sexta-feira, 15 de março de 2013

Debate sobre programas sociais marcam a manhã do segundo dia do encontro dos prefeitos da AEMERJ

                                            Foto: Dine Estela
Luiz Firmino, Antônio Vieira Zaqueu Teixera e Sérgio Côrtes
Felipe Carvalho e Dine Estela: A manhã do segundo dia do encontro dos prefeitos eleitos do Estado do Rio de Janeiro, realizado pela Associação de Prefeitos e Prefeitas Eleitos do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ), no município de Armação dos Búzios, foi marcada pelo debate dos programas estaduais que podem ser adquiridos pelos municípios. O painel foi conduzido pelos secretários estaduais, Sérgio Côrtes e Zaqueu Teixeira, o subsecretário executivo da Secretaria de Estado do Ambiente, Luiz Firmino, subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antônio José Vieira e o subsecretário de Estado de Informações e Projetos Especiais, Reynaldo da Silva Braga. À tarde, será empossada a nova diretoria da AEMERJ, que tem como novo presidente o prefeito de Queimados, Max Lemos.


O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou durante a sua palestra que vai construir um hospital em Queimados, na Baixada Fluminense, no lugar do prédio conhecido como “esqueleto”, que será demolido nos próximos dias. Segundo ele, o governo do Estado já apresentou um projeto ao Ministério da Saúde para transformar o local em uma unidade de cardiologia, que será referência para toda a Região da Baixada Fluminense. O investimento para a realização da obra gira em torno de 94 milhões e será financiado pelo governo federal e do estado. 

Sérgio Côrtes também noticiou a construção de uma Clínica da Saúde no município. A unidade será construída no bairro São Jorge com tratamento especializado em saúde básica e no atendimento ambulatorial, onde serão oferecidos programas de saúde básica, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho e tratamento e acompanhamento de diabéticos. O subsecretário executivo da Secretaria Estadual do Ambiente, Luiz Firmino, explanou sobre os programas que podem ser obtidos pelos municípios através de parceria com a Pasta. Entre eles, está o fim dos lixões, com a construção de aterros sanitários. Queimados participa atualmente do Consórcio Centro Sul I, que prevê a instalação do aterro sanitário no município de Paracambi através de um convênio em que também fazem parte os municípios de Mendes, Paulo de Frontim e Mendes. 

Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos fala sobre ampliação de programas

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, falou sobre os programas sociais realizados pelo Governo do Estado, como o Rio Sem Miséria, que tem como objetivo superar a pobreza extrema e gerar perspectiva de futuro para as pessoas, através do Renda Melhor, um programa de transferência de renda destinado às famílias extremamente pobres que vivem com renda per capta inferior a R$ 100. O Renda Melhor Jovem que é uma poupança-escola anual, destinada aos jovens integrantes de famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e o Cartão Família Carioca, que tenham se matriculado na Rede Regular de Ensino Médio Estadual com menos de 18 anos. Em Queimados, mais de 7.500 famílias já foram beneficiadas pelo programa. 

O Subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antônio José Vieira, falou sobre os investimentos na área da educação e destacou a melhora do desempenho do Estado do Rio de Janeiro no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), quando saltou do penúltimo para o 15º lugar. O município de Queimados obteve o segundo melhor desempenho entre as cidades da Baixada Fluminense. 

O painel foi finalizado pelo subsecretário de Estado de Informações e Projetos Especiais, Reynaldo da Silva Braga, que falou sobre a Implantação do Sistema de Gestão de Serviços Públicos por Indicadores (GESPI), cuja finalidade é avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos órgãos públicos diretamente ligados à população do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.