sexta-feira, 9 de agosto de 2013

População marca presença na I Conferência de Trabalho e Emprego

“Qual profissão seguir?” “O que ser quando crescer?” “Já me aposentei mas quero continuar a trabalhar, e agora?” essas e outras perguntas que rondam o universo de todos os trabalhadores nortearam os eixos da I Conferência de Trabalho e Emprego, que aconteceu em Queimados do Teatro Municipal, na última quinta-feira. Com a presença maciça da população, entre estudantes, idosos, representantes de igrejas e da sociedade, , 270 pessoas ao todo, o encontro aconteceu com o objetivo de implantar políticas púbicas de inserção de jovens no primeiro emprego, reinserção de idosos e inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
 
O Prefeito Max Lemos destacou que a Conferência é mais um passo que a cidade dá na direção de oferecer aos seus munícipes emprego, trabalho e rende, dentro da própria cidade. ”Em quatro anos e meio, através do nosso trabalho de conquistar empresas para o Distrito Industrial e recursos para realização de obras, aumentou de 3.500 para 16 mil empregos formais na cidade. Estamos caminhando para que os queimadenses não precisem mais pegar o trem para trabalhar, mas que consigam boas oportunidades dentro da própria cidade”, declarou Max.
 
Durante a manhã aconteceram quatro palestras sobre os eixos temáticos:  1º Eixo - Trabalho e Emprego; 2º Eixo - Proteção Social, Princípios e Direitos; 3º Eixo - Fortalecimento dos Atores Triperdites e de Diálogo Social. Logo após aconteceu a leitura do Regimento Interno que norteará as ações voltadas a promover o trabalho decente na cidade.
 
Na parte da tarde, o público foi dividido em quatro grupos de trabalho referentes aos eixos, onde os participantes elaboraram propostas para a criação do Plano Municipal de Trabalho 2014. O plano será voltado para qualificação e de capacitação profissional de jovens e adultos.
 
Bolsa de idiomas realizou sonho

Ao final da conferencia foi realizado o sorteio de duas bicicletas e de cinco bolsas de estudos de 50% de desconto nos cursos de idiomas On You (unidade Queimados), e quem ficou rindo a toa por ganhar a bolsa para fazer inglês, foi Wullyses do Carmo, de 15 anos, que já sabe o que quer seguir como profissão: ser professor de inglês, e precisava desse incentivo para tonar seu sonho realizado, e recebeu das mãos do Secretário de Trabalho, Emprego e Renda do município, Antônio Chrispe de Oliveira, o Tuninho do Vira Virou, a bolsa de 50% do curso. “Meu sonho sempre foi ser professor de idiomas, quando me perguntavam o que eu queria ser quando crescesse, eu não tinha dúvidas de que queria ser professor. Depois das palestras de hoje, então, tive mais certeza, e acredito que os estudantes que estiveram aqui hoje vão sair com caminhos para conseguir trilhar uma carreira. E a minha vai começar agora, com a aquisição da bolsa de estudos!”, contou Wullyses.
 
Os palestrantes, Luciano Pontes, Diretor de Política para a Juventude do Ministério do Trabalho, Jorge Cesar de Abreu, Chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho do Estado, Márcia Garcia, que já foi subsecretária de Trabalho do Estado e Milka Monteiro, Secretária Executiva da ASDINQ - Associação do Distrito Industrial de Queimados -, nortearam os presentes sobre os tipos de programas que existem no município, estado e país para ajudar ao jovem, adulto, idoso e deficiente a conseguir o primeiro emprego. Tuninho do Vira Virou, destacou que a secretaria está de portas abertas para ajudar aos cidadãos na busca de trabalho decente. “Temos na secretaria uma equipe pronta para atender a todos que precisem de apoio para conseguir oportunidades de emprego. Lá podemos  auxiliar sobre os programas federais, empreendimentos e oportunidades de emprego. Solicitamos a população que nos procure para que possamos ajudar”, explicou Tuninho.

O evento ainda contou com a presença de Wellington Santana, Presidente da Sincovani - Sindicato do comércio varejista de Nova Iguaçu -, Ananias Ferreira, Presidente do Conselho Municipal de Trabalho, e autoridades do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.