segunda-feira, 15 de abril de 2013

Queimados pretende estimular prática esportiva do rugby


O Rugby tem se consolidado como o segundo esporte que mais cresce no mundo, só ficando atrás do MMA. O Brasil corre atrás da Argentina, que é a grande potência da modalidade na América do Sul. O esporte tem atraído os olhares de milhares de brasileiros. No Município de Queimados não é diferente. A Secretaria de Esporte e Lazer montou uma parceria com o Maxambomba Rugby Clube para a disputa do campeonato carioca da Série B da modalidade. No último final de semana, o município recebeu a primeira rodada do campeonato carioca de Rugby da Série B, realizada no campo do Dom Bosco. A estreia não foi das melhores, já que a equipe da Baixada foi derrotada pelo time do Vitória por 27 a 13.

A próxima partida pela competição está marcada para o dia 27 de abril, às 15h, no mesmo local. A equipe de Queimados enfrenta o time de Itaguaí.  Apesar do resultado negativo, o Secretário Municipal de Esporte e Lazer Monteiro comemorou o fato de iniciar um esporte que é novidade para a população do município. “Fizemos essa parceria com o time do Maxambomba, o primeiro da Baixada Fluminense a praticar a modalidade, para fomentarmos o esporte na nossa cidade. O Prefeito Max Lemos nos orientou a trabalhar nossa base e para isso estamos distribuindo kits esportivos nas escolas da rede pública de ensino. Queremos ter pelo menos um atleta queimadense nos jogos olímpicos de 2016, quem sabe não será no Rugby”, disse Monteiro.

Para o atleta da equipe de Queimados, Gustavo Almayi, as habilidades do trabalho em equipe fazem o Rugby se tornar um esporte que cresce a cada dia. “É muito importante conhecer outros esportes e a Olimpíada de 2016 ajudou a possibilitar essa abertura. Para muitas pessoas que vieram assistir ao jogo de hoje foi o primeiro contato com esta modalidade esportiva. No final tinha até crianças tentando jogar. Não vencemos a partida que era o nosso objetivo, mas só de ver esta movimentação em prol do crescimento do esporte ficamos muito felizes”, afirmou Gustavo.
O campeonato carioca de Rugby da série B reúne seis equipes que se enfrentam em turno único para definir classificação para a 2ª fase.  O primeiro colocado da 1ª fase avança automaticamente para a final. O outro finalista será definido por uma semifinal entre o segundo e terceiro colocado. O perdedor desta partida disputará o terceiro lugar com o vencedor do jogo entre o 4º e 5º lugar.  O grande campeão garante acesso a série A do próximo ano.

Regras do jogo

O rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de dois tempos de quarenta minutos contínuos. O relógio só para quando algum jogador da primeira linha necessita de cuidados médicos.  A bola é de couro e de formato oval. O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração, como passar a bola para frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola e segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão.

O objetivo do jogo é marcar maior número de pontos que o adversário. Existem quatro formas de pontuação: Ensaio ou Try, que vale 5 pontos e ocorre quando um jogador consegue apoiar a bola com uma das mãos no chão após a linha dos postes. Uma outra forma de pontuar é através da Conversão, que possui o valor de 2 pontos e acontece quando após o try, a equipe marcadora tem a possibilidade de chutar em direção aos postes. Existe também o Pontapé de ressalto ou  Drop goal, que vale 3 pontos  e é validado quando um jogador  faz a bola tocar no chão e a chuta por cima da trave adversária. A quarta maneira de pontuar é pelo Pontapé de Penalidade ou Penalty Goal, que tem o valor de 3 pontos, quando  a equipe chuta aos postes no local onde ocorreu a falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.