quarta-feira, 24 de abril de 2013

Número de beneficiários do Bolsa Família cresce em Queimados


Aumento representa a descoberta de famílias que eram "invisíveis". Em 2004, eram apenas 2.300 famílias, e hoje chega a 14 mil  

Identificar e acompanhar famílias sob risco social, oferecer serviços sócioassistencias, encaminhar para cadastro e recadastro do programa Bolsa Família. Esses são algumas das ações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Queimados, através dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras). 

As unidades têm como objetivo acompanhar as pessoas cadastradas no programa Bolsa Família e atualizar seus dados. As informações são passadas para o sistema de Cadastro Único (Cadúnico), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que são utilizadas para futuras pesquisas e estudos sobre os Índices de Desenvolvimento Humano (IDHs) em diversas regiões do país.

Em média três vezes por semana equipes formadas por um psicólogo e um assistente social fazem visitas domiciliares regularmente as áreas de atendimento dos Cras para acompanhamento social. Equipes dos Centros de Referência verificam se as famílias continuam cumprindo as exigências do programa assistencial para receber o benefício. Filhos matriculados na escola, renda per capita até R$ 140 são alguns dos requisitos exigidos para que a família não deixe de receber o auxílio. 

Famílias deixam de ser invisíveis 

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Lemos, a meta é cadastrar mais 6 mil famílias no programa do governo federal.  Em 2004, eram apenas 2.300 famílias, e hoje chega a 14 mil. As visitas domiciliares vão servir para mapear os bairros com baixos IDHs. “Equipes realizam visitas constantes às famílias. Isso vai servir para identificar quais são os bairros que mais necessitam de programas sociais. Nosso objetivo é mapear quais são as regiões mais pobres e colocar em prática ações do governo”, disse o prefeito.               

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, explica o motivo do aumento do número de famílias que ingressaram no programa social. “Um tipo de visita domiciliar freqüente pelas equipes é a chamada buscativa. Essa visita tem o objetivo de descobrir famílias em vulnerabilidade social e que ainda não participam de programas sociais. O objetivo é tirar essas famílias da linha da pobreza. Elas deixam de ser invisíveis sob os olhos do poder público uma vez que as cadastramos”, completou Elton Teixeira. 

Atualmente, o município de Queimados possui oito Cras. Um deles é o do bairro Nova Cidade que atende mais de mil famílias com serviços psicossociais e oficinas de geração de renda: corte e costura, artesanato, cestaria, fuxico e fotografia. O Centro de Referência atende 18 bairros como Caixa D’Água, Fanchem, Camorim, São Simão, Vila Zenite, entre outros.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.