quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Queimados realiza conferência de preparação para CONAE 2014

Miriam Motta, Max Lemos e vereador Marquinhos Pacotão  
Sob o tema “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, a Secretaria Municipal de Educação de Queimados realizou nesta quarta-feira, dia 31 de julho, a etapa municipal de preparação para a Conferência Nacional de Educação 2014 (CONAE). O encontro serviu para debater e elaborar propostas na melhoria da qualidade de ensino com base no Plano Nacional de Educação (PNE). As propostas serão apresentadas nas etapas intermunicipal, estadual e por último a nacional. 

O evento reuniu mais de 200 pessoas no Teatro Municipal de Queimados (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n° - Vila Pacaembú), entre professores, pedagogos, gestores educacionais e a própria comunidade. A mesa de abertura da Conferência Municipal CONAE 2014 contou com a presença do prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, da secretária municipal de Educação, Miriam Motta, e do representante da Câmara Municipal, vereador Marquinhos Pacotão. Também estiveram presentes diversos secretários do governo municipal.   

Durante a abertura da conferência, o prefeito Max Lemos resumiu a atual situação da Educação do município e falou sobre a necessidade de melhoria na estrutura física da das escolas. “Primeiros investimos na reforma das nossas unidades escolares. Todas as escolas da rede municipal serão reformadas e metade delas já está em andamento. Queremos oferecer mais vagas aos nossos jovens para que possam estudar. Por isso a necessidade das obras de reforma e ampliação das escolas”, afirmou Max Lemos, que adiantou a inauguração de mais uma escola com capacidade para quase mil alunos, no bairro Ponte Preta. A previsão é que as obras sejam concluídas em 40 dias. 

Para a secretária municipal de Educação, Miriam Motta, a conferência é importante para reunir diretores escolares, professores e alunos de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) para debater soluções e elaborar propostas na melhoria da qualidade de ensino. “Esse espaço é importante para estabelecer propostas para área da educação e apresentar nas demais etapas do Conae. Essa é a primeira de três etapas para tratar sobre os rumos da Educação no país”, comentou a secretária Miriam Motta.  

Secretária de Educação, Miriam Motta
Na parte da manhã, o encontro contou com a palestra da doutora em educação e professora de administração escolar da Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ), Alice Yamasaki. Durante sua palestra, Yamasaki apresentou o último Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDHM) como parâmetro para demonstrar o perfil educacional de Queimados. O objetivo da doutora foi fazer um diagnóstico demográfico educacional obtidos pelo Programa das Nações Unidas de Desenvolvimento (PNUD) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) é possível elaborar um plano de melhorias no sistema de ensino. À tarde, o articulador dos Conselhos Escolares Estaduais o palestrante David Arcênio (doutorando em UFF/RJ) falou sobre a importância de mobilizar a comunidade escolar e familiares de alunos na participação ativa na melhoria da qualidade de ensino.  

Etapas da CONAE 2014 

Após a etapa municipal, as propostas serão levadas até a etapa intermunicipal, que será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Nova Iguaçu.  A estadual está agendada do dia 27 a 29 de setembro no Colégio Pedro II, em São Cristovão. A CONAE acontece a cada quatro anos e tem a missão de criar um espaço democrático para debater sobre o desenvolvimento do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.