segunda-feira, 15 de julho de 2013

III Conferência de Promoção da Igualdade Racial de Queimados define delegados para etapa estadual

Max Lemos fala sobre a luta contra o preconceito racial 
A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, realizou no último sábado (13) a III Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial, no Centro Educacional Betel. O evento que teve como tema: “Democracia e Desenvolvimento sem racismo: Por um Município, Estado e um Brasil afirmativo”, reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade para tratar de assuntos como igualdade racial, tolerância religiosa, identidade cultural, entre outros.

Durante o evento, os participantes se dividiram em grupos para abordar cinco eixos temáticos: Reafirmar e ampliar o compromisso governamental e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção de igualdade racial; avaliar avanços obtidos após 10 anos de implantação da Política Nacional da Igualdade Racial; propor recomendações ao fortalecimento da igualdade racial e enfrentamento ao racismo; discutir mecanismos de institucionalização da igualdade racial com base no Sistema Nacional de Promoção de Igualdade Racial (Sinapir) e propor conjunto de prioridades no combate ao racismo e no âmbito do poder público. 

Mesa de abertura da Conferência
Para o prefeito de Queimados, Max Lemos, o combate à intolerância religiosa e o racismo devem ser constantes para que prevaleça uma sociedade mais justa e democrática. "Independente da cor, raça e religião devemos governar para todos. Temos que combater o preconceito racial, sempre. Para viver numa sociedade mais justa, devemos combater todo e qualquer tipo de preconceito e intolerância. Somos todos iguais”, afirmou Max Lemos, na abertura da conferência.


Representantes na Conferência Estadual 

Na ocasião, ainda foram eleitos seis delegados: sociedade civil (4) e governo (2) escolhidos por votação, que vão representar o município na etapa estadual nos dias 28 e 29 de agosto, na UERJ. Também foi formada o novo Conselho de Municipal de Igualdade Racial. Foram eleitos como delegados Wallace de Carvalho Lemos, Fernanda Portes, ambos da Cabana Espírita Tenda Mirim do Pai Fabrício, Eurídice Ambrosio, do Grupo Afro Cultural Aganju, Elaine Ferreira de Oliveira, da Igreja São Francisco de Assis, Jorge Luís Fernandes e Adriana Lopes da Silva Alves, ambos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania. 

Conferência reuniu representantes de diversos segmentos
A contribuição dos delegados será fundamental para que sejam aprovadas as ações de políticas públicas de combate ao preconceito racial e de valorização da cultura negra. Depois da etapa estadual, as propostas serão levadas para a última etapa; a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em novembro.

Segundo o secretário municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, a “discussão” sobre os temas abordados serão fundamentais para propor ações de políticas públicas na Conferência Estadual. “A Conferência foi importante para discutir sobre as ações e estratégias que podem ser implantas para combater o racismo e o preconceito. Daqui saíram propostas para a etapa estadual através dos delegados que vão apresentar nossas propostas”, explicou Dadinho. 

Membros do novo conselho e delegados eleitos 
A conferência contou também com a presença do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, do coordenador estadual da Igualdade Racial, Rodrigo Nascimento Polycarpo, do babalawo e interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), Ivanir dos Santos, do coordenador de Políticas Públicas e Promoção da Igualdade Racial de Queimados, Jorge Dawn, dos secretários municipais de Comunicação Social, Carlos Albino, de Obras, Elerson Alves, de Segurança Transporte e Trânsito, Elias José, de Defesa Civil, Machado Laz, representantes de religiões afros (candomblecistas e umbandistas), da Cabana Espírita Tenda Mirim, Pai Fabrício Custódio Caravanas, vereadores, entre outros.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.