domingo, 28 de abril de 2013

Queimados propõe criação do Conselho de Cultura para a Baixada Fluminense


Fotos: Bruna Casimiro 
Agentes de cultura se reúnem para debater Plano de cultura.
Depois de apresentado o texto base para a formulação de políticas públicas de cultura no Estado do Rio para os próximos 10 anos, foi a vez de a sociedade dar a sua opinião. Neste sábado, 27, os fomentadores de cultura da região da Baixada Fluminense, que compreende 30% da população do Estado, se reuniram com os representantes da Secretaria de Cultura estadual para debater a minuta do Plano Estadual de Cultura. O encontro foi realizado no Teatro Raul Cortez, Caxias.  

Dentre as ansiedades dos gestores, foi recorrente a reclamação pela reformulação dos editais que parecem ter sido criados para dificultar o acesso aos recursos, como destacou o secretário de cultura de Queimados, Antônio Almeida, que está se articulando para a criação de um Consórcio de Cultura da Baixada, ideia muito bem recebida pelos organizadores Estaduais do Plano. “Temos notícias de que 65 dos 92 municípios receberam os recursos da cultura e mais de 40 cidades não conseguiram executar os projetos, por conta da dificuldade em participar dos editais. Penso que a articulação das cidades através dos Conselhos pode ajudar a minimizar estas dificuldades”, destacou Antônio. 

Próximos passos

Os eixos específicos também estão em consulta pública, através das reuniões, destacando pontos importantes do Plano. “Estamos recebendo as propostas para melhorar as políticas públicas, para cada um destes setores que irão gerar planos e ações específicas, a partir de uma discussão. Ao final destas consultas, estes textos serão sistematizados e encaminhados como projeto de Lei para a Assembleia Legislativa do Estado” Explicou uma das coordenadoras do Plano, Simone Amorim.
Agenda:

Os debates ainda vão acontecer na próxima segunda (29/04), às 17h, com produtores de festivais no Estado no Parque Lage, Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. Dia (4/05), às 10h, será a penúltima reunião regional na Baixada litorânea, em Cabo Frio, Teatro Municipal. No dia (8/05), às 17h, haverá um encontro setorial para discussão do planejamento do Patrimônio Imaterial do Estado na Biblioteca de Niterói.  

Agentes culturais reclamam do esvaziamento das reuniões

Em 2009 foram realizados, 92 encontros municipais e oito regionais em todo o Estado, reunindo mais de cinco mil participantes, propiciando um produtivo diálogo entre gestores públicos e agentes culturais fluminenses. No entanto, agentes culturais reclamaram do esvaziamento das reuniões e a falta de divulgação mais ampla sobre os debates, por conta dà última reunião em Caxias que contou com menos de 100 pessoas. “Como pode uma discussão tão importante como esta, não ter a participação dos maiores interessados que são os jovens e cidadãos de um modo em geral? Penso que estamos divididos por um muro invisível e cercados pelo gueto,” destacou, Antônio Carlos, secretário de cultura de Nilópolis se referindo aos grandes eventos que deixam a Baixada sempre em segundo plano. “estamos totalmente alheios aos grandes eventos que o Rio vai receber nos próximos anos como a Copa e as Olimpíadas e, no entanto, somos o celeiro de grandes atletas e artistas”, lembrou. 

Conheça  a minuta do Plano 

O Plano está divido em seis eixos temáticos que tratam da Cultura e Cidadania (eixo 1), cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória (eixo 2), Cultura, Educação e juventude (eixo 3), Cultura e Desenvolvimento (eixo 4), Gestão e Cultura (eixo 5) e Financiamento da Cultura (eixo 6).  Todos apresentam diretrizes e estratégias de ação como princípios de orientação para as políticas públicas de cultura. Qualquer pessoa ou entidade pode enviar comentários, críticas e sugestões, que poderão ser acessados através do site planodeculturarj@cultura.rj.gov.br. Em caso de dúvida, entre em contato:
(21) 2333-1336.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.