segunda-feira, 24 de junho de 2013

Debate sobre resíduos sólidos marca a quinta conferência de meio ambiente em Queimados

Fotos: Felipe Carvalho
Com o tema “Resíduos sólidos, Queimados construindo a sustentabilidade”, o Município de Queimados realizou no último sábado, 22, a quinta conferência de Meio Ambiente, que teve por objetivo promover o debate sobre a Política Municipal de Resíduos Sólidos e contou com a presença do Prefeito Max Lemos e do Secretário do Ambiente, Alex Dornellas.

Também estiveram presentes no evento os Secretários de Governo, Pastor Eraldo Carvalho, de Urbanismo André Bianche, de Habitação, Cacau Nogueira, de Direitos Humanos, José Ribamar, de Fazenda, Carlos Vilela, da Terceira Idade, Dequinha, do Controlador, Air de Abreu e o Vereador Martchello, entre outras autoridades e diversos segmentos da Sociedade Civil Organizada.

A Conferência se dividiu em quatro momentos. No primeiro, os participantes assistiram as palestras ministradas pelo Diretor Técnico da Empresa Dinâmica da Terra Soluções Sustentáveis, Anderson da Silva Nascimento, que falou sobre a sustentabilidade de forma econômica e social no setor empresarial e pela palestra da Gerente de Educação Ambiental do Inea e Coordenadora do Programa Coleta Seletiva Solidária do Estado do Rio de Janeiro, Pólita Gonçalves, que abordou o tema geração de emprego e educação ambiental.

No segundo momento, foi aprovado o regimento interno da Conferência, que determinou os eixos temáticos do encontro: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Emprego, Trabalho e Renda e Educação Ambiental, que foram debatidos no terceiro momento que também contou com o levantamento das propostas que serão apresentadas na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente, agendada para acontecer em Brasília, entre os dias 24 e 27 de outubro deste ano. 

A atividade foi encerrada com a eleição dos delegados, que irão representar o Município de Queimados na Conferência Estadual, prevista para acontecer no dia 15 de setembro e pela escolha dos novos conselheiros que irão compor pelos próximos dois anos o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, instituído pela lei 393 de 1999.

O Prefeito Max Lemos destacou o crescimento sustentável de Queimados nos últimos anos e ressaltou a importância da participação popular na elaboração de propostas que dizem respeito à temática ambiental. “A democratização de ideias para melhorarmos a cidade é sempre bem vinda, por isso a importância deste evento, para conferirmos o que temos acertado e identificarmos o que ainda precisa ser feito. Estamos trabalhando fortemente para crescer com sustentabilidade”, disse Max.  

Participação popular em peso

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a atividade foi uma oportunidade para o governo construir políticas públicas em conjunto com a sociedade. “A conferência é o espaço essencial para o debate das ações sustentáveis em relação ao destino dos resíduos sólidos produzidos no município. Este é o momento de reflexão sobre nossas ações, pois a responsabilidade de cuidar do Meio Ambiente não é somente do Poder Público, mas de toda a Sociedade”, frisou Dornellas.

A integrante do Grupo Controle do Controle de Queimados, Maria da Penha Oliveira, 50, ressaltou a importância da presença da sociedade civil organizada na Conferência. “É fundamental a realização deste encontro, que deu autonomia para a sociedade civil propor melhorias em diversas áreas. Só o fato de ter aprendido um pouco mais com os conteúdos das palestras valeu a pena ter vindo e vale registrar que o grande ganho foi que os gestores municipais estiveram presentes durante toda a atividade, onde puderam identificar as demandas existentes em suas áreas”, afirmou Penha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.