quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Programa de Controle de Tuberculose de Queimados de casa nova

Queimados adere ao Plano Estadual de combate à tuberculose
Fotos: Luiz Ambrosio
O Programa de Controle de Tuberculose do município de Queimados está de casa nova. A nova sede está funcionando em prédio anexo ao Posto 24h da cidade na Av. Camilo Cristófano, 100, bairro Fanchem que em breve abrigará uma Clínica Especializada na Saúde da Mulher. Vale ressaltar, que a nova sede tem uma entrada especial que fica em frente à Delegacia Legal. As novas instalações, que estão sendo utilizadas para investigar e tratar a doença, contam com dois consultórios, sala de coordenação e um laboratório.

A equipe conta com um agente de saúde, dois tisiologistas (profissional da área médica especialista em tuberculose pulmonar), um pneumologista, uma assistente social, uma técnica de enfermagem, uma fisioterapeuta respiratória e uma pediatra sanitarista. Além desse efetivo, mais 14 profissionais estão à disposição no laboratório responsável para realizar o exame BAAR (bacilo álcool-ácido resistente), capaz de diagnosticar a doença.

Segundo a coordenadora, enfermeira Vanderleia Rangel, hoje o Programa atende em média 68 pacientes, mas sofre com as desistências”. Nossa taxa de desistência é muito alta porque as pessoas começam o tratamento e desistem, principalmente se param de sofrer com os sintomas, com isto, temos de fazer visitas de convencimento de retorno ao Programa. Nossa lista de desistentes deste mês já está em 15 pessoas.”, observou.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde, a doença mata todos os anos, cerca de 800 somente no Estado do Rio e, por conta desta estatística, foi pactuado um plano de ação em conjunto com os 92 municípios com o objetivo de melhorar o diagnóstico precoce e aumentar os índices de cura.

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch, uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). A transmissão se dá de pessoa a pessoa, ao falar, espirrar ou tossir e os principais sintomas são: tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.