quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jogos para pessoas com deficiência chegam a sua 5ª edição em Queimados

Seguindo a política de inclusão social e esportiva, a Prefeitura de Queimados, através das Secretarias de Esporte e Lazer, Educação e Promoção da Cidadania e Direitos Humanos, vai realizar na próxima quinta-feira, 26, a 5ª edição dos Jogos para Pessoas com Deficiência (JOPED). A atividade vai acontecer a partir das 09h no Ginásio Municipal de Esportes, localizado na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira s/n° - Vila Pacaembu. A competição reunirá cerca de 150 participantes, entre alunos da rede municipal e integrantes da APAE da cidade, com deficiência física, auditiva, visual e intelectual e tem por objetivo estimular as pessoas com deficiência a prática da atividade física e vencer barreiras que são impostas no dia a dia, formando cidadãos éticos, através do contexto esportivo.

A disputa acontecerá em oito modalidades: salto em distância sem corrida, chute a gol misto, Zigue-Zague livre, Zigue-Zague com parceiro, corrida para cadeirantes, bola ao arco, bola ao cesto e o circuito. Para o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a competição se tornou mais que um evento do calendário estudantil. “O Prefeito Max Lemos nos deu a missão de realizarmos o JOPED, que serve como incentivo para que as crianças não desanimem diante de suas limitações e possam superar os obstáculos e se tornarem exemplos para a sociedade mostrando que, quando há força de vontade não existem impossibilidades. Abraçar uma atividade física pode transformar a vida de uma criança com deficiência e ainda faz bem para a saúde do corpo e da mente”, destaca Monteiro.

Superação

Fátima Nascimento Silva, mãe de duas estudantes da Escola Municipal Metodista, com deficiência mental, conta da alegria que foi ver Thamires e Thayane praticando esporte na última edição do JOPED. “Minhas filhas se superam todos os dias. Elas poderiam estar numa cama, em casa, sem fazer nada, mas aqui na escola elas vencem seus limites, aprenderam a escrever, se relacionam com outras crianças e disputam medalhas nesta competição, que é muito importante, porque servem como um estímulo para elas vencerem as barreiras que enfrentam e como integração com outras crianças que convivem com as mesmas dificuldades”, conta Fátima.

Participam da quinta edição do JOPED as Escolas Municipais: Maria Corágio Xanchão, Dr. Cledon Cavalcante, Francisco Manoel Brandão, Monteiro Lobato, Washington Manoel, Carlos Pereira Neto, Batista, Santo Expedito, Metodista, Leopoldo Machado, Scintilla Excel e APAE. No ano de 2012, o título de campeão dos Jogos para Pessoas com Deficiência ficou com a Escola Metodista, seguido da Escola Maria Corágio Xanchão e o terceiro lugar ficou com a Escola Monteiro Lobato. Todos os atletas que vão participar da competição irão ser premiados com medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.