quarta-feira, 6 de março de 2013

Saúde vai oferecer exame preventivo itinerante no Dia Internacional da Mulher


O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma. Impulsionada por este dado do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde de Queimados vai oferecer dois serviços itinerantes de utilidade pública para as mulheres no dia 8 de março, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. A coordenadoria de Vigilância sanitária estará na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 17h com duas tendas; a primeira vai encaminhar as mulheres para coleta de preventivo a ser realizado na mesma data na Sede da Vigilância - Av Irmãos Guinle, 673, Centro. A segunda tenda vai distribuir informativos sobre todos os programas desenvolvidos pela equipe de Vigilância em Saúde (Tabagismo, DST/AIDS, entre outros). Neste dia também será possível realizar a pesagem de crianças para o Programa Bolsa Família.

A Secretária de saúde de Queimados, Dr.ª Fátima Cristina alerta, que além da realização de exames preventivos periódicos, é importante, estar atenta aos fatores de risco e de proteção. “Atitudes simples como a realização do exame Papanicolau de seis em seis meses, pode evitar o óbito porque esta é uma doença silenciosa e praticamente invisível nos primeiros anos”, explicou. 

O Estudo também revela que o principal fator de risco é o HPV, ou papilomavírus, sexualmente transmissível. Quase 100% dos tumores de colo de útero tem origem do HPV. Contudo, é importante ressaltar que apenas cerca de 2% das mulheres que foram infectadas por HPV costumam apresentar o tumor. “Muitas das lesões que surgem pelo HPV podem regredir apenas com medicamentos básicos, bastando para isto, o acompanhamento do médico”, diz a Dr.ª Fátima. O tabagismo e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais também podem favorecer o aparecimento da doença. Sandra Cezar, coordenadora do PAISMCA – Programa da Assistência Integral a Saúde da mulher, Criança e Adolescente vai estar na rádio comunitária Novos Rumos FM 101,7, Queimados, nesta quinta-feira (7), para falar da participação no evento. 

Créditos: internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.