sexta-feira, 22 de março de 2013

Beneficiários do Bolsa Família tem até o final do mês de seu NIS para se recadastrarem


Tabela de datas do NIS
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados está recadastrando os beneficiário pelo Bolsa Família até outubro. Em dois dias mais de 500 famílias receberam atendimento. É importante frisar que não é preciso pressa de irem na primeira semana para se recadastrar, já que o atendimento vai até o último dia útil de cada mês . Com a iniciativa, a intenção é evitar que as famílias que recebam até três salários mínimos deixem de receber auxílio do programa federal e, ao mesmo tempo, atualizem seus dados cadastrais. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h na sede da secretaria durante todo o mês.

Para se recadastrar, os beneficiários devem ir à Secretaria (Rua Eugênio Castanheiras, nº 176 - Centro), de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h30, munidos de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, contra-cheque (se tiver) ou comprovação de renda familiar, e declaração de matrícula do atual ano letivo dos dependentes na escola. Informações pelo telefone: (21) 2779-9803.

O recadastramento está sendo feito de acordo com o final do Número da Inscrição Social (NIS) do cartão do Bolsa Família, sempre até o último dia útil do mês. Nesse mês as pessoas com o Finais NIS: 3 estão sendo recadastradas, e em abril serão atendidos o Finais NIS: 4, e assim sucessivamente. A dona de casa, Rosilene Oliveira, descreve a importância da bolsa na sua família. “Tenho dois filhos e cuido da casa, com a bolsa posso me dedicar a eles e comprar o que eles precisam”, contou  Rosilene.

O Secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, destaca o procedimento que as famílias devem tomar sempre que houver mudanças significativas. “Pelo menos uma vez a cada dois anos, ou se houver alterações cadastrais como mudança de endereço, aumento na renda familiar, mudança de escola dos dependentes, entre outros, as famílias devem atualizar seus dados. Os usuários retardatários terão ainda os meses de outubro à dezembro para acertarem sua situação. Queremos pedir para que a população não chegue na secretaria cedo demais, temos tido casos de fila às 4h da manhã, e de tarde ficamos vazios lá. O beneficiados podem comparecer na sede de 8h às 17h, que serão atendidos pela equipe”esclareceu Elton. 

Saúde realiza palestra sobre DST’s aos beneficiados pelo Bolsa Família

Palestra sobre DST's
Aproveitando o grande número de pessoas reunidas para realizar o recadastramento do programa federal, foi realizado uma palestra, pela Psicóloga Cristiane Vargas, de esclarecimento sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e oferecido exame rápido para teste de HIV, que dá o resultado em apenas 15 minutos. O mesmo exame é realizado todas as segundas e quartas de 8h30 às 17h, no SAE – serviço de atendimento especializado – que fina na Av. Irmãos Guinle, n°673, centro, ao lado da Nalin. Para ser atendido, o paciente deve apenas levar um documento com foto.

A psicóloga Cristiane Vargas explicou como acontece o procedimento do exame. “O teste é realizado de forma sigilosa e rápida. Os pacientes são identificados por número e recebem os resultados em 15 minutos. Caso o resultado seja positivo, nós encaminhamos o paciente para o tratamento, que envolve visitas ao psicólogo e remédios recebidos gratuitamente”, contou Cristiane. 

Um comentário:

  1. Boa tarde,gostaria de uma informação,quem nunca se cadastrou,quando começa e o que precisa levar de documentação?
    Minhas filhas tem 8 e 11 anos.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.