quarta-feira, 20 de março de 2013

Queimados realiza missa e passeata pela paz

Padre Luiz André será o presidente da missa
A Regional IX da Diocese de Nova Iguaçu, que envolve as quatro Paróquias de Queimados: Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis e São João Batista realizará no próximo sábado, 23, às 18h30, missa e caminhada pela paz, que completa nove anos. A passeata será marcada pelo silêncio, cor branca e velas acesas em memória das vítimas das chacinas da baixada e de todos os que sofrem com violência. O objetivo da atividade é promover o pedido de paz para as pessoas. O evento contará com a presença da vice-prefeita, Márcia Teixeira e outras autoridades municipais.

No Espírito da campanha da Fraternidade, que tem a Juventude como tema, a solenidade terá início com a concentração na matriz da padroeira do município, localizada na Rua Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, próximo ao Cemitério da Cidade. Quatro jovens, um de cada Paróquia, falarão sobre violência. O início da missa está previsto para as 19h e será presidida pelo Padre Luiz André. É esperada a presença do Bispo da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamin. Na hora do ato penitencial, os participantes farão uma caminhada pelas ruas do centro até chegar à antiga Matriz, localizada na Praça Nossa Senhora da Conceição

Missa realizada no dia 19 de março na Comunidade
São José
De acordo com o Diácono João Goulart, a passeata tem como objetivo recordar às vítimas da violência e promover o pedido de paz para as pessoas. “Iremos lembrar de todos os que sofreram com a violência, não só os da Chacina da Baixada, mas as pessoas que são violentadas nas estradas, nas ruas, nos transportes públicos, entre outros. A finalidade é lembrar o passado, pedindo força e proteção para o futuro”, destacou Goulart.

A chacina da Baixada entrou para história como um dos maiores crimes já acontecidos no estado do Rio de Janeiro. As execuções aconteceram em 2005, quando policiais militares percorreram de carro as ruas dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu, disparando contra pedestres. Pelo caminho os policiais deixaram 29 mortos e um ferido. Entre as vítimas fatais oito crianças e sete adolescentes.

2 comentários:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.