quarta-feira, 31 de julho de 2013

Queimados discute Desafios do Sistema Nacional de Cultura em Conferência Municipal


Queimados realiza no próximo sábado (3), sua 2ª conferência de Cultura com vistas ao Plano Nacional de Cultura. Com o tema "Desafios do Sistema Nacional de Cultura", a cidade pretende enviar para a pauta nacional suas necessidades locais como: equipamentos de cultura e a necessidade da desburocratização dos processos de subsídios para projetos culturais nas cidades. A conferência acontecerá no Teatro-Escola Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, S/nº, Centro (entrada principal da cidade, ao lado do Ginásio Municipal). A partir das 8h da manhã. As inscrições poderão ser feitas na hora.                                                                                                                           Segundo o secretário de Cultura Antônio Almeida, que tem participado das discussões em nível estadual, a região mais populosa do Estado do Rio é a que menos tem equipamentos públicos de qualidade para desenvolver a cultura. "Representamos mais de 30% da popular do Estado e, no entanto, não temos cinemas, teatros, espaços culturais à contento para atender a nossa população. Como desenvolver uma consciência cultural sem incentivo", desabafou. A etapa nacional deve acontecer até setembro.

As conferências de cultura são uma oportunidade ímpar para que a sociedade civil e os governos, juntos, avaliem as políticas culturais da União, Estados, Municípios e Distrito Federal e façam propostas para seu aperfeiçoamento.

Conheça os eixos temáticos  da Conferência Municipal

Para esta 2ª Conferência foram elencados 19 objetivos, divididos em quatro grandes áreas de atuação. Na área da Criação/Produção/Desenvolvimento decidiu-se: (1) Fomentar as iniciativas culturais em todo o país; (2) Estimular a incorporação de novas tecnologias; (3) Formar e aperfeiçoar gestores e agentes culturais; (4) Estimular o desenvolvimento da economia criativa; (5) Promover a internacionalização da cultura brasileira; (6) Promover as sinergias entre cultura e demais políticas públicas.

Na área da Difusão e Acesso à Cultura: (7) Democratizar e ampliar a participação e o acesso à cultura; (8) Promover a desconcentração geográfica de equipamentos culturais; (9) Estimular a circulação de bens e serviços culturais; (10) Estimular a formação de públicos.

Na área da Memória e Diversidade Cultural: (11) Promover o direito à memória; (12) Proteger e promover a diversidade das expressões culturais; (13) Preservar o patrimônio cultural; (14) Desenvolver as potencialidades do patrimônio cultural.

Para alcançar esses objetivos estratégicos o Planejamento e a Gestão necessitam: (15) Assegurar a participação da sociedade na formulação e implementação das políticas; (16) Promover a integração com os entes federados na execução da política; (17) Integrar e consolidar as políticas de fomento e incentivo no sistema MinC; (18) Aperfeiçoar os marcos regulatórios; e (19) Aperfeiçoar os processos de monitoramento e fiscalização. Planejar é, sobretudo, priorizar.

PROGRAMAÇÃO DA 2ª COMFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA – 2013

08:00 AS 09:00 – CAFÉ DA MANHÃ (Encerrar no horário e recolher a mesa!!!)
09:00 AS 10:00 – MESA DE ABERTURA (Fala das autoridades presentes)
10:00 AS 11:30 – APROVAÇÃO DO REGIMENTO INTERNO
11:30 AS 13:00 – APRESENTAÇÃO CULTURAL (ONG Queimados Solidário)
13:00 AS 14:00 – ALMOÇO (14:00 – Parar de servir!)
14:00 AS 15:30 – PALESTRANTES  do MinC e SEC
SEC – Delmar Cavalcante
Minc  ainda sem confirmação
 MINC – sem confirmação ainda
15:30 AS 16:30 – GRUPOS DE DISCUSSÃO / EIXOS TEMÁTICOS
16:30 AS 17:30 – APROVAÇÃO DOS EIXOS
17:30 AS 18:30 – ELEIÇÃO DOS DELEGADOS À ESTADUAL E DO CMC
18:30 AS 19:00 - CONFRATERNIZAÇÃO

Obs.: AS INSCRIÇÕES SERÃO FEITAS DE 08:00 AS 13:00


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.