quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Córrego do Ponto das Vans começou a ser canalizado

Fotos: Luiz Ambrosio
Conter o processo de erosão de terra, evitar enchentes, transbordamentos e melhorar o sistema de drenagem. Esses são alguns dos benefícios que estão sendo gerados pela obra de canalização do Córrego do Ponto das Vans, com cerca de 500 metros de extensão, localizados entre as Ruas: Marajoara, Irmãos Guinle Laerte Acácio e Maria Nogueira, no centro de Queimados.  O investimento da obra gira em torno de R$ 2,4 milhões e foi adquirido através de um convênio do Município com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), através do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (FECAM).
Além da canalização propriamente dita, os serviços incluirão a pavimentação e urbanização das margens do curso d'água e a construção de uma rede de esgoto, ligando o Canal do Ponto das Vans ao Rio Abel, principal Corpo Hídrico de Queimados. As obras já estão em andamento e a expectativa, segundo o Engenheiro responsável, José Luiz Mota, é de que sejam finalizadas até dezembro de 2013. “Estamos realizando a canalização do córrego com o sistema construtivo denominado Bolsacreto, que é o ideal para este tipo de obra, pois além do baixo custo é um material biodegradável”, disse Mota.

De acordo com o Prefeito Max Lemos, as obras de canalizações que estão acontecendo no município vão ajudar a reduzir o problema de enchentes. “Estamos buscando recursos para investir cada vez mais nas canalizações dos nossos rios. Já estamos com as obras a todo vapor no Rio Abel, cujo investimento oriundo do Governo do Estado ultrapassa R$ 40 milhões e agora também com verbas estaduais estamos canalizando este Córrego do Ponto das Vans, que há anos estava abandonado e causando transtornos para as pessoas. Esta obra vai melhorar muito a vida de quem mora na Região,” afirmou Max.

Acabando com as enchentes
Para o Secretário Municipal de Obras, Elerson Alves, o Município já está em busca avançada por recursos para investir também em outras regiões da cidade, que convivem com o problema de enchente. “Esta é uma obra de suma importância, porque corta toda a cidade e vem para solucionar o problema de enchente para a população que vive na região. O esgoto que cai no córrego será canalizado até a rede coletora, que fica ao lado do Rio Abel, que será levado para a Estação de Tratamento de Esgoto, que está sendo construída atrás da Vila Olímpica,” contou Elerson.

O casal Expedito Pires, 80, e Neide da Cruz, 75, comemora a canalização do córrego que passa ao lado da residência onde moram. “Vai melhorar 100%. Desde 1956 esperava por essa obra e agora estamos vendo nosso sonho se tornar real. Queimados cresceu muito nos últimos anos, mas não achava que essa melhora chegaria à porta da minha casa”, contou Expedito. Já Dona Neide expôs seu sentimento de felicidade com a realização da obra. “A gente sofria muito com alagamentos e com os ratos que invadiam o nosso lar. Essa obra vai mudar nossas vidas para melhor,” finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.