quinta-feira, 25 de julho de 2013

Padronização das calçadas será lei em Queimados


Prefeito Max Lemos e representantes da Firjan e ABCP assinaram carta de intenções para continuidade do Projeto Calçada Acessível no Município
O Prefeito de Queimados, Max Lemos, assinou na última quarta-feira, 24, o protocolo de renovação da parceria com o Sistema Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) para dar prosseguimento ao Projeto Calçada Acessível – Programa Mobilidade Urbana, no Município. A reunião aconteceu na sede da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Queimados (ASDINQ) e teve como objetivo apresentar resultados de dois anos de trabalho de técnicos e sociedade civil, como a cartilha técnica de acessibilidade “Andar Melhor”, que será transcrita em forma de lei para padronizar as calçadas da cidade.

O encontro foi coordenado pelo arquiteto da ABCP da Regional-RJ, Luiz Gustavo Guimarães e pela representante Regional da Firjan, Luciane Santos. Também estiveram presentes na reunião os Secretários de Urbanismo, André Bianche, o de Fazenda, Carlos Vilela, o Conselheiro da Firjan e Presidente da Asdinq, Marcelo Kaiuca, a Subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Milka Monteiro e a Arquiteta da Secretaria de Urbanismo, Valéria Blum.

De acordo com o Prefeito Max Lemos, o Poder Executivo irá apresentar nos próximos dias um projeto de lei para a padronização das calçadas do Município. “Depois de discutimos a questão da mobilidade urbana, agora, vamos apresentar a cartilha de acessibilidade como projeto de lei para apreciação da Câmara de Vereadores, porque uma cidade emergente como a nossa precisa estar preparada para o crescimento”, afirmou Max, que definiu os próximos passos do Programa em Queimados, que serão a elaboração de um projeto de mobilidade urbana voltado para ciclovias e sinalização.

A proposta do ‘Programa Calçada Acessível’, que acontece desde 2010 em Queimados, é aprimorar o conhecimento das equipes técnicas municipais, trocar experiências sobre acessibilidade e a padronização e a revitalização das calçadas, visando segurança e qualidade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Firjan e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e conta com o apoio do Ministério das Cidades, o Ministério Público, o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Sinduscon-Rio, Bloco Brasil e o Núcleo Pró-acesso da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU/UFRJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.