quinta-feira, 7 de março de 2013

Guarda Ambiental de Queimados promove ações para cuidar do meio ambiente

Luiz Ambrósio/PMQ
Estabelecer bases normativas para a política municipal do meio ambiente, coordenar, orientar, e executar as ações de prevenção, combate e extinção de incêndios florestais, ações ostensivas de patrulhas, com a missão de coibir a prática de ilícitos ambientais, tais como: caça predatória, desmatamentos, extração de fauna e flora regional e estimular o uso adequado dos recursos naturais. Estas são algumas das ações da Guarda Ambiental de Queimados, criada pela Lei 1.093, em abril de 2012.

Desde sua instituição, a corporação subordinada a Secretaria Municipal do Ambiente vem realizando por meio de um cronograma específico e por meio de uma rotina de trabalho, que envolve fiscalização nas Áreas de Conservação situadas em diversos pontos do território municipal, minimizando assim, a degradação da fauna e flora, a fim de identificar ações que possam promover alterações no relevo, solo, recursos hídricos, bem como, de tudo o que é considerado um bem comum ao povo.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a criação da Guarda Ambiental inibiu comportamentos que colaboravam para a ilicitude ambiental. “Anteriormente as ações que eram vistas como um costume popular, são entendidas como atos ilícitos previstos na Lei de crimes ambientais e isso inibe a população de jogar, por exemplo, lixo nos rios e realizar queimadas. O Prefeito Max Lemos nos orientou a fomentar a preservação ambiental, para assim contribuir com o desenvolvimento sustentável e consequentemente aumentar o nosso ICMS ecológico”, frisou Dornellas.

Guarda Ambiental desenvolverá plano de prevenção e combate emergencial contra incêndios

A Guarda Ambiental do Município de Queimados está elaborando o plano de prevenção e combate emergencial contra incêndios florestais e vegetação, que consiste em adequar técnicas, a fim de minimizar os efeitos catastróficos dos incêndios durante o período de estiagem, bem como, promover medidas que coibirão ações antrópicas nas áreas urbanas que contribuem para o agravo da saúde pública na região. A emissão de poluentes lançados na atmosfera neste período afeta muito pessoas que são portadoras de doenças respiratórias.

A Guarda Ambiental é composta por servidores estatutários: um diretor, três agentes operacionais e possui uma viatura para realizar os atendimentos. Os agentes foram treinados pela Brigada Ambiental do Município de Paracambi, onde realizaram o curso de formação para exercer este papel. A população poderá buscar informações, tirar dúvidas, reclamações e encaminhar denúncias por meio do telefone da Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SEMAM (21 2665-7794) e através do e-mail institucional (guardaambiental.queimados.rj@gmail.com).

Um comentário:

  1. Quando vai abrir descrição para farda ambiental nova mente ??

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.