terça-feira, 13 de agosto de 2013

Encontro discute políticas de Igualdade Racial

Fotos: Luiz Ambrosio
O Município de Queimados recebeu na última segunda-feira, 12, na sede da Secretaria de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, a Plenária com os Delegados da Baixada Fluminense, Região II, que compreende as cidades de Queimados, Nova Iguaçu, Japeri, Paracambi, Paulo de Frontim e Seropédica, para discutir as propostas que serão apresentadas na 3ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que vai acontecer no Rio de Janeiro, entre 23 a 25 de agosto e contará com a participação de 41 municípios e cerca de 450 delegados. O encontro contou com a presença do Superintendente Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias e o Presidente Estadual do Conselho de Defesa do Direito do Negro, Paulo Roberto.

De acordo com o Secretário Municipal de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, José Ribamar, a participação popular na conferência estadual será um momento importante e significativo para que a voz de cada comunidade seja ouvida. “A contribuição dos delegados será fundamental para que sejam aprovadas as ações de políticas públicas de combate ao preconceito racial e de valorização da cultura negra. Depois da etapa estadual, as propostas serão levadas para a última etapa; a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, em novembro”, explicou Ribamar.

Para o Superintendente Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Marcelo Dias, o objetivo da reunião foi discutir os documentos prioritários para o bom desenvolvimento da Conferência Estadual. “Levantar o regulamento que vai dirigir a 3ª conferência Estadual e definir a delegação que vai representar o Rio de Janeiro na etapa nacional que vai acontecer de 05 a 07 de novembro em Brasília, foram os principais pontos do encontro, que é um momento para fazermos um balanço dos avanços e desafios a serem enfrentados e levantarmos as propostas para fortalecer a luta contra o racismo”, frisou Marcelo.

Coordenadoria de Igualdade Racial

Dos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro somente 21 cidades contam com algum tipo de Departamento voltado para políticas direcionadas à Igualdade Racial. Em Queimados, existe uma Coordenadoria que foi criada pelo Prefeito Max Lemos em 2009, que desde então vem promovendo diversas atividades com o intuito de diminuir o preconceito racial, como a noite da beleza negra, semana da consciência negra, o plano municipal de Igualdade Racial e o conselho municipal de políticas de promoção da Igualdade Racial.

Para o Coordenador de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Professor Jorge Luiz Fernandes, a criação da Coordenadoria veio para atender uma demanda do movimento social negro. “Discutir o negro ainda é uma questão de sensibilidade, que ainda está longe do formato que buscamos, que é a transversalidade. Por isso a importância de levarmos boas propostas para a etapa estadual e depois para a nacional em Brasília. Queremos avançar na implantação de leis que tratam da história do negro nos currículos escolares” concluiu Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.