instituto Estadual do Ambiente), que tem como objetivo informar as autoridades e a população sobre os níveis de precipitação de chuva e de cheia dos rios. Nesta segunda-feira, 21, técnicos da Pasta se reuniram com o chefe do Centro de Controle Operacional (CCO) do INEA, Luiz Paulo Viana, que se comprometeu a analisar as áreas adequadas para a instalação do Sistema, que deverá acontecer em fevereiro.
Ao todo, Queimados possui cerca de 90 áreas de risco com 321 moradias em perigo de deslizamentos, segundo dados do estudo realizado pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais) em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Para o Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos Machado de Oliveira, o sistema que será implantado irá fazer com que o Município fique ainda mais seguro quanto a prevenção de enchentes. “Não temos como controlar a natureza e realocar de uma vez as pessoas que vivem em áreas de risco. Através deste sistema, poderemos monitorar por SMS e pela internet o nível de elevação dos rios e a quantidade da chuva. Teremos como dar uma primeira resposta tendo essas informações”, disse Machado.
Composto por estações pluviométricas - que medem a intensidade das chuvas nas cabeceiras dos rios - e pluviofluviométricas - que medem a capacidade de vazão dos cursos d'água, o sistema de alerta de cheias funciona 24 horas, todos os dias da semana, monitorando e transmitindo alertas a cada 15 minutos sobre as condições do tempo e de aumento gradual do nível d’água dos rios para a central de processamento de dados do Inea por telemetria (SMS celular).

Um comentário:

  1. Parabéns Machado. Tenho certeza de que você fará um excelente trabalho na Defesa Civil e o nosso prefeito Max acertou em cheio em lhe colocar neste cargo.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.