terça-feira, 16 de julho de 2013

Queimados entra no movimento Saúde + 10

Movimento precisa de 1,5 milhão de assinaturas para entrar na pauta do Congresso

A prefeitura de Queimados também está participando da Mobilização Popular Nacional por mais saúde com a coleta de assinaturas para o Movimento Saúde+10 que precisa reunir esforços para atingir 1,5 milhão assinaturas e assegurar o repasse de 10% para a saúde pública. Esses 10% significam que a saúde terá cerca de 43 bilhões de reais a mais, investidos na saúde pública e no fortalecimento do SUS nos estados e municípios. A cidade está convocando as pessoas a procurarem o ponto disponível na Praça Nossa Senhora da Conceição munido do Título de Eleitor.

O movimento o Saúde +10 foi criado há um ano com o intuito de propor Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, assim, alterando a Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012.

Segundo a secretária de saúde, Dr. Fátima Cristina, a mobilização será fundamental para ampliar o acesso dos municípios aos recursos federais. “Desde 2010 a ONU já preconizava que teria de ser no mínimo 8% do PIB (Produto Interno Bruto), direcionado para a saúde que hoje gira em torno de 3.7% e 10% ajudaria bastante”, analisou a secretária que esteve em Brasília na última semana em busca de recursos. “Apesar da escassez de recursos, consegui entrar com vários projetos que giram em torno de R$ 7 milhões para atenção básica e o prefeito Max Lemos, já faz planos para a construção de uma clínica de reabilitação em Queimados”, destacou Dr.ª Fátima.

O debate central se deu com base nas movimentações que veem ocorrendo em todo país. “As ruas apontam como demanda prioritária a questão da saúde no Brasil”, afirmou o Coordenador do Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública Saúde+10, Ronald Ferreira. Segundo o coordenador, o Movimento nasceu de um espaço oriundo da democracia, que precisa de visibilidade, em especial nesse momento de manifestações populares.

https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.