segunda-feira, 11 de março de 2013

Dia Mundial do Rim em Queimados será destacado com atividades em praça pública

Fotos: Dine Estela 
Com o tema “Pare de agredir o seu Rim” a Secretaria de Saúde de Queimados através do CETHID – Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes irá promover nos dias 13 e 14 de março, diversas atividades de conscientização sobre os cuidados com os rins, para destacar o Dia Mundial do Rim marcado para o dia 14 de março. A doença além de "silenciosa", atinge um em cada dez adultos brasileiros, segundo o Ministério da Saúde.

As campanhas educativas em saúde é uma determinação do prefeito de Queimados, Max Lemos. “Precisamos trabalhar mais na prevenção, além do gasto com saúde ser menor, ainda podemos tratar com mais eficiência das doenças quando sabemos com antecedência”, acrescentou. Ordem acatada de pronto, pela secretária de saúde, Dr.ª Fátima que tem realizados vários trabalhos de conscientização itinerantes em Queimados.

Na próxima quarta (13), as atividades começam às 10h no CETHID – Rua Onze, s/ nº - Vila Pacaembu com um vídeo educativo, seguido da palestra “O que você sabe sobre a saúde dos seus rins” com a Drª Cisalpina Pires de Oliveira, 10h40 - Orientação Postural e Corporal com a Fisioterapeuta Drª Janilda Theodósio 10h50 - entrega de informativos e às 11h – Encerramento.

Na quinta (14), as atividades começam mais cedo, na Praça. N.Sª da Conceição, Centro, a partir das 8h da manhã, com a abertura oficial do evento. Às 9h:30 enfermeiros farão aferição de pressão arterial, teste de HGT (Glicose), encaminhamento para exame de sangue e urina. O evento ainda vai oferecer orientação gratuita com nutricionistas, fisioterapeutas, entre outras atividades.

Segundo o nefrologista e diretor do CETHID de Queimados, Dr.º Raul Luiz Feijó,  pessoas diabéticas, obesas, fumantes e sedentárias são as mais atingidas pela doença que pode levar ao óbito, por conta da dificuldade de transplante. “Mesmo tendo um rim compatível, tudo vai depender muito da aceitação do organismo do paciente. No entanto, esta ainda é a única forma de cura, já que a diálise funciona apenas como um paliativo, criando uma sobrevida para o paciente de no máximo quatro anos”, explicou.

Serviço:
Dia Mundial RIM em Queimados

13/03 - Quarta-feira

Local: CETHID – Rua Onze, s/ nº - Vila Pacaembu

10h – Abertura
10h15 – Vídeo educativo
10h20 – Palestra “O que você sabe sobre a saúde dos seus rins” – Drª Cisalpina Pires de Oliveira
10h40 – Orientação Postural e Corporal – Fisioterapeuta  – Drª Janilda Theodósio Vasconcelos
10h50 – Entrega de informativos
11h – Encerramento

14/03 - Quinta-feira 

Local: Praça Nossa Senhora da Conceição

8h30 – Abertura
9h às 15h30 – Ação Social: Aferição de pressão arterial, teste de HGT (Glicose), encaminhamento para exame de sangue e urina;
Orientação com especialista: nutricionista, fisioterapeutas, serviço social, enfermagem e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.