quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Queimados receberá Estação Hidrológica Automática para sistema de alerta de chuvas

Local onde será instalado Pluviômetro, na Av. Boa Viagem no bairro Valdariosa

Queimados recebeu nesta quinta-feira, 21, a visita de técnicos da INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais) para avaliação do local de instalação do Pluviômetro automático na cidade. O projeto visa colocar disponível à população uma estação hidrológica automática para sistema de alerta de chuvas e possíveis alagamentos. A ação é uma parceria entre o INEA, CEMADEN e Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados. A instalação da estação cedido pelo CEMADEN põe Queimados no sistema de monitoração do INEA e a cidade passa a ter monitoramento durante 24h de previsão metrológica e câmeras para fotografias com o estado do nível de água dos rios.

Luiz Paulo de Souza Viana, técnico do INEA que visitou a cidade
O local escolhido para guardar a estação foi a ponte que corta o rio na Av. Boa Viagem, no bairro Valdariosa, por apresentar melhor localização para a medição do nível de água. O aparelho é importado dos Estados Unidos e realiza automaticamente as métricas e fotos para avaliação da central do INEA. Segundo o técnico da INEA, Luiz Paulo de Souza Viana, em breve a cidade receberá o aparelho. “A estação estará completamente instalada em aproximadamente 150 dias. E a população poderá contar com o aviso em caso de enchentes com 2h de antecedência, o que dará a oportunidade de salvarmos vidas e até bens que as famílias possuam em suas residências”, contou Luiz Paulo.

Equipe da Defesa Civil auxiliando a visita e escolha do local
A Secretaria de Defesa Civil começará, a partir de abril, a realizar o NUDEC, Nucleo de Defesa Civil, que são cursos com a participação de moradores dos bairros para preparar a população no procedimento em casos de emergência e serem referência de alerta em caso de alagamentos nos bairros. O secretario da pasta, Machado Laz, explica como o procedimento será realizado. “Com o Pluviômetro instalado as autoridades da Defesa Civil terão contato direto com a central, que em caso de algum alarme de risco, falaremos com os representantes das comunidades que participaram do NUDEC, para que eles, junto com a equipe da Defesa Civil, avisem aos moradores. Seguindo o objetivo principal do Prefeito Max Lemos, estamos avançando no cuidado com a nossa população”, conta Machado.

Instalação apresenta melhorias nas estações já existentes na cidade

Queimados conta hoje com duas estações de pluviômetros manuais que dependem da manipulação e vigilância para sua total funcionalização. Uma no bairro Valdariosa e o outro no Morro da Caixa d’água. A instalação do pluviômetro automático na cidade representa a precisão de medida de água das chuvas e ainda uma novidade: o controle metrológico, que não era possível no outro aparelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.