quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A V edição dos Jogos para pessoas com deficiência em Queimados é marcado pela igualdade


Salto em distância sem corrida, chute a gol misto, Zigue-Zague livre, Zigue-Zague com parceiro, corrida para cadeirantes, bola ao arco, bola ao cesto e o circuito, foram as modalidades disputadas por alunos da rede municipal de ensino e que deram aula de cidadania para os presentes na 5ª edição dos Jogos para Pessoas com Deficiência de Queimados, JOPED, que aconteceu hoje, 26, no ginásio da Escola Municipal Metodista. A competição, que acontece há 5 anos no município, reuniu alunos com deficiência física e intelectual e é um incentivo para que este público quebre barreiras e expanda seus limites. A JOPED é uma parceria entre as secretarias de Educação e Esporte e Lazer.

Participaram da competição 150 alunos representando as escolas, a cerimônia de abertura foi marcada pela interpretação em linguagem de libras para os surdos presentes. Quem levou a melhor foram as escolas Maria Corágio Canchão, que ganhou o 3° lugar com 40 pontos, a Metodista, que levou o 2° lugar com 43 pontos e a Monteiro Lobato, que foi a grande campeã com 59 pontos.

Quem estava toda boba acompanhando sua filha, Geovanna de Souza Caetano, aluna do 3° anos da E.M Monteiro Lobato, era a dona Terezinha de Souza Caetano, que vê neste evento a chance de ver a sua menina vencendo seus limites. “A Geovanna tem a Síndrome de Down, e por vezes somos levados a acreditar que a vida dela é de limitações e não de possibilidades. Quando a vejo aqui, disputando e praticando um esporte, me sinto influenciada a provar que a história dela é diferente, e que através dos cuidados certos, o potencial dela é ilimitado. É uma lição de vida para toda a nossa família e, acredito, para a sociedade”, contou, emocionada, Terezinha.

Para a secretária de educação, Miriam Motta, o evento é a oportunidade de incentivo para o tratamento igual entre todas as pessoas. “Há cinco anos, seguindo as orientações do nosso Prefeito Max Lemos, realizamos este evento com o objetivo de integrar os alunos e mostrá-los que todas as possibilidades estão acessíveis para todos. A prática do esporte desinibe e socializa tanto os deficientes como os sem deficiência”, explicou Miriam.


Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a competição se tornou mais que um evento do calendário estudantil, os jogos são um incentivo para que as crianças não desanimem diante de suas limitações e possam superar os obstáculos e se tornarem exemplo para a sociedade mostrando que, quando há força de vontade não existem impossibilidades. “Abraçar uma atividade física pode transformar a vida de uma criança especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente”, declara Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.