sexta-feira, 19 de julho de 2013

Alunos aproveitam as férias com oficinas de prevenção contra acidentes domésticos

Alunos aprenderam  a combater vazamento de GLP
Mais de 50 crianças das Escolas Municipais Monteiro Lobato, Leopoldo Machado e Anna Maria dos Santos Perobelli  aprenderam lições de cidadania e, ao mesmo tempo, se divertiram na I Colônia de Férias da Defesa Civil de Queimados. O programa da Secretaria Municipal de Defesa Civil realizado de 15 a 19 de julho, no Ciep 341 - Vereador Sebastião Pereira Portes (Santa Catarina), contou com aulas práticas de prevenção contra acidentes domésticos. Saber como proceder em situações de emergência, apagar chamas em casos de vazamento de gás de botijão (GLP), conscientização no trânsito e atividades de lazer no período de férias escolares como tirolesa, pula-pula e gincanas foram algumas das atividades de recreação oferecidas no dia.   

Tirolesa foi uma das atividades no dia
Para o secretário municipal de Defesa Civil, Machado Laz, o objetivo da colônia de férias é aproveitar o recesso escolar para oferecer diversão, incentivar os estudos além de formar futuros cidadãos. “Essa é a primeira colônia de férias de muitos que ainda estão por vir. Ela é a primeira da Baixada Fluminense criada com esse foco. Ensinamos a eles como devem proceder em casos de emergência e conscientizá-los sobre cidadania. Acima de qualquer coisa, queremos formar futuros cidadãos”, comentou Machado Laz.

De acordo com o coordenador de atividades educacionais da Defesa Civil, Cláudio Rogério Nunes, explicou que o projeto busca incentivar os estudos das crianças e ensinar métodos de prevenção contra acidentes domésticos. “Nosso objetivo é ensiná-los o que fazer em situações de emergências. Além de brincar e se divertir, eles vão aprender como evitar algum acidente e salvar até mesmo vidas”, disse Rogério, que completou ainda: “Como uma forma de incentivar os estudos falamos aos pais das crianças que só os alunos com notas boas podem participar da recreação”, contou o coordenador. 

Mais de 50 alunos receberam diplomas
Ao final das atividades, os alunos receberam diplomas no auditório do Ciep. De acordo com a Secretaria, a intenção é levar as mesmas atividades aos bairros Santa Rosa, Morro da Caixa D’água e Porteira para formação de agentes comunitários da Defesa Civil voluntariados. As regiões são as que mais sofrem com enchentes em épocas de chuvas.“No próximo ano pretendemos montar os Núcleos de Defesa Civil em bairros estratégicos. Vamos oferecer treinamento dos nossos agentes para formar esses agentes de proteção comunitária”, informou o secretário Machado Laz. 

2 comentários:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.