quinta-feira, 14 de março de 2013

Donas de casa aprendem a aproveitar melhor os alimentos em Queimados


Evitar desperdício de alimentos no preparo de receitas no dia-a-dia das donas de casa. Esse é o objetivo do programa Cozinha Brasil, do Serviço Social da Indústria (Sesi), que fica até sexta-feira, dia 15, em Queimados. Através de uma parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e de Desenvolvimento Econômico de Queimados, o Cozinha Brasil ensina a reaproveitar alimentos ricos em nutrientes que geralmente vão para o lixo. 

O curso de reaproveitamento de alimentos realizado no Projeto Vida Nova - Cara de Leão (Avenida Tinguá, s/n° - Centro) conta com aulas de uma nutricionista, que ensina receitas práticas e fáceis de fazer com “sobras” de alimentos. Além de ensinar a fazer um cardápio nutritivo, de baixo custo e sem desperdício, os profissionais do Sesi ensinam ainda sobre a importância da higienização de alimentos e na escolha de verduras, frutas e legumes frescos.

Segundo a nutricionista do programa, Natália Barreto Coelho (foto), que participa do projeto há quatro anos a intenção é reeducar o hábito alimentar com impactos positivos na saúde das pessoas. Quiche de casca de abóbora, suco de couve com maracujá e limão, bolo de casca de banana (rico em ferro e potássio) e torta de verduras e legumes foram algumas das receitas ensinadas pela nutricionista. 

O secretário municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira Virou, enxerga o programa como mais uma iniciativa da Prefeitura para beneficiar as donas de casa tanto na renda doméstica evitando desperdício quanto na reeducação alimentar. “Além de aprender receitas saborosas e nutritivas, elas vão evitar jogar comida fora. Muitos alimentos podem ser reaproveitados em receitas praticas”, comentou o secretário.    

Ao final do curso, os participantes serão certificados pelo SESI e ganharão um livro de receitas. A certificação dos alunos acontece nesta sexta-feira (15), às 17h, no Projeto Vida Nova - Cara de Leão. Em andamento desde 2004, o Cozinha Brasil foi inspirado no programa Alimente-se Bem, do Sesi de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.