sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Combate ao Tabagismo é tratado com prioridade em Queimados

Fotos: Luiz Ambrósio
Mais de 200 mil pessoas morrem por ano em consequência do cigarro, segundo dados do Ministério da Saúde. Com o objetivo de reiterar os malefícios causados pela substância e evitar o aumento do número de fumantes e mortes, o Município de Queimados comemorou nesta quinta-feira, 29, o Dia Mundial de Combate ao Fumo com atividades lúdicas para os participantes do Programa de Antitabagismo realizado desde 2010 pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. A ação aconteceu na sede da Vigilância em Saúde, no Centro e contou com a presença da Secretária da Pasta Drª Fátima Cristina.

O programa consiste basicamente na criação de grupos de apoio que discutem temas relativos ao abandono do cigarro. Durante os encontros, os fumantes participam de palestras como “Por que fumar?”, “Como fazer para largar o cigarro?”, “Benefícios a Saúde após parar de fumar”, “abstinência”, entre outros. O programa antitabaco oferece ainda consultas médicas gratuitas para avaliação clínica do paciente, uso de pastilhas, adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar, e da possibilidade de uso do medicamento que reduz o efeito da nicotina no organismo, a Bupropiona. O tratamento tem duração de um ano e os medicamentos são distribuídos gratuitamente.

A Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina, ressaltou a importância da criação do Programa de Antitabagismo no município. “O Prefeito Max Lemos teve essa grande ideia de criar uma coordenadoria especifica para tratar a questão que atinge nada menos que 25 milhões de brasileiros. A coordenadora Ana Ilza está de parabéns pelo trabalho realizado. A ideia é ampliarmos cada vez essa ação para melhorarmos a vida das pessoas. O cigarro é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Em primeiro lugar, o Tabgismo atinge o coração e, em seguida, o principal alvo é o pulmão”, revelou Drª. Fátima.

Hora de parar

Mais de 500 pessoas já passaram pelo Programa de Antitabagismo da Prefeitura de Queimados e 70% desses pacientes conseguiram parar de fumar. A moradora do Centro, Claudia Regina, 49, foi a primeira a se libertar do vício. “O meu refúgio era o maldito cigarro e percebi que se não parasse poderia sofrer com doenças graves como edema pulmonar e Câncer de pulmão. Foi muito difícil parar, tive várias recaídas. A ajuda dos profissionais e o contato direto com pessoas, que convivem com os mesmos problemas que eu, foram fundamentais para que parasse de fumar”, afirmou Claudia.

A moradora do Bairro Santa Luzia, Lazir Vernech, 57, teve um motivo a mais para comemorar, pois a data marcou o seu primeiro ano longe do vício do cigarro. “Estava ficando acamada quando vi uma senhora morrer por conta do câncer gerado pelo cigarro. A partir daí pensei ou eu paro agora, ou posso ser a próxima. Foi muito difícil vencer este vício e como estratégia bebia água e colocava cravo e gengibre na boca quando me dava vontade de fumar. O Programa de Antitabagismo foi fundamental para a mudança que aconteceu na minha vida junto com a minha filha que me dava um presente a cada mês que eu vencia o vício”, contou Lazir.


De acordo com a Secretária de Sáude, Drª. Fátima Cristina, o Programa de Antitabagismo também ajuda a combater doenças alérgicas, como a bronquite e a asma. Para se inscrever basta comparecer a sede da Vigilância em Saúde, localizada na Avenida Irmãos Guinlé, 673 - Centro, com os seguintes documentos: CPF, Identidade, Comprovante de Residência e o Cartão do SUS. Idosos, gestantes e pessoas com patologias têm prioridade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (21) 2665-5998.

Um comentário:

  1. Essa vencedora a lazir...e minha mae ela e uma guerreira pois depois de mais de 30 anos com o vicio....conseguiu vencer e largar o cigarro c mt força de vontade pois nem chegou a usar os adesivos...mais ia semanalmente ao grupo da doutora celma......q a ajudou mt.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.