quarta-feira, 6 de março de 2013

Queimados estimula qualificação profissional para jovens aprendizes

Felipe Carvalho/PMQ
O Município de Queimados está empenhado na qualificação e formação profissional dos jovens da cidade para a inserção no mercado de trabalho. As Secretarias de Trabalho e Renda e a de Desenvolvimento Econômico, disponibilizaram dois ônibus que transportou 59 adolescentes ao Senai da Tijuca  para a realização de inscrição nos cursos profissionalizantes de Padeiro e Confeiteiro da Unidade, com o objetivo de prepará-los para as vagas de emprego que serão oferecidas pela Piraquê, que deverá ter suas atividades iniciadas em 2015. As inscrições aconteceram na última segunda-feira, 4.

Na próxima terça-feira, 12, os jovens passarão por uma avaliação que envolve a realização de uma palestra e o exame de conhecimento, nas áreas de Português e Matemática. Os estudantes receberão uma bolsa auxílio que varia de acordo com a carga horária do curso. 
Daniele de Almeida, 20, está esperançosa com a oportunidade de se qualificar profissionalmente. “Fizemos a inscrição e vamos voltar na semana que vem para a realização da prova. Estou muito esperançosa com a chance que está se abrindo. Nos dias atuais, para o sucesso profissional, é fundamental o estudo para a assimilação de conhecimentos e para conseguir um lugar no mercado de trabalho. Agora é estudar e torcer para ser selecionada”, disse.

A coordenadora pedagógica do Senai-Tijuca, Luciana Vieira ficou impressionada com a organização de Queimados “Eu tenho recebido candidatos de outras cidades na Unidade, mas nenhuma trouxe tanto jovem quanto o Município de Queimados. Parabéns pela iniciativa de tentar qualificar os jovens, para que no futuro, eles tenham reconhecimento merecido no mercado de trabalho”, desejou.

O Secretário Municipal de Trabalho e Renda, Antônio Chrispe, o Tuninho Vira virou, disse que este estímulo da Prefeitura para a qualificação dos jovens é apenas um pontapé inicial, dentro de outras parcerias que serão realizadas pelas empresas que se instalarem no município.  Recentemente, o Prefeito Max Lemos anunciou a meta do Governo de até o final da segunda gestão chegar ao número de 50 empresas. Atualmente, Queimados possui 40 indústrias, 22 instaladas e 18 em processo de implantação.


Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Dias afirmou que o estímulo do poder público na formação da mão de obra qualificada será fundamental para empregar jovens da cidade, que cresceu muito economicamente nos últimos anos.


O curso é destinado para jovens entre 18 e 22 anos, que tenham concluído o 9º ano do Ensino Fundamental e terá duração de dois anos com carga horária total de 800 horas. Ao final, os estudantes terão a competência profissional de elaborar produtos de panificação e confeitaria através do preparo de massas com suas coberturas e recheios, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.