segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Emoção e motivação para lutar marcam o I Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Queimados


Foto e Texto: Joyce Pessanha

“Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, este foi o tema do I Seminário dos Direitos da Pessoa com Deficiênciaque aconteceu neste último sábado (28) no Teatro Municipal de Queimados. O evento foi marcado pela emoção e a motivação de lutar por uma cidade, estado e país mais justo e igual para todos. E que contou com a presença da população, deficientes e seus familiares, além de líderes populares, todos com o intuito de buscar informação e preparo para lutar pelos diretos resguardados por lei às pessoas com deficiência. O evento contou com 3 palestras que tiveram o foco em acessibilidade, direitos da pessoa com deficiência e leis trabalhistas, e foi entregue, simbolicamente, uma cadeira de rodas e de banho ao Leandro Brandão, que se tornou deficiente ano passado e recebeu das mãos da Vice-prefeita Márcia Teixeira, do Secretário de Direitos Humanos, José Ribamar Dadinho, da Coordenadora da pessoa com deficiencia, Sirlene Marquiori e da representante da APAE Priscila Monteiro os instrumentos ortopédicos, emocionando a todos os presentes e reafirmando o apelo de Sirlene, ao apoio à luta, dizendo que “para ser deficiente, basta não ser”.

A vice-prefeita, Márcia Teixeira, renovou o compromisso do Prefeito Max Lemos de cuidar das pessoas do município e anunciou grandes acontecimentos para as pessoas com deficiência. “O governo federal deu para o estado do Rio de Janeiro duas unidades de ensino de Libras, totalmente equipado, e, por estar se destacando com ações nesta área, uma delas será em Queimados. Em breve teremos aqui um local para ajudar os surdos a se comunicarem melhor e aos ouvintes que queiram aprender também”, anunciou Márcia.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, José Ribamar Dadinho, anunciou ainda que Queimados vai aderir o programa Viver Sem Limites. “O programa federal será aderido por Queimados, com ele a Presidenta Dilma vai injetar R$7,6 bilhões até o ano que vem para ampliar o acesso da pessoa com deficiência à saúde, educação, moradia e instrumentos que permitam a melhor locomoção, e o nosso Prefeito Max Lemos estará breve em Brasília para trazer para o nosso Município mais este benefício. É a nossa cidade caminhando para se tornar um local onde todas sejam iguais e possam usufruir dos mesmos direitos”, declarou Ribamar.

Aprendizado

As palestras trouxeram aos presentes um estímulo, gás e força para que a cidade seja um local mais adequado para todas as pessoas. O palestrante João Farias, que também é cadeirante, destacou que a acessibilidade é sinônimo de autonomia e que o assunto não deve se referir apenas aos que tem deficiência, mas a todos os cidadãos. “Nossa bandeira é lutar para que todos os lugares sejam acessíveis a todos, pois onde passa um cadeirante ou um muletante, qualquer outra pessoa pode passar. Somos diferentes e não desiguais. A deficiência está na alma daqueles que não pensam no outro e nem lutam para que todos possam viver da melhor maneira possível, e não na aparência. Se lutarmos, poderemos construir um mundo onde não há desigualdades nem limites para quaisquer pessoa. Depende de nós”, exclamou, João.

Oportunidade

O palestrante Luis Claudio dos Anjos, que falou um pouco sobre leis trabalhistas dos deficientes, trouxe ainda a boa nova aos que precisam trabalhar. “Estamos em contato com uma empresa de RH que está disponibilizando 80 vagas para pessoas com deficiência e quase implorando, pois não tem mão de obra para assumir os cargos. Pedimos a todos que precisam da vaga e do trabalho que nos procurem na Secretaria de Emprego e Renda, para que possamos encaminhar”, anunciou Luis.

O evento contou com a presença do ônibus itinerante da ALERJ, que passou o dia no local tirando as dúvidas aos familiares de deficientes sobre os seus direitos e teve a presença do conselho municipal da pessoa com deficiência na pessoa do presidente Paulo Rosas, do superintendente do estado da pessoa com deficiencia, Marcio Rodrigues e autoridades do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.