segunda-feira, 15 de abril de 2013

Educação Ambiental é desenvolvida na teoria e na prática em Queimados

Fotos: Felipe Bragança
A fim de levantar ainda mais a bandeira em prol da conscientização ambiental e, ao mesmo tempo, aproximar os estudantes da rede pública de ensino a comunidade, para desenvolverem ações voltadas para a preservação do meio ambiente, a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias Municipais do Ambiente (SEMAM) e de Educação (SEMED) desenvolve o projeto caminho das águas, que tem por objetivo mostrar a importância da conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região através de palestras, oficinas e distribuição de folders explicativos em salas de aula. 

As Escolas Municipais São José e Primeira Igreja Batista receberam o projeto no último dia 12. Técnicos da Secretaria do Ambiente palestraram para as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância de se preservar o meio ambiente, em ações como não jogar lixo nos rios, evitar queimadas, também explicaram o ciclo da água e mostraram um mapa com os corpos hídricos existentes na cidade. Após a aula teórica, os estudantes colocaram o conhecimento adquirido em prática, visitando alguns rios do município, como o Guandu, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana, além do Rio dos Poços e Queimados.

Para o secretário municipal do Ambiente, Alex Dornellas, o desenvolvimento da educação ambiental nas escolas é fundamental, já que as crianças de hoje representam o futuro. “A educação ambiental deve ser desenvolvida principalmente nas escolas, pois nossas crianças são o futuro. Nesse projeto, elas aprenderam sobre a importância da água em nossas vidas, de forma teórica e prática. Com certeza após a palestra e a visita aos rios do município, elas vão comentar com os pais e amigos sobre a importância de se preservar o meio ambiente”, ressaltou o secretário.

Paródias educativas estimulam aprendizado

Transformar músicas de sucesso em paródias educativas pode ser uma boa ferramenta para o sucesso na aprendizagem da educação ambiental. É neste contexto que o Município de Queimados está inserido, através da parceria entre a Secretaria Municipal do Ambiente com estudantes de Gestão Ambiental da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ).

Entre os hits do momento estão “No passinho do volante”, do Mc Federado e os Leleks e “Amor de chocolate” do cantor Naldo. Durante o trajeto para a visitação aos rios dos municípios, os estudantes da rede municipal de ensino ficaram empolgados com as paródias. “Plantando, plantando, pro um lado, plantando, plantando pro outro, no passinho da SEMAM quero ver plantar de novo” e “Plantando e cultivando, pra mim tanto faz, com este projeto da SEMAM cada vez preservo mais”.

Para a orientadora pedagógica da Escola Municipal São José, Maria Eterna, a ludicidade na transmissão do conteúdo facilita o processo de aprendizagem. “A água é um dos nossos principais bens a serem preservados. É importante que nossos alunos tenham essa vivência na prática e de forma descontraída. A educação é a melhor forma de conscientização, pois a criança se torna uma multiplicadora”, frisou a orientadora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.