segunda-feira, 25 de março de 2013

Cozinha Brasil ensina como reaproveitar alimentos em Queimados

Parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Sesi pode levar o programa à rede municipal de ensino   

Mais de 100 pessoas aprenderam a aproveitar partes de alimentos inicialmente esquecidos, ou até mesmo descartados, no preparo de receitas e pratos saborosos com o programa do Serviço Social da Indústria (Sesi), Cozinha Brasil, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Queimados. A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda com a instituição, que disponibilizou aulas com nutricionistas e cozinheiros.  

O curso de reaproveitamento de alimentos ensinou donas de casa receitas, de baixo custo, como empadão de casca de abóbora, bolo de casca de banana, suco de couve com maracujá e limão, torta de repolho, tomate e cebola, entre outros pratos ricos em nutrientes. Ao final das aulas, os participantes com pelo menos 75% de freqüência receberam um kit de material didático (livro de receitas) e certificados.        

A intenção do programa é ensinar aos alunos que grande parte dos alimentos jogados no lixo pode ser aproveitada em receitas simples, nutritivas e ao mesmo tempo evitar desperdício à mesa. Um dos responsáveis por fazer a parceria com o Sesi e trazer o programa à cidade, o servidor público Carlos Eduardo Lima Ramos, revelou que no futuro a intenção é levar o Cozinha Brasil às escolas municipais. “A idéia é implantar o programa numa escola da rede municipal de ensino. Lá, as cozinheiras serão treinadas pelo próprio Sesi. Essa escola servirá como um laboratório para que outras também participem do projeto. O objetivo é que as receitas entrem na merenda escolar como o desjejum para as crianças, entre 6h e 7h da manhã”, adiantou Carlos Eduardo.  

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira Virou, enxerga o programa como mais uma iniciativa da Prefeitura para beneficiar as donas de casa tanto na renda doméstica evitando desperdício quanto na reeducação alimentar. “Além de aprender receitas saborosas e nutritivas, elas vão evitar jogar comida fora. Muitos alimentos podem ser reaproveitados em receitas praticas”, comentou o secretário, que agradeceu ao Padre João Serra por abrir o espaço para as aulas.  
     
Também presente no curso, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias, falou sobre a importância de fomentar a qualificação da mão de obra local. “Queremos que os moradores de Queimados não percam mais tempo saindo do município. O prefeito Max Lemos nos deu a missão de qualificarmos a nossa população para atender toda demanda que está sendo gerada com o crescimento industrial. Queremos transformar nossa cidade em um lugar notório de geração de emprego” afirmou. O evento, que teve entrega de certificados na sexta-feira, dia xx, contou com a presença do vereador Marcelo Lessa, do pároco da Nossa Senhora da Conceição, João Serra, e do subsecretário de Governo, Ozeias Moreira.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.