terça-feira, 30 de julho de 2013

Queimados ganha Conselho Comunitário de Segurança

Conselho irá fazer reuniões mensais nos bairros
 periféricos para ouvir as demandas dos moradores

Fotos: Luiz Ambrosio

A cidade de Queimados ganhou na manhã desta terça (30), seu primeiro Conselho Comunitário de Segurança Pública. Com eleição anual e formação tripartite o conselho tem poder consultivo e conta com vários segmentos da sociedade. As reuniões acontecerão toda última terça-feira de cada mês em locais diferentes. A próxima reunião já está marcada para terça, 27 de agosto, na Casa de Caridade padre José de Anchieta, bairro São Jorge. 

A presidente do Conselho de Segurança, Alessandra Montalto, conta que pediu demissão do Conselho de Segurança de Nova Iguaçu para instalar o Conselho de Queimados com o objetivo de acabar com esta barreira que existe entre a população é a polícia. “Sou moradora do bairro Fanchen e me sinto na obrigação de cuidar da segurança da minha cidade que está se desenvolvendo a olhos vistos e precisa de um apoio maior deste setor. Faremos reuniões itinerantes nos bairros onde estiverem as maiores demandas”, explicou.

O Secretário de Segurança, Transportes, Trânsito e Ordem Pública de Queimados, Capitão Elias José, acredita que a criação do Conselho vai imprimir uma mudança de hábito no cidadão que passará a fazer parte das decisões de polícia. “As pessoas ainda tem o orgulho de dizer que nunca entraram em uma delegacia. O que torna nossas estatísticas muito aquém da realidade. As pessoas precisam denunciar suas mazelas para que possamos gerar estatísticas para uma ação efetiva. Sem registro de roubos e furtos, não tem como preparar uma ação estratégica”, analisou o Capitão.

Conselho servirá como um braço da polícia

Os CCS são verdadeiros instrumentos de participação popular, onde interagem, num mesmo espaço democrático, os diversos segmentos da sociedade, a Polícia Civil, a Polícia Militar e as instituições públicas e privadas, na busca de melhores condições de vida e segurança para todos.

Segundo o Comandante Geral do 24º BPM, Coronel Erir Ribeiro disse que o Conselho servirá como um braço da polícia, “É de sua importância para a policia militar porque funcionam como um braço da PM que está nas ruas nos ajudando. Às vezes uma rua mal iluminada, pontos de ônibus mal posicionados, quebra-molas em locais ermos que podem ajudar aos meliantes a praticarem seus assaltos. Tudo isto, pode ser visto pelos conselhereiros de segurança,” analisou o Comandante.

São identificados, nas reuniões mensais dos CCS, dentre outros assuntos, os problemas locais, além de críticas, sugestões e também elogios que são encaminhados às autoridades competentes para a priorização das tomadas de decisão, ampliando-se, assim, a visão de segurança pública para além da atuação policial.

Diretoria do CCS de Queimados;

Presidente: Alessandra Montalto, vice-presidente: Márcio Venício, 1ª secretária Simone Faria, 2ª secretária Márcia Rodrigues, Comissão de Ética Chaiene Rocha e Davi Brasil, Diretor de Comunicação Israel da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.