terça-feira, 11 de junho de 2013

Defesa Civil diploma 50 voluntários em Queimados


Em continuação do projeto de treinar os cidadãos queimadenses para saber como proceder aos primeiros socorros e primeiras medidas em casos de emergências cotidianas ou calamidade pública, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Queimados formou mais uma turma de voluntários. Depois de diplomar agentes mirins e sêniors, chegou a vez de 50 adolescentes, alunos do curso normal, do CIEP 341  Vereador Sebastião Pereira Portes receberem treinamento teórico e prático que aconteceu na própria escola durante duas semanas, sobre primeiros socorros,  casa de fumaça, apagar incêndios com água, apagar botijão de gás em chamas e transporte de acidentados. A cerimônia aconteceu no auditório da escola e contou com autoridades municipais, agentes da defesa civil, guarda ambiental além dos familiares dos alunos.

Na ocasião o secretário da pasta, Carlos Machado Laz, destacou a importância da formatura deste grupo. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos dessa turma. Eles mergulharam no projeto e proporcionaram para a equipe um novo gás para o trabalho. E os novos voluntários da  Defesa Civil são futuros professores e estará nas mãos deles a oportunidade de passar pra frente o conhecimento adquirido. O próximo treinamento agora será em julho, na Colônia de férias da Defesa Civil, a primeira da Baixada, onde daremos treinamento a mais de 400 crianças do município que serão enviadas pelas escolas. E toda essa ação faz parte da política do prefeito Max Lemos de cuidar da população”, contou Machado.

Para a mãe da Voluntária da Defesa Civil Consueyla de Lemos Calazam, aluna do primeiro ano, que tem o mesmo nome da filha, Consueyla Holanda de Lemos Calazam, viu no curso uma oportunidade da filha vencer seus próprios limites.  “A Consueyla sempre foi muito tímida e no treinamento teve a chance de se soltar mais, interagir com os amigos e vencer alguns medos, como do fogo nas situações de incêndio e do botijão de gás. Além de estar preparada para ajudar a cidade, ela levará esse aprendizado para a sua vida” frisou a mãe Consueyla.

O Coordenador de atividades educacionais da Defesa Civil, Claudio Rogério Nunes, explicou que o projeto é deixar os munícipes atentos para antecipar os acontecimentos e evitar acidentes. “Apesar de treinarmos os voluntários para saberem agir nas emergências, nosso objetivo é trabalhar na prevenção, para que eles sejam ágeis a se antecipem antes de algum acidente e possamos salvar vidas. E a partir de hoje entregamos para queimados mais 50 voluntários da Defesa Civil”, disse Rogério.

Estiveram presentes na cerimônia a vice Prefeita Márcia Teixeira, os vereadores Martchelo Fuli, Adriano Morie, o subsecretário de Defesa Civil Major Neves, o secretário de segurança, de transito, de transporte e ordem pública, Elias José, o secretário do ambiente, Alex Dornellas, e secretário de cidadania e promoção da cidadania, José Ribamar e a diretora adjunta da escola Patricia Jesus Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.