segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Deficientes ganham instrumentos ortopédicos em Queimados

Deficientes receberam instrumentos ortopédicos feitos sob medida


Independência, conforto, mais liberdade e autonomia, é isso que pessoas com deficiência ortopédica sentem ao adquirir instrumentos de locomoção sob medida. Pensando nisso, a Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, através da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, em uma parceria com a AACD, entregou hoje 39 itens ortopédicos, entre cadeiras de rodas, de banho e muletas, feitos sob medida, gratuitamente. A doação é resultado dos atendimentos mensais que acontecem na secretaria. A entrega aconteceu na sede SEMDEHPROC, que fica situada à Rua Otília, n° 1495 – Centro, atrás do Fórum Municipal. Os atendimentos continuam sendo realizados na secretaria, a próxima está agendado para o dia 21 de outubro, a partir das 14h. Os familiares interessados devem comparecer ao local neste dia tendo em mãos laudo médico, RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

Patrícia, toda feliz com sua nova cadeira de rodas
A ajuda alcança não só o deficiente, mas a sua família, que muitas vezes abdicam de suas vidas para cuidar desta pessoa, como é o caso da família nascimento, que recebeu cadeiras de rodas e de banho para Patrícia Alves do Nascimento, que teve um acidente em seu parto que resultou num desvio de espinha que a tornou incapaz de se locomover. Quem contou como a cadeira vai ajudá-la, foi seu pai, Manoel do Nascimento. “Não temos condições nenhuma de comprar estes instrumentos, e quando eu soube do atendimento vim correndo para garantir o da Patrícia. Sem dúvidas a cadeira, que vai substituir a sucateada que ela tinha, vai melhorar e dar qualidade a vida da minha filha”, contou Manoel.

Para a representante da AACD, que acompanhou a entrega das cadeiras, Natália Queiroz, a doação vem suprir, principalmente aqueles que não tem condições de comprar uma cadeira, e Queimados se destaca por ser um município que abre as portas para a organização. “Queimados sem dúvidas vem se destacando entre os municípios. Quando chegamos aqui encontramos uma equipe organizada e pronta a ajudar a população. Para as famílias que não tem condições é uma ótima oportunidade pois uma daceiras destas custa em média de R$2 mil à R$2,5 mil reais. E a AACD está disposta a, através da secretaria, ajudar a população em Queimados”, destacou Natália.

Família Nunes recebendo da AACD e da Coordenadoria
cadeira de rodas sob medida
Outra família que está rindo a toa é a da Daiana Nunes Lima, a irmã e a mãe, Cristiane Nunes e Maria Nunes, contam que a cadeira vem no momento em que precisavam. “A Dadá perdeu a cadeira que tinha pois, como está pesando 140kg, o instrumento quebrou e nós não tinhamos condições de comprar uma outra para ela, ainda mais feita sob medida. Esta vai ser perfeita, pois foi feita pensando no peso dela, com todas as medidas certinhas, e como foi aniversário dela no último dia 12, vai ser o presentão que ela ganha da Prefeitura e AACD”, comentou a mãe, Maria.

Para a coordenadora de pessoas com deficiência, Sirlene Marquiori, a parceria com a AACD beneficia o trabalho que vem sendo realizado pela coordenadoria na cidade. “Com o apoio do secretário José Ribamar e seguindo as orientações do prefeito Max Lemos, estamos trabalhando para que a nossa cidade avance no cuidado para a pessoa com deficiência, Além de firmarmos o atendimento mensal da AACD na secretaria para a doação de instrumentos ortopédicos, estamos realizando cadastro para oportunidades de emprego às pessoas com deficiência bem como o auxílio jurídico aos que precisarem”, relatou Sirlene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.