segunda-feira, 22 de abril de 2013

Cia de teatro comemora 10 anos com casa cheia em Queimados

Elenco de O Auto da Compadecida 2013. 

A Cia Teatral Queimados Encena comemorou seus 10 anos de existência com um final de semana com três dias de apresentações da Peça - O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha com a casa cheia. O evento contou com a parceria da Secretaria de Cultura da cidade e a entrada custou apenas dois quilos de alimentos não perecíveis. Segundo os organizadores, foi arrecadada uma tonelada de alimentos que serão doados para a Pastoral da Criança da igreja Católica. Além deste espetáculo, ainda fazem parte da programação de aniversário da Cia; a peça infantil "Incrível Viagem" que será levada às escolas municipais, a partir do dia 16 de junho e uma Sessão Solene na Câmara Municipal dos Vereadores de Queimados na segunda, 29 de abril, às 19h. 

Além de apresentar cenas gravadas em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição e fazer referência à pessoas e lugares da cidade, o que deu um toque mais intimista à peça, levando a plateia ao delírio, a reapresentação de “O Auto da Compadecida” também foi um encontro de gerações e contou com a participação de componentes antigos e ex-alunos da Cia,  como o padre e o padeiro, contou Leandro Santanna, precursor da Cia. “Esta é uma das características da Companhia, juntei os antigos com meus ex-alunos. O padeiro (Lucas Gomes) é aluno da minha ultima Oficina no Espaço Queimados Encena, iniciante mesmo, começou nesta peça. O Padre (Brayan Carvalho) está na Companhia desde 2006.

Este ano a peça também recebeu convidados ilustres como o Bispo (Celso Mosciaro), contou Leandro. “Ele é uma figura lendária do teatro na Baixada Fluminense, administrou o antigo Teatro Arcádia, mais de 10 peças e iniciou mais de 100 pessoas, ministrou aulas no Colégio Manuel Pereira em Queimados para aquela que seria minha primeira professora de teatro, a Eurídice Ambrósio”, lembrou Leandro.

10 anos de muitas lutas e vitórias com a Sede própria

Os dez anos de luta também foram comemorados com um bolo de aniversário e mensagens de otimismo que emocionaram o elenco e a plateia que também foi convidada a confraternizar com a Cia que distribuiu bolo e refrigerante para todos no final da apresentação. O bolo e o refrigerante foram presentes da Pastoral da Criança.

O Espaço Cultural Queimados Encena, que desde sua fundação em 2003 teve seu aluguel mensal custeado pelos atores do grupo, com o passar dos anos firmou parcerias para possibilitar a continuidade de sua existência e o fomento da programação cultural do lugar e chegaram a ser aprovados em dois importantes editais: (Prêmio Procultura de Estímulo ao circo, Dança e Teatro & Brasil Foudation).  O espaço fica à Rua Mustafa Kalaoun, 116, Centro, Queimados. Tel.: (21) 2663-2515. Site: www.queimadosencena.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.