quinta-feira, 11 de julho de 2013

“Caipoeira” agita Vila Olímpica de Queimados


O que a capoeira e a quadrilha têm em comum? Em ambas as danças, o ponto alto é a formação da “Grande Roda”, que deu o tom da festa de encerramento das atividades do primeiro semestre da Vila Olímpica de Queimados, nesta quarta-feira, 7. A festa da “Caipoeira” misturou o esporte de matrizes africanas com a tradicional festa junina e contou com a apresentação de danças típicas, recordou brincadeiras e cantigas de roda e teve por objetivo resgatar valores da cultura brasileira.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro ressaltou o trabalho desenvolvido na Vila Olímpica “Há tempos que promovemos a capoeira, que envolve estímulo esportivo e social, além de ser uma oportunidade de socialização. Nossas crianças aprendem história, comportamento e solidariedade. Agradeço aos pais dos nossos alunos por confiar em nosso trabalho”, disse Monteiro.

As aulas de capoeira são ministradas pelo Professor Antônio de Assis, o Mestre Comprido, que trabalha o aspecto do resgate histórico da cultura brasileira através do esporte. “A cada troca de corda, promovemos um curso didático-histórico sobre capoeira e avaliamos em duas disciplinas: a história do esporte e a chegada dos negros africanos ao Brasil. Só troca de corda, quem passar na prova. Quando uma criança ou um adolescente são disciplinados através do esporte, a tendência é de que eles obtenham melhor resultado dentro da escola”, destacou o Mestre.


Juliana Paixão, 27, moradora de Queimados comemorou a mudança de comportamento do filho Breno da Silva, 6, depois que o menino começou a praticar capoeira. “Ele entrou na capoeira há pouco tempo, mas já foi o suficiente para mudar dentro de casa. Ele era muito agitado e agora está bem melhor, devido às noções de ética e disciplina proporcionadas pelo esporte”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.