segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Atletas da terceira idade de Queimados brilham em Corrida Rústica de Japeri

Secretário Dequinha com  atletas da terceira idade
A delegação de atletismo da terceira idade de Queimados participou da “I Corrida Rústica contra as Drogas”, em Japeri, realizada na última semana e se destacou na corrida com dois competidores que subiram ao pódio. Composta por dez atletas, a equipe treina diariamente na Vila Olímpica do próprio município. Os corredores com idades entre 50 a 60 anos fizeram um percurso de seis quilômetros, no Centro de Engenheiro Pedreira.

Destaque na competição, os corredores Elias da Silva Amaral (foto), de 66 anos, e Joyce Teixeira da Silva, de 55 anos, receberam medalhas. Elias Amaral ficou em primeiro lugar na categoria “acima de 60 anos” e Joyce Teixeira em segundo lugar na categoria “acima de 50 anos”. Os dois atletas participam da equipe de atletismo da terceira idade. A formação da equipe é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados (Semti).         

Melhoria na qualidade de vida dos idosos

Primeira Secretaria criada na Baixada Fluminense voltada para o atendimento dos idosos, o objetivo da Semti é promover melhorias na qualidade vida da população idosa de Queimados. Para o secretário da Terceira Idade de Queimados, José Alves de Carvalho “Dequinha”, a criação da secretaria é uma prova da preocupação do atual prefeito do município, Max Lemos, com a população de Queimados. “Nosso compromisso é melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos idosos. Aqui promovemos aulas de dança, tai chi chuan, artesanato, entre outras atividades em nossos pólos de atividade física”, destacou Dequinha, que completou ao falar sobre o preconceito que há ainda de idosos praticarem esporte. “Vamos desmistificar essa questão que os idosos não podem praticar de atividades físicas e que exijam vigor e resistência física. Conheço uns atletas aqui com mais de 50 anos que dão de dez a zero em muito jovem por aí quando se trata de resistência física. Exemplo é o próprio Elias que ficou em primeiro lugar na Corrida Rústica de Japeri”, brincou o secretário. 

Os atletas interessados em participar da equipe de atletismo e/ou das atividades oferecidas da Secretaria podem ir até a Praça dos Eucaliptos (abaixo do palco), no Centro, das 8h30 às 17h. Informações pelo telefone da Secretaria 2665-1532.    

Aula de ginástica gratuita ao ar livre

Para provar que os idosos não ficam parados, mais de 100 idosos de Queimados participaram na última sexta-feira (22) dos “aulões” de ginástica terapêutica ao ar livre. A iniciativa é uma das “armas” da Secretaria de Municipal da Terceira Idade de Queimados contra o sedentarismo e prevenção contra doenças crônicas. A atividade, que inclui aulas de tai chi chuan, lian gong e capoeira, é gratuita e acontece sempre nas últimas sextas-feiras do mês, na Praça dos Eucaliptos (Centro). As aulas contam com a participação de professores da Federação de Wushu Kung Fu Tradicional do Rio de Janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.