quinta-feira, 14 de março de 2013

Lançamento do Programa Lidera Rio 2013 encerra 1º dia do encontro entre prefeitos

Fotos: Dine Estela
Com o objetivo de promover o desenvolvimento socio econômico integrado e sustentável para a geração de emprego e renda, a partir de pequenos negócios, por meio do fortalecimento dos líderes públicos, o Programa de Desenvolvimento dos Líderes Públicos, “o Lidera Rio 2013” foi lançado nesta quinta, 14, no encerramento do primeiro dia do encontro dos prefeitos dos municípios fluminenses, promovido pela AEMERJ (Associação Estadual dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro). O programa chega com uma versão inovadora e será composto por três eixos temáticos: informação, capacitação, articulação e reconhecimento de boas práticas e serão oferecidos às prefeituras, a partir do primeiro semestre de 2014.

A informação funciona como guia de fonte de financiamento, reúne os principais programas para captação de recursos. A Capacitação compreende cinco encontros regionais com especialistas na construção de projetos de acordo com os requisitos das principais fontes de recursos e adequações aos principais sistemas, como Sincov e Articulação, que se dará através de encontros estratégicos, onde a prefeitura poderá apresentar o projeto para instituições financeiras e Ministérios.

Palestraram sobre o tema o Presidente da ALERJ, Paulo Melo, o Diretor do Sebrae, Evandro Peçanha Alves, Presidente da Agerio, José Domingos Vargas, Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa,  superintendente da Caixa Valéria de Souza e o Superintendente do Banco do Brasil, Luis Claudio.

Prefeito de Queimados ficou entre os 20 melhores

Em oito anos de atuação, o Lidera Rio se consolidou como iniciativa reconhecida na promoção da gestão pública empreendedora e do desenvolvimento sustentável dos municípios. O Programa é composto por três projetos: alavancagem de recursos que tem o desafio de buscar verbas para execução de projetos, gestão pública empreendedora, que visa a capacitação dos gestores públicos, apresentando a relevância da implantação de projeto de apoio aos empreendimentos locais e o prêmio “Sebrae Prefeito empreendedor”, que busca reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento de micro e pequena empresa em seus municípios. As inscrições estarão abertas a partir do segundo semestre deste ano.

O Prefeito de Queimados Max Lemos já recebeu prêmio por ficar entre os 20 gestores com melhor desempenho do Estado. O Gestor ressaltou a importância de fazer ressurgir a vocação da cidade para indústria e comércio. “Incentivar os grandes empreendimentos é alavancar o comércio local. O Lidera Rio serve para preparar os gestores para a captação de recursos em instituições financeiras e ministérios e para facilitar a vida dos pequenos empresários e comerciantes e dar dignidade aos cidadãos”, disse Max
.
ENCONTRO DE PREFEITOS E PREFEITAS ELEITOS GESTAO 2013-2016
Programação de sexta-feira, 15/03.

9h: 30 - PAINEL | CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 
Carlos Eduardo de Queiroz Pereira – Secretário de Controle Externo Tribunal de Contas da União– TCU
Marcelo Paluma - Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção à  Corrupção -  Controladoria Geral da União – CGU
Sergio Ricardo Sacramento - Tribunal de Contas do Estado - TCE –– Inspetor Geral.

10h: 30 - PAINEL | PROBIDADE ADMINISTRATIVA – NOVOS DESAFIOS
Fábio Medina Osório - Advogado
Aloísio Zimmer Junior  - Advogado
Mediador : Jurandi Borges Pinheiro - Juiz Auxiliar STF – Gabinete Ministro Gilmar Mendes

11h: 30 - Intervalo

11h: 40- PAINEL | POLÍTICAS ESTADUAIS E OS DESAFIOS PARA OS MUNICÍPIOS
Sergio Luiz Côrtes da Silveira - Secretário Estadual de Saúde. 
Antonio Neto – Subsecretário de Ensino – Secretaria de Estado de Educação – SEEDUC.  
Zaqueu da Silva Teixeira Assistência Social – Secretário de Estado Assistência Social e Direitos Humanos – SEASDHS. 
Reynaldo da Silva Braga- Secretaria de Estado de Governo - SEGOV - - Subsecretário de Estado de Informações e Projetos Especiais. 
Carlos Minc-- Secretário de Estado do Ambiente. 
13h - Almoço Livre
14h:30 - Resultado da Eleição da Diretoria da AEMERJ. 
15h: 30- Cerimônia de Posse da Nova Diretoria da AEMERJ e Encerramento do Encontro

Um comentário:

  1. Onde está esse programa em Queimados?
    Se descobrirem onde está, me avisem.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.