domingo, 21 de abril de 2013

Queimados recebe etapa de abertura do campeonato regional de judô


Fotos: Luiz Ambrósio
Os tatames agitaram a manhã deste domingo, 21, em Queimados. Isso porque o Município recebeu pelo quarto ano consecutivo, a etapa de abertura do campeonato regional de judô, promovido pela Federação Estadual da modalidade, através do núcleo da Baixada da Fluminense, em parceria com a Prefeitura da cidade. O Torneio contou com a participação de 16 academias e mais de 460 atletas, sendo 76 deles alunos da Vila Olímpica da cidade, que competiram por equipes e no individual, desde a categoria para crianças até aos veteranos. 

Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro a competição serve para integrar atletas que praticam o esporte na região. “É uma honra sediar uma competição deste porte, por isso através do nosso Prefeito Max Lemos demos toda a estrutura necessária para a realização da atividade. Isso faz com que a cada dia aumente o interesse das pessoas pela prática do judô. O objetivo de realizar o campeonato na cidade é proporcionar disputas saudáveis com o intuito de incentivar os nossos jovens para serem campeões no esporte e na vida”, frisou Monteiro. 

O coordenador da Federação de Judô do Rio de Janeiro, núcleo Baixada, João Evangelista de Senna ressaltou o crescimento do judô na Baixada. “Queremos desenvolver o judô na Região e para isso, fazemos essa interação entre as academias e consequentemente descobrimos novos talentos. Os resultados têm sido positivos, já que a Baixada Fluminense foi destaque no campeonato carioca do ano passado, ficando com o 1º lugar e o vice-campeonato além de conseguir classificar 10 atletas para a disputa do brasileiro”, disse Senna.

Uma das judocas que vão representar a Baixada na disputa do campeonato brasileiro de judô é Brenda Leite Ribeiro, 15, atleta da Vila Olímpica de Queimados, que foi campeã estadual da modalidade na categoria sub 18. Ela já planeja o futuro dentro do esporte. “Nunca imaginava que poderia um dia ser campeã carioca, agora o sonho é o título nacional, para que eu possa me projetar e quem sabe disputar as olimpíadas de 2016 que é o meu grande sonho”, contou Brenda

Centro de Treinamento pode virar realidade

A Prefeitura de Queimados está na luta para a criação de um Centro de Treinamento especializado para a prática do judô. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, o Prefeito Max Lemos já disponibilizou uma área de 3.800 m² no Bairro Valdariosa para a construção do CT. O projeto está sendo elaborado em parceria com o Presidente da Federação Estadual de Judô, Francisco Grosso e depende da aprovação do Governo Federal para a obtenção de recursos. 
Segundo o Secretário, o objetivo é implementar um centro de excelência para treinamento de seleções estaduais e atletas de alto rendimento. “Com a criação de um Centro de Treinamento, os atletas da nossa Vila Olímpica terão a oportunidade de fazer o intercâmbio com judocas de alto rendimento e quem sabe não poderemos receber também esportistas de outros países durantes os jogos olímpicos do Rio de Janeiro”, planejou Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.