terça-feira, 20 de agosto de 2013

Conselho Comunitário de Segurança de Queimados passa pelo Bairro São Jorge

 O CCS é itinerante e se reúne uma vez por mês com os moradores e autoridades

O mais novo CCS - Conselho Comunitário de Segurança da Baixada foi criado em Queimados no último mês e já realizou sua primeira reunião no Bairro São Jorge, na manhã desta terça-feira (20), com o novo comandante do 24º. BPM, Ten. Cel. Rogério Martins e autoridades municipais. A reunião ocorreu na sede da Casa de Caridade Padre José de Anchieta e a outras irão acontecer toda última quarta-feira de cada mês em Bairros diferentes. O próximo encontro está previsto para o Bairro Belmonte. O Conselho é tripartite e conta com membros da Polícia Ostensiva, judiciária e sociedade civil organizada.

Segundo a presidente do Conselho, Alessandra Montalto, a função do órgão é diminuir a distância entre o poder público e as comunidades, com vistas, a criar uma política de segurança eficiente. “As autoridades não são onipresentes e não podem saber de tudo o que está acontecendo na cidade, precisam da ajuda da comunidade para gerar os números que farão uma política de segurança eficiente”, adiantou. O conselho conta com uma fanpage chamada CCS Queimados e disponibiliza aos moradores o telefone 8544-2796 e o email: ccsqueimados@gmail.com para agendamentos de visitas.
O comandante do 24º BPM de Queimados, Ten. Cel. Rogério Martins, que tomou posse na última sexta (17), garantiu que o Batalhão estará mais próximo das comunidades em sua gestão. “Sou morador da Baixada Fluminense e posso garantir que ainda vivemos numa tranqüilidade muito maior do que na capital. Ainda somos privilegiados e temos de trabalhar para que continuemos assim”, enfatizou.
Os moradores do Bairro São Jorge aproveitaram a oportunidade para fazer recomendações ao novo comando e pedir mais patrulhamento para o bairro São Jorge. “Estão assaltando gente pobre e trabalhadora no ponto do ônibus. Levaram o único dinheiro de passagem que a moradora tinha na bolsa”, reclamou Dona Silvana Souza.
Já o comerciante que não quis se identificar reclamou que foi assaltado quatro vezes e pediu mais policiamento noturno. “Nunca vi nenhuma viatura pelo bairro à noite. Sei que durante o dia é mais necessário, mas precisamos de policiamento nestes horários também. Já tive a minha loja assaltada quatro vezes nos últimos dois anos”, lembrou.  O comandante Ten. Cel Martins respondeu que sofre de falta de efetivo, mas que irá melhorar o patrulhamento no bairro.
Secretários Municipais dão suporte
Aproveitando a presença dos secretários municipais de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro e de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, Ribamar Dadinho, os moradores reivindicaram mais ações para o bairro. O secretário de esportes, anunciou que será construída nas proximidades do bairro (campo do Palestra), uma Vila Olímpica nos mesmos padrões da existente no bairro Vila Pacaembu.
Já o secretário de Promoção da Cidadania, lembrou que as novas construções habitacionais que estão sendo levadas para o bairro contam com posto de saúde, escola para mil alunos e estações de tratamento de esgoto, à exemplo do Condomínio Ulisses Guimarães que irá beneficiar 406 famílias.

A presidente da Casa de Caridade Padre José de Anchieta, Vânia Maria Vaz, também deixou o convite para que as ações de promoção de cidadania sejam realizadas na instituição. “Estamos de portas abertas para receber as ações de promoção da cidadania oferecidas pelo poder público. Nosso bairro é muito carente e precisa de mais ações culturais e educativas para as crianças”. Finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.